domingo, 11 de setembro de 2016

CINE TROPPO - SEMANA DE 28/07 A 03/08/16

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho


HECTOR BABENCO TEM FILMOGRAFIA QUE MERECE REVISÃO
Hector Babenco foi um diretor que me impressionou desde que assisti "Lúcio Flávio: O Passageiro da Agonia" (1977), um dos melhores filmes brasileiros dos anos 70. Um filme policial que discutia o papel da polícia, da política e da sociedade no desenvolvimento da criminalidade. Filme bem dirigido com um elenco excelente que incluía Reginaldo Farias e Grande Otelo. Anos depois, com "Pixote" (1980), Babenco se tornou um dos cineastas mais importantes do cinema brasileiro pelo seu olhar crítico que buscava outras interpretações sobre a marginalidade através de um personagem forte e comovente como Pixote. Sua carreira depois evoluiu para trabalhos cada vez mais significantes como "O Beijo da Mulher Aranha"(1985) e principalmente "Ironweed" (1987), talvez seu melhor filme. Aqui, novamente um olhar crítico e humano sobre marginais de uma sociedade cega. Meryl Streep e Jack Nicholson têm uma de suas melhores interpretações num trabalho que foi esquecido, mas que agora deve ser revisto como homenagem ao grande cineasta que foi Hector Babenco que faleceu recentemente aos 70 anos.

*Projeto CINEMA E MÚSICA no Cinema Olympia com sala lotada esta semana com a exibição do clássico "O Corcunda de Notre Dame"(1923) e acompanhamento musical ao vivo com o pianista Paulo José Campos de Melo. Momento mágico de cinefilia com a valorização do cinema mudo/silencioso e resgate de uma tradição comum nos cinemas entre 1895 e 1930 quando o cinema sonoro chegou e mudou a história da sétima arte. É um privilégio assistir este tipo de exibição em nossa cidade e no nosso centenário Cinema Olympia. 

*O documentário “Janis: Little Girl Blue” está programado para exibições no cine Estação em agosto. O filme mostra detalhes da vida de Janis Joplin, uma grande cantora americana que faleceu muito jovem e deixou registros de um talento que marcou gerações. O filme procura revelar questões mais pessoais da cantora com cenas raras e novas entrevistas com pessoas que conviveram com ela. Vale à pena conferir!

*Stanley Kubrick completaria 88 anos esta semana. Ao mestre, com carinho, agradeço por tantos filmes que marcaram minha cinefilia. Ave, Kubrick!!!

*Mais um grande momento de cinefilia aconteceu no dia 25/07 com a exibição do filme "Europa 51" de Roberto Rosselini no Cineclube Alexandrino Moreira. "Europa 51" é um filme extraordinário que nos lembra da capacidade humana do Cinema que, além de ser um produto industrial rotulado pela maioria como entretenimento, é um catalisador da arte e da sensibilidade daqueles que sabem usá-lo. Excelente debate após a sessão confirma que é cada vez mais forte a importância do cineclubismo num mundo tão "globalizado" onde a zona de conforto imposta pelas mídias acaba limitando a curiosidade de muitos cinéfilos que não assistem tantos filmes importantes como este clássico italiano. Viva o cineclubismo!

*O Cinema Olympia tem novo horário de funcionamento aos domingos e feriados: sessão ás 17h30min. Ainda Olympia: na segunda quinzena de agosto acontecerá a exibição da segunda mostra de filmes mexicanos com títulos inéditos no Brasil. Entrada franca.


INDICAÇÕES
DVD
“Guerra e Paz”
Filme de Serguei Bondarchuk
(1968)

LIVRO
“Abbas Kiarostami”
Livro sobre a obra do diretor iraniano
Produção da Mostra de Cinema de SP

BLU-RAY
“O Touro Indomável”
Filme de Martin Scorsese
Com Robert De Niro

TRILHA SONORA
“Full Metal Jacket”
Filme de Stanley Kubrick
Trilha composta por Abigail Mead

MEMÓRIA
“Os Pássaros” (1962)
Filme de Alfred Hitchcock
Cartaz exibido nos cinemas franceses nos anos 60

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 01/08 - “Vítimas da Tormenta” (1946) de Vittorio de Sica. Sessão às 19 h, Entrada franca e debate após a exibição.
*Cine Oympia:
Até dia 03/08 – “Pickpocket: O Batedor de Carteira”(1959) de Robert Bresson. Sessão às 18h30min. Entrada franca.
*Cine Líbero Luxardo:
Dia 06/08: “O Diário de Anne Frank” (1959) de George Stevens.Sessão às 14h30min. Entrada franca e debate após a exibição.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23