domingo, 11 de setembro de 2016

CINE TROPPO - SEMANA DE 26/05 A 01/06/16

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


FESTIVAL DE CINEMA EUROPEU EM BELÉM
*Esta semana inicia a exibição de mais um festival de cinema Europeu com diversos títulos inéditos no circuito exibidor brasileiro. É fundamental a exibição de mostras e festivais nas salas de exibição para ampliação da cultura cinematográfica. O Cinema está cada vez melhor, mas infelizmente muitos filmes de qualidade realizados em diversos países não chegam aos nossos cinemas e isso limita o conhecimento de outras formas de fazer cinema. Não podemos insistentemente assistir somente um tipo de cinematografia e é evidente que o mercado exibidor prioriza as produções americanas. Por isso, como cinéfilo, comemoro cada mostra e festival de cinema que chega a Belém. O Festival de Cinema Europeu está na sua 12ª edição e têm filmes de países como Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Irlanda, Suécia e Hungria. A exibição do festival acontecerá de 31/05 a 09/06 no cinema Olympia com entrada franca com o apoio da EUNIC Brasil. Confira a programação: Dia 31/05 – Hope (França), Dia 01/06 – Alabama Monroe(Bélgica), Dia 02/06 – Aristides de Sousa Mendes, O Cônsul de Bordéus (Portugal), Dia 03/06  - O Idealista (Dinamarca), Dia 03/06 – Ocidente (Alemanha), Dia 04/06 – Feliz para morrer (Eslovênia), Dia 04/06 – As ovelhas não perdem o trem (Espanha), Dia 05/06 – Boas Vibrações (Irlanda), Dia 05/06 – O Limpador(Eslováquia), Dia 07/06 – Uma Separação (Suécia), Dia 08/06 – Aglaja (Hungria), Dia 09/06 – Só o melhor para o nosso filho (Países Baixos).

*Confira a Retroscpectiva VARAN no cine Líbero Luxardo. A mostra reúne algumas das produções mais importantes deste projeto criado há 30 anos pelos cineastas franceses Jean Rouch e Jacques d'Arthuys para promover a criação de documentários em diversos países. A filmografia reúne obras excepcionais sobre a história do mundo contemporâneo.A programação será realizada de 25 a 29/05 (quarta a domingo), com sessões às 18h e 20h e entrada franca.

*As sessões cineclubistas sempre são enriquecedoras e acrescentam novas reflexões sobre o filme programado. Foi ótimo coordenar o debate sobre "Viver a Vida" e “Band a Part” de Jean-Luc Godard que foram exibidos recentemente no Cineclube Alexandrino Moreira com ótimo número de espectadores que assistiram a um grande filme e debateram sobre a obra de um dos maiores diretores do cinema. Godard é um dos grandes diretores e sua obra é sempre estimulante. Ave Godard!

*O Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) realiza mais uma ação cultural nos dias 31/05 e 01/06 com um curso sobre a Nouvelle Vague, importante movimento cinematográfico. O curso será ministrado pelo professor Alberto Amaral na Casa das Artes das 18h30 às 21h30. Inscrições abertas. 

*”Aquarius”, novo filme de Kleber Mendonça Filho, foi lançado no Festival de Cannes  e teve ótimos elogios por grande parte da crítica internacional. Depois da confirmação do seu talento em “O Som ao Redor” (2013), certamente “Aquarius” é um dos filmes mais esperados do ano. No elenco, Sonia Braga.

*”Cinema Novo” de Eryk Rocha recebeu o prêmio de melhor documentário em Cannes. Certamente, fazer um filme sobre o cinema novo, movimento cinematográfico brasileiro que influenciou diversos cineastas, foi um trabalho gratificante para Eryk. Como filho de Glauber Rocha, um dos principais cineastas do Cinema Novo, Eryk Rocha realizou um filme que merece atenção do cinéfilo pois é um dos cineastas mais promissores do Brasil. Vamos conferir seu trabalho em breve.

*No programa “Atualidades Cinematográficas” que apresento semanalmente na rádio Liberal AM, selecionei esta semana a trilha sonora de “Pat Garret e Billy the Kid” composta por Bob Dylan que completou 75 anos idade esta semana. O programa é veiculado às quintas-feiras a partir das 14h30. Viva o Cinema!Viva o Rádio!


INDICAÇÕES

ESTREIAS
“Alice através do Espelho”
Produção de Tim Burton
Com Johnny Depp

“Jogo do Dinheiro”
Filme de Jodie Foster
Com George Clooney

DVD
“Bob Dylan - No Direction Home"
Filme de Martin Scorsese
Documentário

COTAÇÕES
“Pasolini”(DVD) – Muito Bom
“Taxi Tehéran” (DVD) – Muito Bom
“Minha Mãe” – Excelente
“Juventude”- Bom

MEMÓRIA
“Luzes da Ribalta”(1951)
Filme de Charles Chaplin
Cartaz exibido nos cinemas americanos nos anos 50


AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 06/06 – “Playtime – Tempo de Diversão”(1967) de Jacques Tati. Sessão às 19h. Entrada franca. Debate após a exibição.

*Cinema Olympia:
Até dia 29/05 – Mostra de Filmes Japoneses. Sessão às 18h30. Entrada franca.
De 31/05 a 09/06 – Festival de Cinema Europeu. Entrada franca.

*Cine Líbero Luxardo:
Até 29/05 – Retrospectiva VARAN. Mostra que reúne documentários sobre a história do mundo contemporâneo. Entrada franca.
Dia 04/06 – “Rocco e seus Irmãos”(1960) de Luchino Visconti. Sessão Cult às 14h30. Entrada franca e debate após a exibição. 

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23