domingo, 11 de setembro de 2016

CINE TROPPO - SEMANA DE 12/11 A 18/11/15

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho



MOSTRA "MOSFILM 90 ANOS"
A Mostra “Mosfilm 90 anos” foi inicialmente realizada em novembro de 2014 na Cinemateca Brasileira em São Paulo e finalmente chega a Belém através do cinema Olympia. A mostra traz oito filmes da histórica produtora moscovita, ainda hoje uma das mais ativas da Europa. A mostra tem produções de diversas épocas (fases silenciosa e sonora), diferentes estilos e gêneros variados (drama, épico, musical, comédia, documentário), todos assinados por diretores consagrados.
Durante esses 90 anos (1924-2014) foram criados nos estúdios da Mosfilm mais de 2.500 longas metragem de vários cineastas que ajudaram a criar a história do cinema mundial como Sergei Eisenstein, Aleskandr Dovzhenko, VIsevolod Pudovkin, Ivan Pyriev, Grigori Aleksandrov, Mikhail Romm, Gigori Chukhrai, Mikhail Kalatozov, Serguei Bondarchuk, Adrei Tarkovsky, Leonid Gaiday e outros.
O Mosfilm ainda hoje é um dos maiores estúdios da Rússia e um dos maiores da Europa, contando com cidades cenográficas e equipamentos de alta tecnologia que lhe permitem realizar o ciclo de produção do cinema em sua totalidade. A mostra começou a ser exibida em Belém no dia 12/11 e terá exibições até o dia 18/11. Já foram exibidos os es filmes “O Velho e o Novo” de Sergei Eisenstein/Grigori Aleksandrov, “Lenin em Outubro” de Mikhail Romm e “Seis da Tarde Depois da Guerra” de Ivan Pyryev.
Confira a programação que completa a mostra que tem entrada franca numa parceria do Cinema Olympia, CPC-UMES, ACCPA(Associação de Críticos de Cinema do Para), UFPA e PROINTER (Pró-reitoria de Relações Internacionais da UFPA)

Dia 15 - 16:00 h
“O Retorno de Vassily Bortnikov”. Direção: Vselvolod Pudovkin. Registrado como desaparecido na guerra, Vassily Bortnikov regressa ao lar e encontra a mulher casada com outro. Último filme do lendário diretor dos clássicos "A Mãe" (1926) e "Tempestade Sobre a Ásia" (1928).
Dia 15 - 18:30 h
“O Fascismo de Todos os Dias”. Narrado pelo próprio diretor, que pôs a alma nesse projeto rico em inovações formais, O filme  é, ainda hoje, considerado por muitos como o mais profundo, completo e impactante documentário produzido sobre o tema.
Dia 17 - 17:30 h
“A Mãe”. Direção: Gleb Panfilov .Egresso do VGIK, onde também se formaram Klimov, Tarkovsky, Chukhrai e outros expoentes da sua geração, Panfilov realiza, após Pudovkin (1926), Leonid Lukov (1941) e Mark Donskói (1956), a quarta filmagem do célebre romance de Maksim Gorky.
Dia 18 - 18:30 h
“Tigre Branco”.Direção: Karen Shakhnazarov. O diretor mescla filosofia e mistério nesta batalha fantástica entre o tanquista Naydenov e um “tanque fantasma” alemão, nos dias finais da 2ª Guerra Mundial. Indicado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (2012), prêmio de Melhor Diretor no 9º Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre.


INDICAÇÕES


ESTREIAS
“Orfãos do Eldorado”
Filme de Guilherme Coelho
Com Dira Paes

“Aliança do Crime”
Filme de Scoot Cooper
Com Johnny Deep

 “Numa Escola em Havana”
Filme de Eernesto Daranas
Cine Líbero Luxardo


CINECLUBE
“A Hora do Lobo”(1967)
Filme de Ingmar Bergman
Cineclube Alexandrino Moreira - Dia 23/11  

MEMÓRIA
“Let it Be”(1970)
Com The Beatles
Cartaz exibido nos cinemas ingleses nos anos 70

AGENDA
*Cinema Olympia:
Até dia 18/11 – “Mostra Mosfilm 90 Anos”. Sessão às 18:30h. Entrada franca. Exibição de filmes de um dos maiores estúdios do cinema. De 19 a 25/11 - "O Anjo Azul"(1930) com Marlene Dietrich.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 29/11 – “Numa Escola em Havana”. O filme mostra a relação entre uma professora experiente e um aluno rebelde para retratar a Cuba dos dias atuais. Até 15/11 - “A Doce Vida” de Federico Fellini. Com Marcelo Mastroianni. Projeto CLÁSSICA. Apoio: ACCPA e CEC (Centro de Estudos de Cinema).
 *Cine Estação:
Até dia 22/11 – Exibição de filmes da atriz Catherine Deneauve (“Histoire (S) D'elle”, “Os Guarda-chuvas do Amor” e ”Duas Garotas Românticas).

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23