domingo, 11 de setembro de 2016

CINE TROPPO - SEMANA DE 21 A 27/04/16

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


Cinema Olympia – 104 anos
O Cinema Olympia completa hoje 104 anos de atividades. Muitas memórias e emoções estão preservadas nesta sala de cinema tão especial para os paraenses e como é significativo saber que o cine Olympia ainda está presente no desenvolvimento da cultura cinematográfica local. Com uma programação alternativa que prioriza a qualidade dos filmes exibidos, o cine Olympia é uma das nossas referências cinéfilas que merecem respeito e admiração. Filmes inéditos, mostras, festivais e projetos (como A Escola vai ao Cinema) mantêm o nosso cinema mais tradicional atuante e cada vez mais importante para o cenário local exibidor.
A homenagem ao cinema mais antigo do Brasil em funcionamento terá participação dos músicos Paulo José Campos de Melo e Leonardo Coelho de Souza e a cantora Dione Colares que interpretarão temas musicais de filmes brasileiros que fazem parte da cinematografia nacional como “Deus e o Diabo na Terra do Sol” de Glauber Rocha, “Macunaíma” de Joaquim Pedro de Andrade, “Bar Esperança” de Hugo Carvana, “Bicho de Sete Cabeças” de Laís Bodansky, “Dona Flor e seus Dois Maridos” de Bruno Barreto e “Bye Bye Brasil” de Carlos Diegues incluindo o filme paraense “Um Dia Qualquer” de Líbero Luxardo. As comemorações dos 104 anos do Cinema Olympia acontecerão a partir das 17h30 com entrada franca.
Minhas memórias cinematográficas sempre estiveram envolvidas com o cinema Olympia ao assistir desenhos animados com minha família, acompanhar as mostras e exibições especiais, estar na primeira sessão de “Guerra nas Estrelas”, estar na primeira sessão do lançamento inesquecível de “Laranja Mecânica” de Stanley Kubrick (após anos de proibição pela censura brasileira), chegar ao cinema e perceber longas filas para comprar ingressos do filme “Psicose” de Alfred Hitchcock, entre tantos outros momentos. Por isso, é um prazer testemunhar que o cinema Olympia chega aos 104 anos enquanto muitos importantes cinemas de rua não existem mais devido a uma nova configuração do mercado exibidor.
Espero que o cinema Olympia continue sua trajetória de ser CINEMA e ser um referencial de emoções e memórias de todos aqueles que gostam da sétima arte. Parabéns!

 INDICAÇÕES

ESTREIA
“O Caçador e a Rainha de Gelo”
Filme de Cedric Nicolas-Troyan
Com Charlize Theron

CONTINUAÇÃO
“Vitória”
Filme de Sebastian Schipper
Cine Líbero Luxardo

BREVE
Mostra de Cinema Mexicano
Parte I (filmes realizados nos anos 70 e 80)
Cine Olympia

COTAÇÕES
“Victoria” – Muito Bom
“A Bruta Flor do Querer” – Bom
“Gertrud” – Excelente
“Ivan: O Terrível” (DVD) – Excelente
“Carol” (DVD) – Bom

MEMÓRIA
“Psicose”(1960)
Filme de Alfred Hitchcock
Cartaz exibido nos cinemas americanos nos anos 60
 AGENDA
*Cinema Olympia:
Dia 24/04 – Programação especial de aniversário com exibição do filme “O Palhaço” de Selton MelloEntrada franca. Participação especial de Paulo José Campos de Melo, Leonardo Coelho de Souza e Dione Colares.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 24/04 – “Victória” de Sebastian Schipper, “Asterix: O Domínio dos Deuses” e “A Bruta Flor do Querer” de Andradina Azevedo, Dida Andrade.

*Cine Estação:
Até 29/04 – “Meu Amigo Hindu” de Hector Babenco. Com Willem Dafoe

*Cineclube da Casa da Linguagem:
Dia 28/04 – “Westworld: Onde Ninguém tem Alma”(1974) de Michael Critchon. Sessão às 18 h. Entrada franca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23