domingo, 11 de setembro de 2016

CINE TROPPO - SEMANA DE 12 A 18/05/16

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


“Minha Mãe” é a melhor estreia da semana
*O circuito alternativo tem duas estreias esta semana que merecem atenção do espectador. O Cine Líbero exibe “Minha Mãe” e “Juventude”. “Minha Mãe” é dirigido pelo cineasta italiano Nani Moretti (“Querido Diário”, “Abril”, “Habemus Papam – Temos Papa”) que realiza uma carreira de destaque no cinema italiano que há anos não revela um grande diretor. “Minha Mãe” foi exibido no festival de Cannes do ano passado e foi eleito um dos melhores filmes de 2015 por vários críticos especializados. O filme mostra a história de Margherita que é uma diretora de cinema que está prestes a iniciar as filmagens de seu novo longa-metragem, que será protagonizado pelo ator internacional Barry Hughins. Paralelamente, ela precisa lidar com vários problemas em sua vida pessoal, como o fim de um relacionamento e a doença da mãe, que está internada no hospital.O filme ganhou o prêmio David di Donatello de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante e um prêmio do júri ecumênico no Festival de Cannes. Outro lançamento de destaque é “Juventude”. Dois velhos amigos com quase 80 anos de idade cada estão passando as férias em um luxuoso hotel. Fred é um compositor e maestro aposentado e Mick é um cineasta em atividade. Juntos, os dois passam a se recordar de suas paixões da infância e juventude. O filme é dirigido por Paolo Sorrentino que realizou ano passado o elogiado “A Grande Beleza” que foi vencedor do “Oscar” de melhor filme estrangeiro em 2015. Ambos merecem estar na agenda do cinemaníaco paraense nos próximos dias assim como a mostra de filmes mexicanos que será exibida no cinema Olympia até o dia 18/05.

*O Moviecom Arte, projeto do grupo Moviecom Cinemas que exibe filmes de arte e que esteve ativo entre 2008 e 2011, retornou para nossa cidade esta semana com a exibição do filme "O Conto dos Contos", produção que concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2015.O filme é baseado no livro "Lo Cunto de li Cunti Overo lo Trattenemiento" de Peccerille, de Giambattista Basile e tem no elenco Vincent Cassel(de "Irreversível"). "O Conto dos Contos" será exibido de 12 a 18/05 na Sala 03 do Moviecom Pátio Belém em única sessão às 21:40. 
A intenção é que periodicamente sejam programados para esta sala e horário alguns títulos inéditos em Belém. Vamos prestigiar!

*As sessões cineclubistas sempre são enriquecedoras e acrescentam novas reflexões sobre o filme programado. Foi ótimo coordenar o debate sobre "Viver a Vida" de Godard que foi exibido no último dia 09/05 no Cineclube Alexandrino Moreira. Sala lotada com ótimo número de espectadores que assistiram a um grande filme e debateram sobre a obra de um dos maiores diretores do cinema. Sim. Godard é um dos grandes diretores e sua obra é sempre estimulante. Ave Godard!

*O canal de TV paga TNT lançou seu primeiro festival de curtas no Brasil. A iniciativa, em parceria com a produtora Movie&Art, irá selecionar seis projetos que  terão seus custos de produção financiado pelo canal. Os vencedores serão exibidos em horário nobre na grade de programação da TNT. As inscrições estarão disponíveis até 18 de maio, no site do evento.

*Bons lançamentos em DVD que merecem atenção do cinéfilo: “Victoria” de Sebastian Schipper, “Garota Sombria Caminha pela Noite” de Ana Lily Amirpour, “Jimmy´s Hall” de Ken Loach, “Trumbo: A Lista Negra de Jay Roach (baseado na vida do escritor e roteirista Dalton Trumbo), “Taxi Teerã” de Jafar Panahi “Viver é fácil de Olhos Fechados” de David Trueba (belo filme  exibido em 2015 na mostra de cinema espanhol no Cinema Olympia) e “As Memórias de Marnie” de  Hiromasa Yonebayashi.

*No programa “Atualidades Cinematográficas” que apresento semanalmente na rádio Liberal AM, selecionei esta semana as trilhas sonoras dos filmes “Amores Clandestinos”(1959) composta por Max Steiner e “Gigi”(1958) composta por Frederick Loewe com canção-tema interpretada por Louis Jordan. O programa é veiculado às quintas-feiras a partir das 14h30. Viva o Cinema!Viva o Rádio!


INDICAÇÕES

ESTREIAS
“O Conto dos Contos”
Filme de Matteo Garrone
Projeto Moviecom Arte

“Juventude”
Filme de Paolo Sorrentino
Cine Líbero Luxardo

“Minha Mãe”
Filme de Nanni Moreti
Cine Líbero Luxardo

COTAÇÕES
“Pasolini”(DVD) – Muito Bom
“Taxi Teerã” (DVD) – Muito Bom
“Minha Mãe” – Muito Bom
“Juventude”- Bom

MEMÓRIA
“Luzes da Ribalta"(1952)
Filme de Charlie Chaplin
Cartaz exibido nos cinemas americanos nos anos 50

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 23/05 – “Band à Part”(1964) de Jean-Luc Godard. Com Ana Karina. Sessão às 19 h. Entrada franca. Debate após a exibição.

*Cinema Olympia:
Até dia 18/05 – “Mostra de Cinema Mexicano”. Sessão às 18h30. Entrada franca.
Dia 19/05 – “Pelo Amor de Deus”(1920) com Harold Loyd. Projeto Cinema e Música. Sessão às 18h30. Entrada franca.
*Cine Líbero Luxardo:
Até 22/05 – “Minha Mãe” de Nanni Moretti e “Juventude” de Paolo Sorrentino.
Dia 21/05 – “Um Barco e Nove Destinos”(1943) de Alfred Hitchcock. Sessão Cult às 15h. Entrada franca. Debate após a exibição.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23