domingo, 11 de setembro de 2016

CINE TROPPO - SEMANA DE 01 A 07/09/16

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho



CHAPLIN ETERNO
*Um dos maiores lançamentos em dvd do ano já está disponível para o cinemaníaco. É o documentário “O Chaplin que você nunca Viu”, minisérie documental realizada em 1983 e que foi lançada nos anos 90 no formato em VHS com o título “Chaplin Desconhecido”. Dirigido por David Gill e Kevin Brownlow, o filme apresenta trechos inédidos de filmagens que não foram aproveitadas por Chaplin na versão final de seus trabalhos. Além da importância histórica de nos mostrar sequências inéditas de um dos maiores diretores do cinema, o dvd nos revela a força do gênio criativo de Chaplin que demonstra uma atenção especial em cada cena, alterando parcialmente ou totalmente uma ideia de acordo com a narrativa final e a história de cada filme. O dvd é dividido em três episódios : “Episódio 01: Os Anos Mais Felizes” com doze filmes feitos por Chaplin num período de 17 meses entre 1916-17, “Episódio 02: O Grande Diretor” com  destaque para o trabalho de criação e método de Chaplin nos clássicos "O Garoto (1921)", "Em Busca do Ouro (1925)" e "Luzes da Cidade (1931)" e “Episódio 03: Tesouro Escondido” que traz sequências que Chaplin filmou mas que não foram aproveitados incluindo o“The Professor (1923) " que nunca foi lançado.É um belíssimo trabalho para que admira a arte de Chaplin e para quem quer estudar o Cinema.
*A mostra New Queer Cinema volta à Caixa Cultural do Rio de Janeiro e de Fortaleza, com 15 filmes e debates sobre diversidade sexual e de gênero. A programação começa no dia 6 de setembro no centro cultural carioca. Os títulos escolhidos compreendem títulos desde os anos 90 como “Kids (1995) e Meninos não choram (1999). Na programação teremos a exibição de “Mal dos Trópicos (2004) do diretor tailandês Apichatpong Weerasethakul, premiado em Cannes; do brasileiro Madame Satã (2002) de Karim Aïnouz e com Lázaro Ramos no papel principal e Tabu” (1999) de Nagisa Oshima.
*Enquanto não se decide qual filme brasileiro será indicado para concorrer a seleção do “Oscar” 2017, a Alemanha já tem seu filme escolhido. É a comédia “Toni Erdmann” de Maren Ade, sobre uma jovem executiva alemã que vive em Bucareste e é obrigada a receber por alguns dias em sua casa o pai excêntrico e desajustado, que tem o hábito de se disfarçar de outra pessoa. “Toni Erdmann” foi um dos filmes mais aclamados da competição do último Festival de Cannes, em maio.A Alemanha foi o nono país a definir o seu filme na corrida do Oscar – Austrália, Croácia, Cuba, Geórgia, Romênia, Arábia Saudita, Suíça e Venezuela já definiram seus títulos.

INDICAÇÕES

CONTINUAÇÃO
“Mãe só há Uma”
Filme de Anna Muylaert
Com Naomi Nero

DVD
“A Night to Celebrate: George Fest”
Canções de George Harrison
Participação de Norah Jones, Dhani Harrison

LIVRO
“Cinema Explícito”
Livro sobre a representação do sexo e erotismo no cinema

TRILHA SONORA
“Blow Up” (1966)
Filme de Michelangelo Antonioni
Composição de Herbie Hancock

MEMÓRIA
“Paisagem na Neblina” (1988)
Filme de Theo Angelopoulos
Cartaz exibido nos cinemas americanos nos anos 80

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 05/09 – O Cinema de Abbas Kiarostami: “A Vida e Nunca Mais” (1992).  Sessão às 19 h. Entrada franca e debate após a exibição.
*Cine Olympia:
Até dia 07/09 – II Mostra de Cinema Mexicano. Sessão às 18h30min (domingos e feriados às 17h30min). Entrada franca.
Dia 13/09 – “O Rei do Cowboy” com Buster Keaton. Projeto Cinema e Música. Sessão às 18h30min. Entrada franca.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 04/09: “Mãe só há uma” de Anna Muylaert e “California” de Marisa Person.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23