domingo, 11 de setembro de 2016

CINE TROPPO - SEMANA DE 18 A 23/03/16

ine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


“O Abraço da Serpente” estreia no circuito alternativo
*”O Abraço da Serpente” é um dos principais lançamentos do ano. O filme foi indicado ao “Oscar” de melhor filme estrangeiro e tem sido elogiada por grande parte da crítica mundial. Filmado em preto e branco, “O Abraço da Serpente” mostra a história de Théo (Jan Bijvoet),  um explorador europeu que conta com a ajuda do xamã Karamakate (Nilbio Torres) para percorrer o rio Amazonas. Gravemente doente, ele busca uma lendária flor que pode curar sua enfermidade. Quarenta anos depois, a trilha de Théo é seguida por Evan (Brionne Davis), outro explorador que tenta convencer Karamakate a ajudá-lo. Baseado nos diários escritos pelos cientistas Theodor Koch-Grunberg e Richard Evan Schultes, o filme foi produzido na Colômbia sob a direção deCiro Guerra é foi único longa latino-americano a entrar na concorrida seleção do “Oscar”. “O Abraço da Serpente” foi rodado no noroeste da Amazônia, na fronteira entre o Brasil e o Colômbia. “O Amazonas é um mundo completamente desconhecido”, diz o diretor Ciro Guerra. Programa imperdível no Cine Líbero Luxardo.

*A Art House Converge, organização que congrega uma rede de 600 cinemas de arte dos Estados Unidos, incluindo cadeias conhecidas como a Drafthouse, divulgou uma carta pública questionando o modelo da Screening Room,start-up que pretende promover lançamentosday-and-date (simultâneos) de filmes no cinema e nas casas dos espectadores. Criada por Sean Parker (ex-Napster) e Prem Akkaraju, a empresa tem conquistado apoios de nomes importantes da indústria ao mesmo tempo em que deixa um rastro de polêmica em Hollywood. Para a associação, o modelo proposto tem potencial de prejudicar o hábito de ir ao cinema e desvalorizar os produtos cinematográficos. E convoca estúdios a oferecer resistência à iniciativa. 

*A Ancine e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) apresentaram a lista de novos contemplados pelas chamadas públicas do Programa Brasil de Todas as Telas, que inclui quatro longa-metragens de ficção para cinema, uma série para TV e uma proposta de programação para TV por assinatura. Os recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) totalizam aproximadamente R$ 8,1 milhões.

*O cineasta britânico Ben Wheatley está em negociações para dirigir e roteirizar um remake do clássico suspense francês “O Salário do Medo (1953). Wheatley é conhecido por obras como “Kill List” (2011) e os inéditos “High-Rise(2015), ficção científica com Tom Hiddleston e “Free Fire” (2016), drama criminal com Cillian Murphy que tem produção de Martin Scorsese. Amy Jump vai ajudar a roteirizar a refilmagem que ainda está em suas fases iniciais. Realizado por Henri-Georges Clouzot (As Diabólicas) em 1953 e inspirado no livro homônimo de Georges Arnaud, o filme acompanha quatro homens desempregados e miseráveis que aceitam uma perigosa missão: transportar uma carga altamente explosiva de nitroglicerina em caminhões sem nenhuma estrutura para isso e ao longo de estradas em péssimas condições, com o objetivo de parar um devastador incêndio em um poço de petróleo. Nos anos 70, William Friedkin (O Exorcista) filmou uma nova versão para a história e conseguiu ótimo resultado. No Brasil, o filme se chama “O Comboio do Medo (1977) com Roy Scheider (Tubarão) em um dos papéis principais.

*“Rua Cloverfield, 10” com produção de J. J. Abrams chegou ao circuito americano como o principal lançamento do fim de semana, com 3,2 mil cinemas. Continuação da produção “Cloverfield” de 2008, o filme mostra a história de uma mulher que se vê aprisionada em um porão por dois homens. Eles alegam que o mundo exterior foi afetado por uma catástrofe. No elenco, John Goodman. No Brasil, “Rua Cloverfield, 10” estreia dia 7 de abril.

*A Disney confirmou nesta terça que Steven Spielberg e Harrison Ford se juntarão mais uma vez para uma quinta aventura de Indiana Jones. O estúdio já anunciou até mesmo a data da estreia nos EUA: 19 de julho de 2019.


INDICAÇÕES

ESTREIAS
“Ressureição”
Filme de Kevin Reynolds
Com Joseph Fiennes

“Duas Irmãs e uma Paixão”
Filme de Dominik Graff
Cinema Olympia

“O Abraço da Serpente”
Filme de Ciro Guerra
Cine Líbero Luxardo

 DVD
“A Trilogia de Apu”
Filmes de Satyajit Ray
(“A Canção da Estrada”, “O Invencível”, “O Mundo de Apu”)

MEMÓRIA

“King Kong”(1933)
Filme de Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack.
Cartaz exibido nos cinemas americanos nos anos 30
AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 21/03 – “Cidade Nua”(1947) de Jules Dassin. Sessão às 19 h. Entrada franca. Debate após a exibição.
*Cinema Olympia:
Até 30/03 – “Duas Irmãs e uma Paixão” de Dominik Graff. Sessão às 18:30 h. Entrada franca.Apoio : Instituto Goethe.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 27/03 – “O Abraço da Serpente” e “Anomalisa” .

 *Cine Estação:
Até 29/03 – “45 Anos” com Charlotte Rampling. Indicado ao “Oscar” de melhor atriz.

 *Cineclube da Casa da Linguagem:
Dia 31/03 – “O Enigma da Andrômeda”(1971) de Robert Wise. Sessão às 18h. Entrada franca. Parceria da ACCPA com a APC (Academia Paraense de Ciências).

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23