CINE TROPPO - SEMANA DE 19 A 25/05/16

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


“Minha Mãe” em últimas exibições
O circuito alternativo tem duas opções que merecem atenção do espectador. O Cine Líbero exibe “Minha Mãe” e “Juventude”. “Minha Mãe” é dirigido pelo cineasta italiano Nanni Moretti que tem realizado uma carreira de destaque no cinema italiano que há anos não revela um grande diretor. “Minha Mãe” foi exibido no festival de Cannes do ano passado e foi eleito um dos melhores filmes de 2015 por vários críticos especializados. O filme mostra a história de Margherita que é uma diretora de cinema que está prestes a iniciar as filmagens de seu novo longa-metragem, que será protagonizado pelo ator internacional Barry Hughins. Paralelamente, ela precisa lidar com vários problemas em sua vida pessoal, como o fim de um relacionamento e a doença da mãe, que está internada no hospital.O filme ganhou o prêmio David di Donatello de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante e um prêmio do júri ecumênico no Festival de Cannes. É um belo trabalho realizado com muita sensibilidade e que traz uma forte carga emocional que conquista e encanta o espectador.Outro destaque é “Juventude”. Dois velhos amigos com quase 80 anos de idade cada estão passando as férias em um luxuoso hotel. Fred é um compositor e maestro aposentado e Mick é um cineasta em atividade. Juntos, os dois passam a se recordar de suas paixões da infância e juventude. O filme é dirigido por Paolo Sorrentino que realizou ano passado o elogiado “A Grande Beleza” que foi vencedor do “Oscar” de melhor filme estrangeiro em 2015. Ambos merecem estar na agenda do cinemaníaco paraense.

*O Moviecom Arte, projeto do grupo Moviecom Cinemas que exibe filmes de arte e que esteve ativo em nossa cidade entre 2008 e 2011, retornou para nossa cidade esta semana com a exibição do filme "O Conto dos Contos", produção que concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2015.O filme é baseado no livro "Lo Cunto de li Cunti Overo lo Trattenemiento" de Peccerille, de Giambattista Basile e tem no elenco Vincent Cassel(de "Irreversível"). "O Conto dos Contos" foi exibido  de 12 a 18/05 na Sala 03 do Moviecom Pátio Belém. A intenção é que periodicamente sejam programados alguns títulos inéditos em Belém para esta sala e horário. Vamos prestigiar!!!

*As sessões cineclubistas sempre são enriquecedoras e acrescentam novas reflexões sobre o filme programado. Foi ótimo coordenar o debate sobre "Viver a Vida" de Godard que foi exibido no último dia 09/05 no Cineclube Alexandrino Moreira. Sala lotada com ótimo número de espectadores que assistiram a um grande filme e debateram sobre a obra de um dos maiores diretores do cinema. Sim. Godard é um dos grandes diretores e sua obra é sempre estimulante. Ave Godard!

*”Aquarius”, novo filme de Kleber Mendonça Filho, foi lançado no Festival de Cannes esta semana e teve ótimos elogios por grande parte da crítica internacional. Depois da confirmação do seu talento em “O Som ao Redor” (2013), certamente “Aquarius” é um dos filmes mais esperados do ano. No elenco, Sonia Braga (com atuação muito elogiada). Aguardo a definição do lançamento do filme no Brasil.

*Bons lançamentos em DVD que merecem atenção do cinéfilo: “Victoria” de Sebastian Schipper, “Garota Sombria Caminha pela Noite” de Ana Lily Amirpour, “Jimmy´s Hall” de Ken Loach, “Trumbo: A Lista Negra de Jay Roach (baseado na vida do escritor e roteirista Dalton Trumbo), “Taxi Teerã” de Jafar Panahi “Viver é fácil de Olhos Fechados” de David Trueba (belo filme  exibido em 2015 na mostra de cinema espanhol no Cinema Olympia) e “As Memórias de Marnie” de  Hiromasa Yonebayashi.

*No programa “Atualidades Cinematográficas” que apresento semanalmente na rádio Liberal AM, selecionei esta semana as trilhas sonoras dos filmes “Bande à Parte”(1964) de Jean-Luc Godard e “Juventude”(2015) com canção-tema composto por Chris Squire (do grupo YES). O programa é veiculado às quintas-feiras a partir das 14h30. Viva o Cinema!Viva o Rádio!

  
INDICAÇÕES

ESTREIAS
“X-MEN Apocalypse”
Com Jennifer Lawrence
Circuito comercial

CONTINUAÇÃO
“Juventude”
Filme de Paolo Sorrentino
Cine Líbero Luxardo

“Minha Mãe”
Filme de Nanni Moreti
Cine Líbero Luxardo

COTAÇÕES
“Pasolini”(DVD) – Muito Bom
“Taxi Teeerã” (DVD) – Muito Bom
“Minha Mãe” – Excelente
“Juventude”- Bom

MEMÓRIA
“Luzes da Ribalta”1951)
Filme de Charles Chaplin
Cartaz exibido nos cinemas americanos nos anos 50


AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 23/05 – “Band à Part”(1964) de Jean-Luc Godard. Com Ana Karina. Sessão às 19 h. Entrada franca. Debate após a exibição.

*Cinema Olympia:
Até dia 22/05 – “Duas Irmãs Uma Paixão”. Sessão às 18h30. Entrada franca.Apoio : Instituto Goethe.
De 24 a 29/05 – Mostra de Filmes Japoneses

*Cine Líbero Luxardo:
Até 22/05 – “Minha Mãe” de Nanni Moretti e “Juventude” de Paolo Sorrentino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E O FINAL DE "ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ"

Cine Troppo - De 02 a 08/03/17

Cine Troppo - De 21 a 27/12/17