domingo, 11 de setembro de 2016

CINE TROPPO - SEMANA DE 14 A 20/04/16

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


Circuito Alternativo exibe filme imperdíveis
Frequentemente indico filmes em exibição no circuito alternativo para os leitores da coluna. A qualidade e diversidade dos títulos programados sempre merecem atenção dos cinemaníacos e especialmente cinéfilos de plantão. Esta semana temos mais uma prova da necessidade de incentivar este tipo de programação. O novo trabalho do cineasta Hector Babenco (Pixote), “Meu Amigo Hindu”, é um dos destaques no cine Estação. No filme, Diego (Willem Dafoe) está com câncer terminal e a única chance de sobrevivência é se submeter a um transplante experimental de medula óssea. Antes, decide se casar e se despedir dos amigos. Já no hospital, conhece um menino hindu e passa a vivenciar com ele aventuras fantasiosas, inspiradas no cinema, que ajudam a suportar a dura realidade. “Victoria” de Sebastian Schipper é um dos lançamentos do cine Líbero Luxardo. Em um clube, Victoria conhece Sonne, que está no local com seus amigos, e, rapidamente, há uma forte conexão entre eles. Mas o inicio do romance é interrompido quando o grupo de jovens é forçado a pagar uma antiga dívida. Victoria, impulsivamente, decide ajudá-los e entra no jogo como uma motorista. Mas o que começou como uma louca aventura pode se tornar um pesadelo. O filme foi todo realizado em plano-sequência sem cortes. Ainda no cine Líbero temos a exibição do filme brasileiro “A Bruta Flor do Querer” que mostra a história de um jovem recém-formado em cinema que se vê obrigado a trabalhar como câmera-man de casamentos. Enquanto luta para realizar seu primeiro filme e ser visto como diretor, ele tenta sobreviver ao seu maior medo e objeto de desejo: as mulheres. Outra indicação interessante é “Goethe!” no Cinema Olympia. Em 1772, o jovem Joann Goethe deseja ser um poeta, mas, após não passar na faculdade de Direito, é enviado por seu pai a uma província bucólica. Inseguro acerca de seu talento e ansioso para se certificar dele, Goethe logo ganha o respeito e a amizade de seu superior Kestner. É quando a jovem Lotte entra em sua vida e tudo muda. Vale a pena conferir todos estes filmes. Agenda obrigatória desta semana.

*Entre os dias 2 e 8 de maio, a 20ª edição do Cine PE exibirá seis longas em  mostras competitivas incluindo a animação “As Aventuras do Pequeno Colombo” de Rodrigo Gava; “Leste Oeste” de Rodrigo Grota e a sátira “O Prefeito”de Bruno Safadi. A seleção divulgada inclui 18 curtas. A curadoria é do crítico Rodrigo Fonseca e de Sandra Bertini, que é responsável pela realização, ao lado de Alfredo Bertini. 575 filmes foram inscritos na edição deste ano sendo 501 longas e 74 curtas. De acordo com o regulamento do festival, serão distribuídos prêmios em 12 categorias para a competitiva de longas (filme, direção, roteiro, fotografia, montagem, edição de som, trilha sonora, direção de arte, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, atriz e ator) e outros dez entre os curtas (filme, direção, roteiro, fotografia, montagem, edição de som, trilha sonora, direção de arte, ator e atriz). Há ainda uma competição de curtas pernambucanos, que disputam nas categorias filme e direção. As sessões e a cerimônia de encerramento acontecerão no histórico Cine São Luiz, no bairro da Boa Vista. Já a sede do festival será no Hotel 7 Colinas, em Olinda, palco dos debates e seminários. Na lista de filmes selecionados, outros títulos como “Guerra do Paraguay” (RJ) de Luiz Rosemberg Filho, “Por trás do Céu” (SP) de Caio Sóh, “Danado de bom (PE) de Deby Brennand.

*Nas comemorações dos 104 anos do cinema Olympia que ocorrerá no dia 24 de abril deste ano, haverá a exibição de uma mostra de clássicos do cinema que foram exibidos no Olympia. Sucessos como “Alvorada do Amor”, “King Kong”(1933), “O Mágico de Oz”(1939) e “Splendor”(1989). A mostra será exibida do dia 21 a 23/04 com entrada franca. Outra programação do Olympia que merece atenção do espectador é a mostra de filmes Mexicanos. A primeira parte da mostra será exibida em maio e a segunda parte em agosto. Na programação encontraremos muitos filmes inéditos realizados nos anos 70 e que não foram exibidos no Brasil. Vale conferir.

*Depois da exibição de um filme dos Beatles, a rede Cinemark exibirá um documentário inédito Queen: A Night in Bohemia”, que relata os primeiros anos e a formação da banda liderada por Freddie Mercury por meio de entrevistas com os integrantes e cenas de shows incluindo cenas do famoso show no Hammersmith Odeon, em 1975, totalmente restaurado e remasterizado. 

INDICAÇÕES

ESTREIAS
“Goethe”
Filme de  Philipp Stölzl
Cine Olympia

“Victória”
Filme de Sebastian Schipper
Cine Líbero Luxardo

 “Mowgli: O Menino Lobo”
Filme de Jon Favreau
Com Scarlett Johansson

 “A Bruta Flor do Querer"
Filme de Andradina Azevedo, Dida Andrade.
Cine Líbero Luxardo

MEMÓRIA
 “Coma”(1978)
Filme de Michael Crichton.
Cartaz exibido nos cinemas americanos nos anos 70

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 18/04 – “Gertrud”(1964) de Carl Dreyer. Sessão às 19 h. Entrada franca. Debate após a exibição. APoio: ACCPA.
*Cinema Olympia:
Até 20/04 – “Goethe!” de Philipp StölzlSessão às 18:30 h. Entrada franca.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 24/04 – “Victória” de Sebastian Schipper, “Asterix: O Domínio dos Deuses” e “A Bruta Flor do Querer” de Andradina Azevedo, Dida Andrade.

*Cine Estação:
Até 29/04 – “Meu Amigo Hindu” de Hector Babenco. Com Willem Dafoe

*Cineclube da Casa da Linguagem:
Dia 28/04 - "Westworld: Onde ninguém tem alma"(1973). Sessão às 18h.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23