domingo, 11 de setembro de 2016

CINE TROPPO - SEMANA DE 11/ A 17/03/16

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


GEORGE MARTIN
*O produtor musical George Martin faleceu esta semana aos 90 anos. Martin era um gênio que desde cedo demonstrou talento para a música.  Versátil, sensível e atento ao seu ofício, Martin trabalhou com rock jazz, música clássica, pop e discos de comédia sempre incluindo um toque de genialidade em todos os projetos que participou. No início dos anos 60, seu encontro com os Beatles foi fundamental. Ele ajudou a desenvolver o talento do grupo abrindo novas influências e inspirando outras leituras para canções compostas de Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr. George Martin produziu todos os discos da banda (com exceção de “Let it Be” em 1970) e foi um personagem essencial na trajetória musical dos Beatles e por isso nunca será esquecido. Um de seus legados para o cinema é a trilha sonora do desenho animado filme “Submarino Amarelo” de 1968 que teve grande sucesso nos cinemas e até hoje é lembrado pelos fãs do grupo. Quem conhece a história dos Beatles sabe que George Martin era o verdadeiro quinto beatle. Sua união com o grupo foi um momento mágico que gerou inúmeros momentos fantásticos para o mundo e certamente este trabalho sempre será lembrado com carinho e reconhecimento. Como fã dos Beatles, registro meu agradecimento ao mestre Martin por tudo que fez e que há muito tempo é atemporal e imortal. Valeu, mestre!

*Outra perda importante esta semana foi o falecimento do músico Naná Vasconcelos aos 71 anos. Vencedor de vários “Grammy”, Naná era extremamente talentoso. Sua percussão era diferente, criativa, diversa e apresentava-se harmonicamente com a composição principal. Seu trabalho com Milton Nascimento e Egberto Gismonti, entre tantos outros, é excelente e serve de referência para todos que gostam de música. Naná Vasconcelos está na trilha da animação brasileira “O Menino e o Mundo” que merece ser conhecida. Segundo informações da imprensa, mesmo internado no hospital, Naná Vasconcelos deixou uma obra concluída com arranjos de sua autoria junto com Egberto Gismonti e o maestro Gil Jardim. Sem dúvida, uma grande perda para a música.

*O Cine Estação voltará as suas atividades em Março com projeção e som digital. O filme que vai inaugurar esta nova fase do Cine estação é "45 Anos" de Andrew Haigh com Charlotte Rampling. O filme mostra o planejamento do 45º aniversário de casamento de Kate Mercer (Rampling) e tudo parece estar em ordem. Contudo, uma carta chega para seu marido: o corpo de seu primeiro amor foi descoberto, congelado e preservado nas geleiras dos Alpes Suíços. Esse fato causará um conflito de emoções. Charlotte Rampling foi indicada ao “Oscar” de melhor atriz este ano. No elenco, com grande atuação, o ator inglês Tom Courtney. O filme ganhoU o  Prêmio do Cinema Europeu de melhor atriz e o National Society of Film Critics Award de Melhor Atriz.

*O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandovski, derrubou a liminar conseguida pelo SindiTelebrasil contra o recolhimento da Condecine pelas empresas de telefonia. A ordem judicial ameaçava o recolhimento de R$ 1,14 bilhão no próximo dia 31 de março, o que afetaria o planejamento de investimentos da Agência Nacional do Cinema (Ancine) para os próximos anos. A contribuição, paga por todos os elos da cadeia audiovisual, é a principal fonte de recursos do Fundo Setorial do Audiovisual. As operadoras têm até o dia 31 de março para recolher normalmente a taxa referente ao ano de 2015. 
*A Sony Pictures anunciou que a produção “A Torre Negra”, adaptação para as telas do livro de ficção científica de Stephen King estrelado por Idris Elba e Matthew McConaughey,  tem estreia prevista para 20 de fevereiro de 2017 nos EUA. Além, deste projeto, a Sony anunciou outras datas de lançamento de seus novos filmes em território americano incluindo sequências de antigas franquias. Will SMith e Martin Lawrence retornam em “Bad Boys 3” no dia 2 de junho de 2017 nos EUA. Outras sequências foram confirmadas, mas ainda sem data de estreia, como o novo “Homem-Aranha” em parceria com a Marvel; novos filmes de “Resident Evil”,  “Smurfs” e “Jumanji”; “Trainspotting 2” e o lançamento fora dos EUA da sequência de “Blade Runner”. O projeto mais inesperado (que ainda será confirmado) é “MIB23”, fusão entre os universos de “Homens de Preto” e “Anjos da Lei”. No novo filme, os astros do último, Channing Tatum e Jonah Hill, sairiam das escolas para caçar aliens pelas ruas.


INDICAÇÕES

ESTREIAS
“A Série Divergente: Convergente”
Filme de Robert Schwentke
Com Shailene Woodley

 “Anomalisa”
Filme de Charlie Kaufman
Cine Líbero Luxardo

“Despedida de Buchow”
Filme de Jan Schütte
Cine Olýmpia

CONTINUAÇÃO
“O Clube”
Filme de Paolo Larrain 
Cine Líbero Luxardo



MEMÓRIA
  “Aristogatas”(1971)
Filme de Ingmar Bergman
Cartaz exibido nos cinemas americanos nos anos 70

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 21/03 – “Cidade Nua”(1947) de Jules Dassin. Sessão às 19 h. Entrada franca. Debate após a exibição.
*Cinema Olympia:
Até 16/03 – “Despedida de Buchow”. Sessão às 18:30 h. Entrada franca.Apoio : Instituto Goethe.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 13/02 – “O Clube” de Pablo Larrain e “O Julgamento de Viviane Amsalem” de Ronit e Schlomi Elkabetz .

 *Cineclube da UEPA:
Dia 17/03 – “O Substituto” com Adrian Brody. Sessão às 16h. Entrada franca.

 *Cine FIBRA:
Dia 19/03 – “O Terror das Mulheres”(1961). Homenagem ao ator/diretor Jerry Lewis.
Sessão às 19 h. Entrada franca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23