domingo, 11 de setembro de 2016

CINE TROPPO - SEMANA DE 16 A 22/06/16

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


BONS TÍTULOS EM DVD PARA OS CINÉFILOS
*O mercado de dvd e blu-ray tem apresentado boas novidades, relançamentos de filmes importantes e clássicos do cinema inéditos. O cinéfilo deve estar atento para o que está sendo lançado para venda e locação, pois muitos filmes permitem estudar a arte cinematográfica de forma ampla revelando outras visões de fazer cinema. A diversidade na cultura cinematográfica é fundamental. É necessário procurar e “filtrar” entre tantas opções que estão surgindo “on demand”, mas que nem sempre expressam qualidade. Quantidade nem sempre é qualidade. Por isso, vale à pena pesquisar e localizar filmes muito interessantes que estão disponíveis aos cinéfilos, mas não estão nas listas de muitos sites de cinema que preferem indicar títulos mais comerciais e “esquecem” de títulos como “Rosa de Luxemburgo” de Magueritte Von Trotta, “Corações e Mentes” de Peter David (documentário sobre a guerra do Vietnã), “Ivan, O Terrível” de Serguei Eisenstein (parte 1 e 2), “Minha Mãe” de Nanni Moretti, “Mephisto” de Istvan Szábo, “Além da Imaginação – 4ª Temporada”(série de tv dos anos 50), “Queimada” de Gillo Pontecorvo (com Marlon Brando), “Duelo de Gigantes” de Arthur Penn (com Marlon Brando e Jack Nicholson), os filmes do cineasta Seijun Suzuki e a Trilogia “Guerra e Humanidade” de Masaki Kobayashi, “As Cinco Graças” de Deniz Gamze Erguven e “Boi Neon” de Gabriel Mascaro. Façam suas escolhas e tenha uma boa sessão de cinema em casa!

*O Cinema Olympia vai exibir no final do mês uma mostra de clássicos de terror que conquistaram várias gerações. Entre os títulos programados merecem destaque “O Solar das Almas Perdidas”, “A Aldeia dos Almadiçoados”, “Obsessão Macabra” e “A Tortura do Medo”. A mostra terá entrada franca como todas as exibições do nosso cinema centenário.

*No programa “Atualidades Cinematográficas” que apresento semanalmente na rádio Liberal AM, selecionei esta semana a trilha sonora do filme “Nascido para Matar” de de Stanley Kubrick. O programa é veiculado às quintas-feiras a partir das 14h30.

INDICAÇÕES
CONTINUAÇÃO
“Tigre Branco”
Cine Olympia
Até dia 29/06

“Festival Varilux de Cinema Francês”
Cine Líbero Luxardo
Até dia 19/06

DVD
“Trágica Obsessão”(1975)
Filme de Brian de Palma
Com Cliff Robertson

COTAÇÕES
“Duelo de Gigantes” (DVD) – Muito Bom
“Todas as Manhãs do Mundo” (DVD) – Muito Bom
“Rosa de Luxemburgo” (DVD) – Muito Bom

MEMÓRIA
“O Fantasma da Ópera” (1925)
Com Lou Chaney
Cartaz exibido nos cinemas americanos nos anos 20

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 20/06 – “Trafic”(1971) de Jacques Tati. Sessão às 19h. Entrada franca. Debate após a exibição.
*Cinema Olympia:
Até dia 29/06 – “Tigre Branco”. Produção russa.  Sessão às 18h30. Entrada franca.
Dia 30/06 Mostra de Clássicos de Terror
*Cine Líbero Luxardo:
Até 19/06 – Festival Varilux de Cinema Francês.
*Cine FIBRA:
Dia 25/06 – “Os Inocentes” de Jack Clayton. Sessão às 19 h. Entrada franca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23