domingo, 11 de setembro de 2016

CINE TROPPO - SEMANA DE 14 A 20/01/16

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


DAVID BOWIE
*David Bowie era um ícone da música internacional. Seu imenso talento revelou versatilidades que mudaram comportamentos e influenciaram vários fãs e músicos desde 1969 quando  lançou o sucesso “Space Oddity”. Além de cantor, David Bowie foi ator em diversos filmes interessantes como “O Homem que Caiu na Terra”(1976)(foto) de Nicholas Roeg, “Fome de Viver”(1982) de Tony Scott, “Furyo: Em Nome da Honra”(1983) de Nagisa Oshima e “A Última Tentação de Cristo”(1988) de Martin Scorsese. Sua morte foi inesperada por aqueles que não sabiam da sua doença. Bowie morreu aos 69 anos e certamente ainda tinha muito que oferecer para música. Mas sua obra ficou para ser conhecida e mais valorizada nos próximos anos. Confira os shows de Bowie que foram lançados em DVD para homenagear este grande artista. O cineclube da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) exibirá em fevereiro um dos melhores filmes de David Bowie: "Furyo : Em Nome da Honra" de Nagisa Oshima". Vale conferir, ver ou rever!
*No aniversario da cidade de Belém, dia 12/01, aconteceu um belo evento no cinema Olympia nas comemorações dos 400 anos desta bela cidade. Participação de Paulo José Campos de Melo, Dione Colares e Leonardo Coelho de Souza. Foram exibidos cenas da Belém do início do século passado até 2015 numa montagem de fotos e imagens. Parabéns Belém!
*"O Oito Odiados" é o melhor filme de Quentin Tarantino desde "Jackie Brown". Não deixe de ver. É um filme para ser visto numa grande tela de cinema. Imagino sua exibição em 70 mm em tela gigante. Enfim, Tarantino volta a sua melhor forma. 
Boa noticia para este início do ano. Quentin Tarantino é um bom diretor. Até "Jackie Brown", cheio de novidades. Depois, copiou seu próprio estilo e virou repetição.  Agora, voltou a sua melhor forma realizando um grande filme. Superestimado? Sim, ele é. Existem diretores realizando trabalhos melhores atualmente mas a mídia ajuda nessa exposição exagerada (e ele também).Mas fiquemos com os filmes. "Os Oito Odiados" é bom demais.
 *Haskell Wexler(1922-2015) e Vilmos Zsigmond (1930-2016) prestaram grande contribuição ao cinema. Como diretores de fotografia souberam captar belas imagens e dignificar o trabalho de grandes cineastas. São um exemplo de competência e sensibilidade. Sem dúvida, uma grande perda para cinema, mas suas obras estarão refletindo seus talentos para sempre."Esta Terra é Minha Terra"(1976) e "Trágica Obsessão"(1975) são bons exemplos do trabalho de Wexler e Zsigmond. Vale a pena (re)ver.
*George Martin, o eterno quinto beatle, completou hoje 90 anos de idade. Martin é um gênio musical que soube contribuir com o talento dos Beatles. Com belos arranjos e muita sensibilidade, George Martin é um personagem fundamental na história dos Beatles. Parabéns ao mestre Martin.
*”A Flauta Mágica’  de Mozart, abre “Ópera na tela’, novo projeto do cine Líbero Luxardo, em parceria com a Bonfilm. O cinema oferecerá ao público a exibição de óperas através de sua tela no novo projeto que segue até o mês de junho com sessões mensais. A estreia ocorre no próximo dia 19 (terça-feira), às 19 h.
*"Loki - Arnaldo Baptista" será exibido no cinema Olympia no final de janeiro. O filme é uma cinebiografia do músico Arnaldo Baptista, ex-integrante dos Mutantes, contada através de um quadro traçado pelo próprio artista. A pintura é intercalada com imagens históricas que remetem aos principais momentos de sua trajetória artística, que fizeram dele um dos grandes nomes do rock brasileiro. A exibição tem o apoio do Canal Brasil.


INDICAÇÕES

ESTREIA
“Creed: Nascido para Lutar”
Com Sylvester Stallone
Cine Líbero Luxardo

CONTINUAÇÃO
“Eu sou Ingrid Bergman”
Documentário sobre uma das maiores atrizes do cinema
Cine Líbero Luxardo

“Os Oito Odiados”
Filme de Quentin Tarantino
Com Jennifer Jason Leigh

DVD

A Arte de Brian de Palma (3 dvds)

Um Tiro Na Noite (“Blow Out”, 1981), Irmãs Diabólicas (“Sisters”, 1973), O Fantasma Do Paraíso (“Phantom of the Paradise”, 1974).

MEMÓRIA
 “O Homem que Caiu na Terra"(1974)
Filme de Nicholas Roeg
Cartaz exibido nos cinemas americanos nos anos 70

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 25/01 - “Dodeskaden”(1970) de Akira Kurosawa. Um dos melhores filmes do mestre do cinema mundial. Sessão às 19h. Entrada franca.
*Cinema Olympia:
Até o dia 20/01 – “Amores de Apache”(1952) com Simone Signoret. Namorada de um criminoso se envolve com um carpinteiro, se apaixonando e formando um arriscado triângulo amoroso.Sessão às 18:30 h. Entrada franca.
Dia 21/01 – “Solaris” de Andrei Tarkovski. Sessão às 18 h. Entrada franca.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 17/01 – “O Olmo e a Gaivota” de Petra Costa (mesma diretora de “Elena”).
Até dia 17/01 – “Eu sou Ingrid Bergman”. Documentário.

*Cine Estação:
Até dia 31/01 - Programação dos 400 anos de Belém – “Um Dia Qualquer” de Líbero Luxardo com Hélio Castro e Lenira Guimarães, “Fisionomia Belém” de Relivaldo Pinho e Yasmin Pires e “Desejo e Obsessão” de Claire Denis com Vincent Gallo e Beatrice Dalle.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23