domingo, 11 de setembro de 2016

CINE TROPPO - SEMANA DE 02 A 08/06/16

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


CIRCUITO CINECLUBISTA EXIBE OBRAS DE JACQUES TATI
*O Cineclube da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) programou dois filmes do cineasta Jacques Tati(1907-1982) em Junho. Tati é um dos grandes diretores do cinema. Sua carreira de cineasta começou em 1947 com "Jour de Fête" que lhe rendeu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza, na Itália e o Grande Prêmio do Cinema Francês em 1950."As Férias de Mr. Hulot", lançado em 1953 é um de seus melhores filmes e foi seu maior sucesso de público. Com “Meu Tio”(1957), Tati conquistou definitivamente o cinemaníaco pelo seu talento e criatividade. Apesar de seus sucessos, Tati ficou muitos anos sem filmar. Quando retornou com "Playtime", uma superprodução que lhe rendeu grande prejuízo, ficou em dificuldades financeiras que dificultaram novas produções. Em 1970 ele tentou se recuperar com "Trafic", mas apesar do relativo sucesso de público, ele anunciou o encerramento de sua produtora e promoveu um leilão dos negativos das suas obras. Jacques Tati morreu vítima de uma embolia pulmonar semanas após completar 75 anos em 1982. Em sua homenagem, “Playtime – Tempo de Diversão”(1967) e “Traffic”(1971) serão exibidos no cineclube Alexandrino Moreira nos dias 06 e 20/06 às 19 h com entrada franca e debates após a exibição. Confira!

*O filme “Aquarius” de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Sonia Braga, já foi comercializado para mais de 50 países, com lançamentos em salas de cinema da Europa e da Ásia, e mais de 30 territórios, com distribuição em VoD (video on demand) pela Netflix. O anúncio foi feito pelo coprodutor e distribuidor internacional do longa, o francês Said Ben Said. No Brasil, a data de estreia ainda não foi definida, mas deverá ser anunciada nos próximos dias pela Vitrine.

*A Diamond Films expandiu suas atividades para a Europa com a abertura de um escritório na Espanha. A distribuidora independente, integrante da Telefilms Group, tem sede na Argentina e presença forte na América Latina, com operações no Brasil, México, Colômbia, Peru, Bolívia e Chile. A subsidiária espanhola vai distribuir títulos nos cinemas e na TV, a começar pela comédia Bad Moms da STX, que chega às salas no dia 29 de julho.
*O Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) realizou esta semana mais uma ação com o curso sobre a Nouvelle Vague ministrado pelo professor Alberto Amaral. Muitos cinemaníacos estiveram presentes no curso que foi muito instrutivo sobre este importante movimento cinematográfico que mudou a história do cinema. A próxima ação do CEC acontecerá no dia 28/08 na casa das Artes com debate sobre a obra do cineasta americano Terrence Malick, autor de “A Árvore da Vida”(2011).
*Entre os dias 8 e 12 de junho, a mostra Ciranda de Filmes volta a São Paulo para discutir temas relativos à infância e educação. A programação ocupa o Espaço Itaú de Cinema Augusta e o Cinesesc com mais de 40 títulos, entre curtas, longas, documentários, além de debates e oficinas. O tema da terceira edição é“Mestres, referências para um tempo de incertezas”.A programação inclui clássicos como “Mary Poppins”.
*O Cine Odeon, atual Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, dá início as comemorações dos seus 90 anos. Até 7 de junho, sempre na sessão das 20:40, o espaço recebe a Mostra 90 Anos, que conta com pré-estreias exclusivas de filmes de diferentes nacionalidades. Estão previstos na programação títulos como a comédia francesa Doce Veneno”.
*No programa “Atualidades Cinematográficas” que apresento semanalmente na rádio Liberal AM, selecionei esta semana duas canções de filmes interpretadas pela atriz Marilyn Monroe que completaria 90 anos este mês. O programa é veiculado às quintas-feiras a partir das 14h30. Viva o Cinema!Viva o Rádio!

INDICAÇÕES

ESTREIA
“Warcraft”
Filme de Ducan Jones
Com Paula Patton

CONTINUAÇÃO
Festival de Cinema Europeu
Cinema Olympia
De 31/045 a 09/06/16

LIVRO
“Godard e a Educação”
 Coletânea de textos sobre a obra de Jean-Luc Godard e suas contribuições para a educação.

COTAÇÕES
“Effi Briest”(DVD) – Excelente
“As Memórias de Marnie” (DVD) – Muito Bom
“Fitzcarraldo” - Excelente


MEMÓRIA
“Quanto mais Quente Melhor” (1957)
Com Marilyn Monroe
Cartaz exibido nos cinemas americanos nos anos 50


AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira:
O Cinema de Jacques Tati:Dia 06/06 – “Playtime – Tempo de Diversão”(1967) de Jacques Tati. Sessão às 19h. Entrada franca. Debate após a exibição.Dia 20/06 – “Trafic”(1967).

*Cinema Olympia:
Até dia 09/06 – Festival de Cinema Europeu. Sessão às 18h30. Entrada franca.
Dia 14/06 – Projeto Cinema e Música com a exibição do clássico “O Fantasma da Ópera” (1929). Acompanhamento musical ao vivo com Paulo José Campos de Melo. Entrada franca.

*Cine Líbero Luxardo:
Até 05/06 – Projeto CLÁSSICA com “Fitzcarraldo”(1982) de Werner Herzog e “Fellini Oito e Meio”(1963).
A seguir: Festival Varilux de Cinema Francês.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23