domingo, 11 de setembro de 2016

CINE TROPPO - SEMANA DE 19/11 A 25/11/15

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


“CHATÔ” FINALMENTE ESTREIA NO CIRCUITO BRASILEIRO
A Milocos, distribuidora de Guilherme Fontes, confirmou o lançamento de “Chatô” na última quinta-feira, dia 19. A estreia aconteceu no Rio de Janeiro, São Paulo e mais seis cidades paulistas: Campinas, Guarulhos, Barueri, Ribeirão Preto, Santo André e São Bernardo do Campo. O diretor e distribuidor conseguiram acordo com oito empresas exibidoras para lançar seu filme, cuja produção começou há 20 anos e teve suas filmagens interrompidas. Segundo o informativo Filme B, o filme estreou em dez salas da Zona Sul, quatro na Barra e uma na Zona Norte no Rio de Janeiro. A Cinemark garantiu ao filme o maior circuito, com 16 salas, incluindo dez em São Paulo e três no Rio. O circuito Kinoplex/Severiano Ribeiro lançou o filme em sete salas. O longa também estreou em quatro da Cinépolis, três salas do Circuito Espaço, três do Estação, duas da UCI, duas da Playarte e uma da Cinesystem. “Chatô” se transformou numa lenda do cinema brasileiro graças ao tempo de duração de sua produção, filmagem, pós-produção e lançamento. O diretor Guilherme Fontes procurou finalizar a produção várias vezes, mas teve problemas financeiros. O cineasta Francis Coppola (O Poderoso Chefão) foi convidado para ajudar na finalização do filme, mas não aceitou seu envolvimento com a produção. Agora, vinte anos depois do inicio da produção, é hora de conferir o filme logo que entre em cartaz em nosso circuito. O filme mostra a trajetória do magnata das comunicações Assis Chateaubriand e é baseado no livro de Fernando Moraes.

*A tragédia terrorista que abalou a França fez com que os cinemas de Paris fechassem as portas temporariamente. Depois de três dias fechados, a maior cadeia de cinema do país, a Gaumont-Pathé, decidiu voltar às atividades. Ainda assim, muitos lançamentos foram adiados, especialmente “Jane got a gun”, que tem Natalie Portman à frente do elenco. O filme, que estava marcado para o dia 20 de novembro, teve sua estreia empurrada para 2016. Algumas premières também foram canceladas, incluindo “Ponte dos espiões” de Steven Spielberg; “Mia madre” de Nanni Moretti; “Steve Jobs” e ”Legend”, estes dois últimos distribuídos pela Universal. A Lionsgate também decidiu cancelar as entrevistas do tapete vermelho de “Jogos vorazes: A esperança – O final”. Nos EUA, o longa tem estreia prevista para o dia 20 de novembro. Enquanto isso, a Gaumont manteve a data a estreia de ”L'Hermine”, comédia dramática com Fabrice Luchini (Dentro da casa), um dos maiores lançamentos de arte da semana na França.

*”Silence”, novo drama do cineasta Martin Scorsese (Cabo do Medo) está com filmagens em andamento.Escrita pelo roteirista Jay Cocks (Gangues de Nova York) a partir do livro homônimo do japonês Shusaku Endo, a história se passa no século XVII e foca em dois padres portugueses que são perseguidos e enfrentam atos de violência quando viajam ao Japão para procurar pelo mentor e exercer o sacerdócio junto a cristãos ilegais no país. No elenco, Liaam Neeson (A Lista de Schindler) e Andrew Garfield (O Espetacular Homem-Aranha).”Silence” estreia em 2016 mas ainda não há data definida. É possível que Scorsese consiga terminar de montá-lo para que o lançamento mundial aconteça no Festival de Cannes.

*As ações cineclubistas da ACCPA(Associação de Críticos de Cinema do Pará) tem sido bem prestigiadas pelo cinemaníaco paraense. “2001:Uma Odisseia no Espaço” de Stanley Kubrick foi agendado para nova sessão Cult e lotou o cine Líbero Luxardo. Na sessão de “Édipo Rei” de Pasolini,  um bom público participou da sessão e do debate que teve a participação do professor Ernani Chaves. As próximas sessões programadas incluem grandes filmes como “A Hora do Lobo” e “Fanny e Alexander” de Ingmar Bergman, “Dodeskaden” de Akira Kurosawa e uma homenagem á atriz Ingrid Bergman que completaria 100 anos em 2015.Em dezembro, a ACCPA promoverá a exibição de “A Felcicidade não se Compra” de Frank Capra numa sessão especial no cinema Olympia com entrada franca.

*No programa “Atualidades Cinematográficas” desta semana apresentei o tema principal da trilha sonora do filme “Furyo: Em Nome da Honra” de Nagisa Oshima  composto por Ryuich Sakamoto. No final do programa, depois de dicas do circuito comercial e alternativo/cineclubes, execução da canção ”You are so Beautiful” cantada por Joe Cocker e que faz parte da trilha sonora do filme “O Pagamento Final”(1993) de Brian de Palma. O programa é transmitido toda quinta-feira a partir das 14:30 h  pela rádio Liberal AM.



INDICAÇÕES


ESTREIA
“Jogos Vorazes - A Esperança : Final”
Filme de Francis Lawrence
Com Jennifer Lawrence

CONTINUAÇÃO
“Orfãos do Eldorado”
Filme de Guilherme Coelho
Com Daniel de Oliveira e Dira Paes

 “Numa Escola em Havana”
Filme de Ernesto Daranas
Cine Líbero Luxardo


CINECLUBE
“A Hora do Lobo”(1967)
Filme de Ingmar Bergman
Cineclube Alexandrino Moreira - Dia 23/11  

MEMÓRIA
“Let it Be”(1970)
Com The Beatles
Cartaz exibido nos cinemas ingleses nos anos 70

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira
Dia 23/11 – “A Hora do Lobo” de Ingmar Bergman. Com Liv Ullman, Max Von Sydow, Erland Josephson. Sessão às 19h. Entrada franca. Debate após a exibição.
*Cinema Olympia:
Até dia 24/11 – “O Anjo Azul” de Josef Von Steinberg. Com Marlene Dietrich. Sessão às 18:30h. Entrada franca. Apoio: Instituto Goethe.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 29/11 – “Numa Escola em Havana”. O filme mostra a relação entre uma professora experiente e um aluno rebelde.
Até dia 23/11 - Mostra de Cinema e Direitos Humanos. Fazem parte da programação 40 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Homenagem, Panorama e Temática. Todas as exibições são gratuitas.
 *Cineclube da Casa da Linguagem:
Dia 26/11 – “A Máquina do Tempo” (1960) de George Pal. Sessão às 18:30h. Entrada franca e debate após a exibição

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23