domingo, 11 de setembro de 2016

CINE TROPPO - SEMANA DE 28/04 A 04/05/16

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


“Cemitério do Esplendor” é a melhor estreia da semana
O diretor Apichatpong Weerasethaku  é um dos melhores realizadores do cinema atual. Sua obra é ímpar na estética cinematográfica atual. Depois de realizar o admirável “Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas” em 2011, ele lança “Cemitério do Esplendor”, um novo trabalho que merece total atenção do cinéfilo. O filme se passa numa pequena cidade da Tailândia onde vinte e sete soldados são vítimas de uma estranha doença do sono. Para tratá-los, uma escola abandonada serve como abrigo. Num ambiente realismo mágico e religioso, uma mulher tailandesa de meia-idade trabalha como voluntária no tratamento destes pacientes e lentamente percebe a história que os cerca. O diretor mantém aqui seu estilo de percepção da imagem deixando a câmera registrar sem pressa as mudanças dos personagens e lugares. O cinema de Weerasethaku não se enquadra numa narrativa clássica e por isso, para muitos, pode ser inacessível e até mesmo sem significados. Mas “Cemitério do Esplendor” reforça sua busca por uma forma de cinema mais introspectivo que valoriza a imagem e foge da banalização de temas e diálogos. Sou fã de sua obra que sempre me interessa, pois é diferente e estimula outros olhares sobre o cinema. “Cemitério do Esplendor” estreou esta semana no Cine Líbero Luxardo e é, até agora, o melhor filme do ano. Confira!

*Estive na inauguração do Cineclube do Museu do Estado do Pará que terá exibições mensais aos domingos de manhã. É um belo espaço para divulgar a cultura cinematográfica e certamente terá o apoio daqueles que gostam de cinema. O filme exibido foi o ótimo documentário “A Fotografia Oculta de Vivi Maier”. Parabéns pela iniciativa.

*Estudar é preciso. Ao lado do amigo Julio Vicari, estou na coordenação de um grupo de estudos de cinema na faculdade Estácio IESAM. A intenção é desenvolver o senso crítico em relação ao cinema através de temas e filmes específicos que serão debatidos em encontros mensais. Alunos da instituição de diversos cursos estão aptos para participar dessa iniciativa. Vamos em frente. Viva o CINEMA!

*Depois da palestra do professor Edison Ferreira sobre Cinema e o filósofo Gilles Deleuze, o Centro de Estudos Cinematográficos já anuncia sua próxima ação: um curso sobre a Nouvelle Vague, importante movimento cinematográfico que merece ser estudado. O curso será ministrado pelo professor Alberto Amaral nos dias 31/05 e 01/06/16 na Casa das Artes com inscrições grátis e emissão de certificado.

*Prince sempre será uma das grandes referências da música pop. Acompanho sua carreira desde o início e lamentei sua morte tão prematura aos 57 anos. Versátil, criativo e um grande instrumentista (com habilidades para tocar diversos instrumentos especialmente a guitarra), Prince deixou uma vasta discografia que emocionou muitos fãs em diversas décadas e que merece ser conhecida. Purple Rain, Prince!

*O Cineclube Alexandrino Moreira exibirá mensalmente dois filmes do mesmo diretor dentro da programação da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). A intenção é debater a obra de grandes cineastas com a exibição de suas melhores obras e provocar outras reflexões sobre seu trabalho. O diretor homenageado em Maio será o cineasta francês Jean-Luc Godard com a exibição de “Viver a Vida” e “Band a Part”. Agenda obrigatória.

*O filme brasileiro “Eles Voltam” é uma das melhores produções do cinema pernambucano. O filme mostra a história de dois irmãos que são deixados na beira de uma estrada pelos próprios pais. Os irmãos foram castigados por brigar constantemente durante uma viagem à praia. Após algumas horas, percebendo que os pais não retornaram, eles se separam e iniciam uma jornada de (re) descobrimento. Dirigido por Marcelo Lordello, o filme foi premiado no festival de Brasília e está com exibições no cinema Olympia até o dia 04/05. Entrada franca.


INDICAÇÕES

ESTREIA
“Eles Voltam”
Filme de Marcelo Lordello
Cine Olympia

CINECLUBE
“Viver a Vida”(1962)
Filme de Jean-Luc Godard
Cineclube Alexandrino Moreira – Dia 09/05

“Fale com Ela”(2002)
Filme de Pedro Almodóvar
Cine Líbero Luxardo – Dia 07/05

COTAÇÕES
“Cemitério do Esplendor” – Excelente
“Eles Voltam” – Muito Bom
“A Trilogia de Apu” (DVD) - Excelente
“Meu Amigo Hindu” - Razoável

MEMÓRIA
“A Última missão”(1973)
Filme de Hal Ashby
Cartaz exibido nos cinemas americanos nos anos 70


AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 09/05 – “Viver a Vida”(1962) de Jean-Luc Godard. Com Anna Karina. Sessão às 19 h. Entrada franca. Debate após a exibição.

 *Cinema Olympia:
Até dia 04/05 – “Eles Voltam” de Marcelo Lordello. Premiado no Festival de Brasília. Sessão às 18h30. Entrada franca.
De 05 a 18/05 – Mostra de Filmes Mexicanos.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 15/05 – “Cemitério de Esplendor” de Apichatpong Weerasethaku  e  “Que Viva Eisenstein – 10 Dias que Abalaram o México”  de Peter Greenway.
Dia 07/05 – “Fale com Ela” de Pedro Almodóvar. Sessão Cult às 15 h. Entradas franca. Debate após a exibição.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23