domingo, 11 de setembro de 2016

CINE TROPPO - SEMANA DE 04/02 A 10/02/16

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


JAQUES RIVETTE
*Jacques Rivette, diretor francês e um dos fundadores do importante movimento cinematográfico “Nouvelle Vague” nos anos 60, faleceu esta semana aos 87 anos. Rivette é um dos mais criativos diretores da história do cinema. Numa filmografia de alta qualidade,  procurou fazer do cinema um meio de experiências e eterna busca por novas formas de expressão. Seus filmes são inteligentes e exigem do espectador uma mobilização pelo seu entendimento. Filmes como “Duell”(1976) e “A Bela Intrigante”(1991) são ótimos exemplos de seu trabalho. Seu maior sucesso de público foi “A Religiosa”(1966) com Anna Karina (filme que será exibido pelo cineclube da ACCPA em março em homenagem ao seu importante trabalho). Rivette começou no cinema através da crítica de cinema e ao lado de Jean-Luc Godard, Claude Chabrol, François Truffaut e Eric Rohmer, e refletiu sobre os caminhos do cinema com ótimas criticas publicadas na revista “Cahiers Du Cinema”. Dessa turma, infelizmente, apenas Godard continua na sua “batalha” por novas formas de linguagem cinematográfica. Espero que alguns filmes inéditos de Rivette no Brasil como “Ne touchez pas la hache”(2007) e “36 vues du Pic Saint Loup” finalmente sejam lançados para que o público tenha acesso a genialidade deste grande cineasta.
*O drama “O Regresso”, novo filme do mexicano Alejandro Iñarritu que tem 12 indicações ao “Oscar”, é o grande lançamento do circuito comercial esta semana. O filme foi lançado na última quinta-feira em 535 salas. Vencedor de três Globos de Ouro – melhor filme drama, ator e diretor –, o longa tem uma das melhores atuações da carreira de Leonardo DiCaprio no papel de Hugh Glass, um homem que  inicia uma jornada para o oeste americano em busca de dinheiro, mas no caminho sofre um acidente em que é dado como morto mas consegue se recuperar para buscar vingança contra o homem que matou seu filho. O diretor Alexandre Iñarritu é o mesmo autor do excelente “Birdman” que ano passado ganhou vários prêmio e impressionou boa parte da crítica e do público. Neste novo filme, o diretor mostra seu talento num trabalho de roteiro e direção que merece admiração. “O Regresso” tem cenas antológicas numa jornada de um homem em busca de vingança. Di Caprio, grande ator de sua geração, merece todos os prêmios numa atuação perfeita e emocionante. Tom Hardy (Mad Max/Batman), ator que tem revelado uma evolução na sua carreira, também merece destaque junto com a fotografia e montagem. “O Regresso” merece atenção. Veja sem falta!
*Nos EUA, estreias em grande circuito estão em cartaz esta semana. “Orgulho e Preconceito e Zumbis”(Sony) está sendo exibido em 2,8 mil complexos. Adaptação do livro de Seth Grahame-Smith, o filme mistura comédia e horror para contar a história de uma heroína que precisa salvar o reino de uma praga de mortos-vivos.  No Brasil, o lançamento será no dia 25. Outro lançamento com grande número de salas é “A Escolha, baseado no livro de Nicholas Sparks. O longa conta uma história de amor atribulada entre vizinhos. Mas o melhor lançamento deve ser o novo filme dos irmãos Joel e Ethan Coen, “Ave, César (Universal) com George Clooney e Scarlett Johansson A trama se passa nos bastidores de Hollywood durante os anos 1950, quando o sequestro de um astro bagunça a produção de filme de época. O filme será lançado no Brasil no dia 7 de abril.
*A equipe do filme O Menino e o Mundo, primeira animação brasileira e latina a ser indicada ao “Oscar”, lançou uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse para a campanha de divulgação da obra em Los Angeles. A meta inicial é que se consiga arrecadar R$ 100 mil até o dia 28 de fevereiro. Até o momento, a campanha já atingiu mais da metade da meta, arrecadando cerca de R$ 59 mil.
*A Escola de Séries está com as inscrições abertas para a sua terceira temporada de oficinas, com foco em técnicas de criação de narrativas e apresentação de projetos no mercado audiovisual. A Escola é uma iniciativa do Sebrae RJ, em parceria com a ESPM, e tem o intuito de fomentar a produção audiovisual no estado do Rio de Janeiro. Serão oferecidas duas oficinas. A primeira, sobre transmídia, tem três módulos ministrados pelo jornalista e pesquisador Pedro Curi. Depois será a vez da oficina de pitching, em que serão analisados até oito projetos. O curso é dividido em quatro módulos e as aulas serão dadas por Victor Lopes, diretor, produtor e roteirista de “Betinho – A Esperança Equilibrista. Para realizar as inscrições e conferir a programação, acesse o site da Escola de Séries.

INDICAÇÕES
ESTREIA
“O Regresso”
Filme de Alexandro Iñarritu
Com Leonardo DiCaprio

CONTINUAÇÃO
“Carol”
Filme de Todd Haynes
Cine Líbero Luxardo

ESPECIAL
“Aviso aos Navegantes”(1950)
Com Oscarito e Grande Otelo
Cinema Olympia – Dias 07 e 09/02


LIVRO
“Os Demônios”(1971)
Filme de Ken Russel
Com Oliver Reed

MEMÓRIA
 “A Religiosa”(1966)
Filme de Jacques Rivette
Cartaz exibido nos cinemas franceses nos anos 60

AGENDA
*Cinema Olympia:
Dias 07 e 09/02 – “Aviso aos Navegantes” com Oscarito e Grande Otelo. Programação especial de Carnaval. Sessão às 16 h. Entrada franca.
Dia 10/02 – “Loki” de Paulo Henrique Fontelles.  Documentário musical sobre Arnaldo Batista (Os Mutantes). Sessão às 18:30 h. Entrada franca.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 14/02 – “Carol” de Todd Haynes. Com Cate Blanchett e Rooney Mara. 06 indicações ao “Oscar”.
Dia 13/02 – “Furyo: Em Nome da Honra” de Nagisa Oshima. Sessão Cult às 15 h. Homenagem ao ator/cantor David Bowie. Apoio : ACCPA.

*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 15/02 - “O Colecionador” de William Wyler. Com Terence Stamp e Samantha Eggar. Sessão às 19 h. Entrada franca. Debate após a exibição.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23