CINE TROPPO - SEMANA DE 18 A 24/08/16

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho


JANIS JOPLIN EM DOCUMENTÁRIO É O DESTAQUE DA SEMANA 
*O documentário "Janis: Little Girl Blue" é uma ótima introdução para o talento da grande cantora Janis Joplin. Muitas informações da sua vida pessoal, cenas de shows, fotos, depoimentos de amigos e músicos. Mas entendo que era necessário a contextualização musical da carreira de Janis. Os anos 60 foram repletos de alternativas musicais e o rock estava numa evolução constante graças aos Beatles, Bob Dylan entre outros artistas e era importante abordar esta questão. Além disso, senti falta de mais Janis Joplin. Ela cantando é mágico. É possível encontrar muito material de Janis ao vivo mas percebi que a intenção básica do documentário é uma abordagem mais pessoal da artista. É válido e por isso o filme deve ser assistido. Viva Janis! O filme está em exibição no Cine Estação.

*Esta semana tive o privilégio de comemorar os 80 anos do mestre Pedro Veriano. Um cinemaníaco, cinéfilo, estudioso, pesquisador, crítico de cinema que marcou minha formação cinematográfica e que continua me incentivando a gostar/entender o cinema como uma grande paixão. Meu pai Alexandrino, Veriano e Luzia Álvarez são meus eternos mestres. Saúde, paz e muitos filmes bons é meu desejo para este jovem senhor de 80 anos. Ave mestre!

* Um box com CD e DVD em homenagem ao beatle George Harrison foi lançado no Brasil pela livraria cultura. Músicos de novas gerações realizaram ótimas leituras da obra de Harrison com uma seleção que abrange músicas famosas e grandes composições "esquecidas" que revelam o grande talento deste extraordinário compositor. Vale a pena ouvir/sentir/interpretar estas canções. Um dos melhores lançamentos do ano!
*Já está disponível na internet o primeiro trailer oficial do novo filme de Christopher Nolan, “Dunkirk”. A história do filme acontece durante a segunda guerra mundial e incide sobre a evacuação de 1940 dos soldados aliados pelo exército britânico da cidade de Dunquerque. Nolan é responsável por bons filmes como “A Origem”, “Interestelar” e franquia “Batman”. Lançamento apenas em 2017.

 *A programação competitiva do Los Angeles Brazilian Festival, que será realizado de 17 a 20 de setembro na Califórnia terá vários longas e curtas metragens brasileiros. A edição 2016 também terá seminários, workshops e debates direcionados para questões referentes a indústria do audiovisual. Na mostra competitiva foram selecionados títulos como “Deserto” de Guilherme Weber; “Travessia” de João Gabriel; “Jonas” de Lo Piliti; “Cromossomo 21” de Alex Duarte; “Órfãos do Eldorado” com direção de Guilherme Coelho; e os documentários “O caso de Dionísio Diaz” de Fabiana Karla e Chico Amorim e “Eu sou Carlos Imperial” de Renato Terra e Ricardo Calil.

*A próxima ação do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) terá como tema "O Cinema de Quentin Tarantino” no próximo dia 30/08. O debate terá a minha presença e do crítico Arnaldo Prado Jr. e acontecerá na Casa das Artes a partir das 18h30min. Haverá emissão de Certificado de participação com inscrições grátis abertas a partir do dia 15/08/16. A ação do CEC tem o apoio e parceria da Fundação Cultural do Pará (Casa das Artes).

INDICAÇÕES
DVD
“A Night to Celebrate: George Fest”
Canções de George Harrison
Participação de Norah Jones, Dhani Harrison

LIVRO
“Cinema Explicito”
Livro sobre a representação do sexo e erotismo no cinema

BLU-RAY
“Coração Satânico”
Filme de Alan Parker
Com Robert De Niro e Mickey Rourke

TRILHA SONORA
“Blow Up” (1966)
Filme de Michelangelo Antonioni
Composição de Herbie Hancock

MEMÓRIA
“Paisagem na Neblina” (1988)
Filme de Theo Angelopoulos
Cartaz exibido nos cinema americanos nos anos 80

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 29/08 - “Ladrão de Bicicleta" de Vittorio De Sica. Sessão às 19 h, Entrada franca e debate após a exibição.
*Cine Olympia:
Até dia 24/08 – “Minhas Mentiras, Meu Amor". Sessão às 18h30min (domingos e feriados às 17h30min). Entrada franca.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 28/08: “A Ovelha Negra".Vencedor da mostra "Um Certo Olhar" de Cannes 2015,
*Cine Estação:
Até dia 25/08 – “Janis Little Blue Girl”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E O FINAL DE "ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ"

Cine Troppo - De 21 a 27/12/17

Cine Troppo - De 25 a 31/01/18