domingo, 11 de setembro de 2016

CINE TROPPO - SEMANA DE 14 A 20/07/16

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho


“HITCHCOCK/TRUFFAUT” É UM DOS DESTAQUES DO ANO
O documentário "Hitchcock/Truffaut" de Kent Jones é baseado no famoso livro que reuniu diversas entrevistas realizadas pelo cineasta François Truffaut com o mestre Alfred Hitchcock nos anos 60. É um belíssimo trabalho sobre a obra de Hitch e também sobre a relevância do Cinema. Com cenas de filmes comentadas, trechos em áudio das entrevistas, participação de diretores como Martin Scorsese e David Fincher, este documentário é indispensável para os cinéfilos assim como livro. Hitchcock é um dos mestres do cinema. É um dos poucos cineastas que entenderam a dimensão da linguagem cinematográfica e procurou utilizar todos os seus elementos de forma sempre criativa e estimulante para a plateia. Filmes como “Janela Indiscreta”, “Um Corpo que Cai”, “Psicose”, “Os Pássaros” entre outros, ofereceram outros olhares sobre o cinema. Seu cinema era percebido apenas como um cinema popular e comercialmente viável para agradar ao público mas foi com os jovens críticos da revista francesa Cahiers du Cinema que sua obra começou a ser mais valorizada a partir dos anos 50. Críticos como Jean-Luc Godard e François Truffaut, entre outros, valorizaram seu cinema através da análises fílmicas que até hoje são exemplos para se entender sua filmografia. Por isso, vale a pena assisitir este documentário que é um dos bons filmes do ano. Viva o cinema de Alfred Hitchcock!!

*O Projeto CINEMA E MÚSICA que acontece todo mês no cinema Olympia é um sucesso de público. Com a exibição de clássicos do cinema mudo acompanhados ao vivo pelo mastro Paulo José Campos de Melo, o projeto tem levado um bom público ao cinema Olympia. A curiosidade é que os maiores sucessos do projeto sempre acontecem com comédias (especialmente de Charlie Chaplin) e filmes de terror. No próximo dia 26/07/16 já está programado outro clássico importante do cinema: "O Corcunda de Notre Dame"(1923). Protagonizado por Lon Chaney, o filme é a primeira adaptação cinematográfica da obra de Victor Hugo. Para os cinéfilos de plantão estas sessões são um verdadeiro ato de cinefilia. Vale conferir.

*O Cineclube da ACCPA vai homenagear o cineasta Vittorio De Sica no próximo mês com a exibição de dois trabalhos fundamentais para entender sua obra: “Vítimas de Tormenta”(1946) e “Milagre em Milão”(1951). De Sica é um dos maiores cineastas italianos e sempre é interessante ver e rever seus trabalhos. Os filmes serão exibidos no Cineclube Alexandrino Moreira às 19 h com entrada franca e debate.

*Muitas ações estão sendo elaboradas para o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) até o final do ano. Já estão confirmadas palestras e debates sobre os diretores Quentin Tarantino, Pier Paolo Pasolini, as adaptações cinematográficas do teatrólogo Nelson Rodrigues, a importância do cinema “Noir” e um curso sobre a História do Cinema. Aguardem em breve mais informações.

*Muitos filmes de qualidade estão disponíveis em dvd/blu-ray no mercado brasileiro. Sugiro que o leitor procure assistir aos seguintes lançamentos: “O Chaplin que ninguém Viu”, “Guerra e Paz” (versão russa), “O Grande Motim” com Marlon Brandon, “Kwaidan As Quatro Faces do Medo” de Masaki Kobayashi,”Conspiração e Poder” com Robert Redford e Cate Blanchett, “A Arte de Jacques Rivette”, “Dheepan: O Refúgio” de Jacques Audiard e “Daniel” de Sidney Lumet.


INDICAÇÕES
DVD
“Guerra e Paz”
Filme de Serguei Bondarchuk
(1968)

LIVRO
“Abbas Kiarostami”
Livro sobre a obra do diretor iraniano
Produção da Mostra de Cinema de SP

BLU-RAY
“O Touro Indomável”
Filme de Martin Scorsese
Com Robert De Niro

TRILHA SONORA
“Full Metal Jacket”
Filme de Stanley Kubrick
Trilha composta por Abigail Mead

MEMÓRIA
“Os Pássaros” (1962)
Filme de Alfred Hitchcock
Cartaz exibido nos cinemas franceses nos anos 60

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 25/07 - “Europa 51” (1951) de Roberto Rosselini. Com Ingrid Bergman. Sessão às 19 h, Entrada franca e debate após a exibição.
Cine Oympia:
Até dia 20/07 – “O Boulevard do Crime”(1945) de Marcel Carné. Sessão às 18 h. Entrada franca.
Cine Líbero Luxardo:
Até dia 17/07: “Truman” com Ricardo Darín e “Zoom” de Pedro Morelli.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23