domingo, 31 de dezembro de 2017

Cine Troppo - De 30/11 a 06/12/17

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho


“Columbus” no circuito
*Aclamado no Festival de Sundance de 2017, “Columbus” está em exibição no cine Líbero Luxardo. De acordo com a revista Variety, o longa de estreia do diretor sul-coreano Kogonada remete a obras como a "Trilogia do Antes" de Richard Linklater, "Encontros e Desencontros" de Sofia Coppola e aos filmes de Yasujiro Ozu, mas possui um estilo próprio e uma visão única, o que o torna um autor para se assistir. Filmado na cidade de Columbus, conhecida por sua arquitetura moderna e única, o filme conta a história de Casey e Jin, ambos com problemas familiares e sobrecarregados pelo peso do futuro, que encontram refúgio um no outro e na arquitetura que os cerca. A obra trata de temas como a morte, a separação e a importância da arquitetura.
*Na terça-feira, dia 28/11, foi realizada mais um ação do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) com a palestra "Star Wars: Mitologia e Significado Político" que teve minha participação e do amigo e professor Ricardo Evandro Martins. Foi uma noite de cinefilia que proporcionou outras leituras sobre a saga de George Lucas. Agradeço a Casa das Artes para parceria, ao amigo Ricardo e ao público presente.
*As ações do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) serão ampliadas a partir de 2018. Além das palestras/debates mensais sobre Cinema, a cada dois meses haverá uma roda de conversa a partir de textos/teorias/críticas/pensamentos cinematográficos. A iniciativa busca colaborar com o estudo sobre a sétima arte e terá a participação de professores e cinéfilos que queiram contribuir com esse processo de compartilhar opiniões e reflexões. Textos de Andre Bazin, Ismael Xavier, Paulo Emílio Salles Gomes, Jacques Aumont, Gilles Deleuze, Glauber Rocha, David Bordwell entre outros serão estudados coletivamente. A iniciativa acontecerá na Casa das Artes e brevemente compartilharei mais informações sobre esta nova ação.
*A programação comemorativa aos 50 anos do cineclube da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) continuará em Dezembro. Estão programados o clássico “O Anjo Exterminador” de Luís Buñuel, “Vampiros de Almas” de Don Siegel e “Carlitos: O Genial Vagabundo”, documentário sobre Charles Chaplin que marcou com emoção uma exibição do cineclube nos anos 70.
*Uma mostra de filmes produzidos em Israel está em exibição até o dia 06/12 no cinema Olympia com entrada franca. A mostra têm filmes inéditos no Brasil e tem o apoio do Centro Israelita de Belém.
*”A Praça Alexandre” de R. W. Fassbinder e “Decálogo” de K. Kieslowsi estão de volta ao catálogo de vendas em dvd. São duas obras primas que estavam fora de circulação no mercado brasileiro. Obrigatório para cinéfilos.
*”Cinema Paradiso” de Giuseppe Tornatore, “Fellini 8 e meio” de Federico Fellini, “A Felicidade não se compra” de Frank Capra, “Metrópolis” de Fritz Lang e “O Leopardo” de Luchino Visconti serão lançados ainda em 2017 no formato blu-ray. Ótimos lançamentos!

INDICAÇÕES
ESTREIAS
“Assassinato no Expresso Orient”
Filme de Kenneth Branagh
Com Johnny Depp

“Antes o tempo não Acabava”
Filme de Sérgio Andrade
Com Rita Carelli

CONTINUAÇÃO

“Columbus”
Filme de Kogonada
Cine Líbero Luxardo

CINECLUBE
“O Anjo Exterminador”
Filme de Luís Buñuel
Cine Líbero Luxardo- Dia 02/12

MEMÓRIA
“Os Esquecidos”(1955)
Filme de Luiz Buñuel
Cartaz exibido nos cinemas

 AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 11/12 – “Vampiros de Almas”(1956) de Don Siegel. Sessão às 19 h. Entrada franca. Debate após a exibição.
*Cine Olympia:
Até dia 06/12 – “Mostra de Cinema Israelense”. Sessão às 18h30min (exceto sábados, domingos e feriados às 17h30min). Entrada franca.
*Cine Líbero Luxardo:
Até 06/12 – “Columbusx” e “Eu, Olga Hepnarivá”.
*Centro de Estudos Cinematográficos (Casa das Artes):


Dia 12/12 – “"Dunkirk/La La Land/Mãe!/De Canção em Canção: Os Melhores/Piores Filmes do Ano? Um tributo aos diferentes olhares cinematográficos".Horário: 18h30min. Inscrições gratuitas. Emissão de certificados de participação. 

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23