CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho
“Columbus” no circuito
*Aclamado no Festival de Sundance de 2017, “Columbus” está em exibição no cine Líbero Luxardo. De acordo com a revista Variety, o longa de estreia do diretor sul-coreano Kogonada remete a obras como a "Trilogia do Antes" de Richard Linklater, "Encontros e Desencontros" de Sofia Coppola e aos filmes de Yasujiro Ozu, mas possui um estilo próprio e uma visão única, o que o torna um autor para se assistir. Filmado na cidade de Columbus, conhecida por sua arquitetura moderna e única, o filme conta a história de Casey e Jin, ambos com problemas familiares e sobrecarregados pelo peso do futuro, que encontram refúgio um no outro e na arquitetura que os cerca. A obra trata de temas como a morte, a separação e a importância da arquitetura.
*Na terça-feira, dia 28/11, foi realizada mais um ação do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) com a palestra "Star Wars: Mitologia e Significado Político" que teve minha participação e do amigo e professor Ricardo Evandro Martins. Foi uma noite de cinefilia que proporcionou outras leituras sobre a saga de George Lucas. Agradeço a Casa das Artes para parceria, ao amigo Ricardo e ao público presente.
*As ações do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) serão ampliadas a partir de 2018. Além das palestras/debates mensais sobre Cinema, a cada dois meses haverá uma roda de conversa a partir de textos/teorias/críticas/pensamentos cinematográficos. A iniciativa busca colaborar com o estudo sobre a sétima arte e terá a participação de professores e cinéfilos que queiram contribuir com esse processo de compartilhar opiniões e reflexões. Textos de Andre Bazin, Ismael Xavier, Paulo Emílio Salles Gomes, Jacques Aumont, Gilles Deleuze, Glauber Rocha, David Bordwell entre outros serão estudados coletivamente. A iniciativa acontecerá na Casa das Artes e brevemente compartilharei mais informações sobre esta nova ação.
*A programação comemorativa aos 50 anos do cineclube da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) continuará em Dezembro. Estão programados o clássico “O Anjo Exterminador” de Luís Buñuel, “Vampiros de Almas” de Don Siegel e “Carlitos: O Genial Vagabundo”, documentário sobre Charles Chaplin que marcou com emoção uma exibição do cineclube nos anos 70.
*Uma mostra de filmes produzidos em Israel está em exibição até o dia 06/12 no cinema Olympia com entrada franca. A mostra têm filmes inéditos no Brasil e tem o apoio do Centro Israelita de Belém.
*”A Praça Alexandre” de R. W. Fassbinder e “Decálogo” de K. Kieslowsi estão de volta ao catálogo de vendas em dvd. São duas obras primas que estavam fora de circulação no mercado brasileiro. Obrigatório para cinéfilos.
*”Cinema Paradiso” de Giuseppe Tornatore, “Fellini 8 e meio” de Federico Fellini, “A Felicidade não se compra” de Frank Capra, “Metrópolis” de Fritz Lang e “O Leopardo” de Luchino Visconti serão lançados ainda em 2017 no formato blu-ray. Ótimos lançamentos!
INDICAÇÕES
ESTREIAS
“Assassinato no Expresso Orient”
Filme de Kenneth Branagh
Com Johnny Depp
“Antes o tempo não Acabava”
Filme de Sérgio Andrade
Com Rita Carelli
“Columbus”
Filme de Kogonada
Cine Líbero Luxardo
CINECLUBE
“O Anjo Exterminador”
“O Anjo Exterminador”
Filme de Luís Buñuel
Cine Líbero Luxardo- Dia 02/12
MEMÓRIA
“Os Esquecidos”(1955)
“Os Esquecidos”(1955)
Filme de Luiz Buñuel
Cartaz exibido nos cinemas
AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 11/12 – “Vampiros de Almas”(1956) de Don Siegel. Sessão às 19 h. Entrada franca. Debate após a exibição.
*Cine Olympia:
Até dia 06/12 – “Mostra de Cinema Israelense”. Sessão às 18h30min (exceto sábados, domingos e feriados às 17h30min). Entrada franca.
*Cine Líbero Luxardo:
Até 06/12 – “Columbusx” e “Eu, Olga Hepnarivá”.
Dia 12/12 – “"Dunkirk/La La Land/Mãe!/De Canção em Canção: Os Melhores/Piores Filmes do Ano? Um tributo aos diferentes olhares cinematográficos".Horário: 18h30min. Inscrições gratuitas. Emissão de certificados de participação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário