domingo, 31 de dezembro de 2017

Cine Troppo - De 22 a 28/06/17

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho



Festival de Cinema Europeu – 2017
O Festival de Cinema Europeu nesta 13ª edição abre um espaço fundamental e importante trazendo como recorte curatorial as mulheres no cinema. É o objetivo de prestigiar filmes europeus dirigidos por mulheres e/ou com abordagens de questões femininas e de igualdade de gênero. O recorte amplia e promove um debate sobre a importância de um espaço de expressão, visibilidade e reflexão da mulher dentro da sétima arte. Com apoio da EUNIC Brasil – Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de Países Membros da União Européia – e da Delegação da União Européia no Brasil, o Festival de Cinema Europeu 2017 está em exibição no cinema Olympia desde o dia 20/06 com exibições programadas até o dia 01/07. Confira a programação a partir do dia 25/06 sempre com entrada franca.
Dia 25/06
Filme: “Hannah Arendt”- País: Alemanha
Sinopse: Biografia de Hannah Arendt, com destaque em sua observação e análise do processo de Adolf Eichmann. Além do retrato narrativo, o apresenta relatos do ambiente de imigração judaico-alemã da Nova York de inícios da década de 60.
Dia 25/06
Filme: “Belleville Baby”- País: Suécia
Sinopse: Um amante do passado liga para uma diretora de cinema e diz a ela que passou vários anos na prisão. Ela se lembra da primavera, quando eles se encontraram, dos tumultos, da Vespa e do gato que ele a presenteou. Ela também se lembra de que um dia ele desapareceu.
Dia 27/06
Filme: “O Menino na Ponte”- País: Chipre
Sinopse: Sócrates, de doze anos, passa os dias quentes do verão em sua bicicleta, brincando e atormentando os residentes locais. Sua vida despreocupada chega ao fim quando descobre que sua tia e primo sofrem violência doméstica por parte de seu tio Hambo.
Dia 28/06
Filme: “Tigre na Cidade”- País: Eslováquia
Sinopse: Filmado em Bratislava, Tigres na cidade é uma tentativa de retratar aqueles que estão na faixa dos 30 e começam a ver a vida de uma forma séria.
Dia 29/06
Filme: “O Caminho de Halima”- País: Croácia
Sinopse: Halima, uma corajosa e forte mulher muçulmana, tenta encontrar os restos mortais de seu filho morto na Guerra da Bósnia. Porém, para isso, ela precisa reviver dores e mistérios do passado.
Dia 30/06
Filme: “De sua Janela a Minha”- País: Espanha
Sinopse: Violeta, Inês e Luisa são mulheres de idades diferentes, cujos dias transcorrem em aparente placidez do outro lado da janela. Os campos de trigo, o refúgio na montanha e as ruas de uma velha cidade são os lugares onde transcorrem suas vidas, peneiradas por lembranças.
Dia 01/07
Filme: “Pavee Lakeen- A Cigana”- País: Irlanda
Sinopse: O filme é um retrato íntimo da jovem Winnie e de sua família que vive em um trailer em uma área industrializada desolada de Dublin. É um relato inabalável de uma comunidade marginalizada, vivendo em extrema pobreza em uma então próspera Irlanda.

INDICAÇÕES
ESTREIAS
“O Circuito”
Filme de James Pondsolt
Com Tom Hanks

“T2 Transpotting”
Filme de  Danny Boyle
Com Ewan McGregor

“A Filha”
Filme de Simon Stone
Cine Líbero Luxardo

LIVRO
“As Distâncias do Cinema”
De Jacques Rancière
Editora Contraponto

MEMÓRIA
“Nossa Música”(2003)
Filme de Jean-Luc Godard
Cartaz exibido nos cinemas franceses

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 26/06 – “O Cinema de R. W. Fassbinder – “Effi Briest”. Sessão às 19h. Entrada franca. Debate após a exibição. .
*Cinema Olympia:
Até dia 01/07 – “Festival de Cinema Europeu – 2017”. Sessão às 18:30 h (exceto domingo às 17:30). Entrada franca.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 01/07 - “A Filha” e “T2 Transpotting”.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23