domingo, 31 de dezembro de 2017

Cine Troppo - De 19 a 25/10/17

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho


“Um Filme de Cinema” no circuito alternativo
*“Um Filme de Cinema” de Walter Carvalho (foto) é um dos destaques da semana. O diretor conversou durante 14 anos com cineastas mundialmente consagrados para realizar um documentário que tem como objetivo descobrir a construção cinematográfica e sua linguagem. O filme traz depoimentos de conhecidos diretores como Hector Babenco, Julio Bressane, Andrzej Wajda, Ruy Guerra, Ken Loach, Béla Tarr, Gus Van Sant, Jia Zhangke e Lucrecia Martel, entre outros. Além de entrevista com Ariano Suassuna sobre as incríveis histórias de sua memória de menino nos cinemas das cidades do interior, o documentário mostra um encontro com o ator italiano Salvatore Cascio, que revisitou locações do clássico "Cinema Paradiso", de 1988, clássico do cinema dirigido por Guiuseppe Tornatore. Com fotografia de Lula Carvalho e Pablo Baião, o documentário aborda temas técnicos como as narrativas dos filmes, os planos longos, o ritmo, o som, o espaço e o tempo. Vale conferir!
*O filme nacional “Corpo Elétrico” voltou a ser exibido no cine Líbero Luxardo numa parceria com a Vitrine Filmes e Petrobrás O filme mostra a vida de Elias que trabalha como assistente da estilista Diana em uma confecção de roupa feminina. Ele se apaixona por Filipe, um imigrante africano que trabalha na linha de produção, e começa a organizar festas para ter motivos extras para encontrar o garoto. É um dos filmes brasileiros mais elogiados do ano.  
*”Como nossos pais” de Laís Bodansky está em exibição no cine Líbero Luxardo. Vencedor do prêmio de melhor filme no festival de Gramado, o filme revela a história de Rosa que passa por uma fase muito complicada de sua vida. Aos 38 anos, ela tenta se dividir entre as obrigações diárias com a família e a carreira sem deixar de lado seus sonhos e anseios pessoais. Um dia, após uma notícia impactante vinda de sua mãe, ela decide deixar as regras de lado e descobre que a vida pode proporcionar muitas coisas boas.  
*O Dia Internacional de Animação Edição 2017 terá mostra oficial de filmes realizada simultaneamente em todo país. A mostra  é composta por uma hora de curta metragens brasileiros (MOSTRA NACIONAL) e neste ano em comemoração aos 100 anos de animação brasileira haverá uma hora de curtas metragens históricos (MOSTRA HISTÓRICA). Essas duas horas de programação são imperdíveis e poderá ser assistida no dia 28 de novembro no cinema Olympia com entrada franca.
*"Ran" de Akira Kurosawa será exibido na Sessão Cult (Cine Líbero Luxardo) em Novembro dentro das comemorações dos 50 anos do Cineclube da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA). Obra prima!

INDICAÇÕES
ESTREIAS
“Bem vindo à Alemanha”
Cine Olympia
De 19 a 25/1/17

"Tempestade Planeta em Fúria”
Filme de Dean Devlin
Com Gerard Butler

CONTINUAÇÃO
“Um Filme de Cinema”
Filme de Walter Carvalho
Cine Líbero Luxardo

“Blade Runner 2049”
Filme de Dennis Villeneauve
Com Harrison Ford

MEMÓRIA
“Trilogia das Cores”
Filme de K. Kieslowski
Cartaz exibido nos cinemas americanos

 AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 30/10/17 – O Cinema de Frank Capra – “Do Mundo nada se Leva” (1938). Sessão às 19 h. Entrada franca. Debate após a exibição.
*Cine Olympia:
Até dia 25/10 – “Bem Vindo à Alemanha”. Sessão às 18h30min (exceto domingos e feriados às 17h30min). Entrada franca.
*Cine Líbero Luxardo:
Até 25/10 – “Como nossos pais” de Laís Bodansky e “Um Filme de Cinema” de Walter Carvalho.
*Centro de Estudos Cinematográficos (Casa das Artes):
Dia 31/10 – “Blade Runner: A Filosofia das Lágrimas na Chuva”. Palestra com o professor Ricardo Evandro Martins. Horário: 18h30min. Inscrições gratuitas. Emissão de certificados de participação.
*Cine FIBRA (Auditório da Faculdade FIBRA):
Dia 28/10 – Sessão especial de cineclube com o tema "Nazismo, Ideologia & Poder - Uma Leitura do filme Julgamento de Nuremberg (1962)" com palestra do professor João Vítor Maués e debate. Horário especial às 16h. Entrada franca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23