domingo, 31 de dezembro de 2017

Cine Troppo - De 06 a 12/07/17

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho



Filma nacional é destaque no circuito alternativo

*“Do Outro Lado do Atlântico” de Márcio Câmara e Danielle Ellery é uma das principais estreias da semana no circuito local. O filme trata das relações históricas e culturais entre Brasil e África, a partir das experiências de vida de estudantes africanos de países língua portuguesa em diferentes cidades do Brasil. As trocas culturais e o imaginário criado através dos espelhamentos, e estereótipos, construídos nos dois lados do Atlântico são temas que projetam um olhar para o passado, presente e futuro dessas relações. “Do Outro lado do Atlântico” foi exibido no Nuevo Cine Latino Americano 2015, no Cine Ceará 2016, no 37º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, no 23º New York African Film Festival (NYAFF) 2016, no XXXI Black International Cinema Berlin/ Germany & USA 2016 e no 7º Festin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa. . O filme é inédito em Belém e será exibido no cinema Olympia com entrada franca até o dia 12/07.

*O Cine Estação é/foi uma grande referência cultural para os cinéfilos da cidade. Uma programação de alto nível era constante e melhorava a qualidade do nosso circuito exibidor alternativo (ao lado do Cinema Olympia e Cine Líbero Luxardo). Infelizmente, tudo indica que outro caminho de programação será realizado. A comédia nacional "Um Tio Quase Perfeito" e "Logan" estão programados para exibição em julho. Independente do mérito (ou não) dos filmes entendo que se pretende mudar o conceito alternativo de um cinema tão importante. Teremos agora mais um cinema comercial na cidade? Parece que sim. Isso é bom? Entendo que não. Espero que o cine Estação volte aos seus melhores momentos quando evidenciava a diversidade da cultura cinematográfica. Estou na torcida, de pé, esperando esse gol.

*Mostra de filmes do cineasta japonês Akira Kurosawa iniciou no dia 05/07 no Sesc Boulevard. Kurosawa é um dos diretores mais importantes do cinema com uma filmografia extraordinária. Merece atenção.

*No final de junho foi realizado o último dia da exibição/debate de "História(s) do Cinema" do mestre Jean-Luc Godard na Casa das Artes com quatro dias de grandes reflexões sobre o cinema e Godard entre outros assuntos relacionados a este grande trabalho que ele realizou entre 1988 e 1998. Agradeço a parceria do amigo John Fletcher, a direção da Casa das Artes e ao público presente que ajudaram na construção deste momento mágico de cinefilia.

*Roger Waters com seu novo CD “Is This Life We really want?” comprova a resistência do talento de uma geração que não envelhece mentalmente, musicalmente, criativamente. Na faixa dos 70 anos, Waters  (um dos gênios do grupo de rock progressivo Pink Floyd) revela uma juventude que está em falta em muitos jovens que não experimentam, não exploram e apenas seguem o fluxo de uma indústria cultural que raramente tem compromisso com a qualidade. Ave, Waters!

*A biblioteca da Casa das Artes (antigo IAP) disponibiliza excelentes livros de cinema do acervo doado pelo mestre Maiolino Miranda. Os cinéfilos terão acesso a excelentes leituras com livros nacionais e estrangeiros e por isso merecem atenção. 

INDICAÇÕES
ESTREIAS
“Homem-Aranha: De Volta para Casa”
Filme de Jon Watts
Com Tom Holland

“Do Outro Lado do Atlântico”
Filme de Márcio Câmara e Danielle Ellery
Cine Olympia

BREVE
“De Canção em Canção”
Filme de Terrence Malick
Cine Líbero Luxardo

LIVRO
“Bernadet: Impacto e Influência no  Cinema Brasileiro”
Organização: Ivonete Pinto e Orlando Margarido
Lançamento da ABRACCINE

MEMÓRIA
“Terra de Ninguém”(1976)
Filme de Terrence Malick
Cartaz exibido nos cinemas americanos

 AGENDA
*Cine Olympia:
Até dia 12/07 – “Do Outro lado do Atlântico” de Márcio Câmara e Danielle Ellery. Sessão às 18h30min (exceto domingo e feriado às 17h30min). Entrada franca.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 12/07– Maratona 45 anos de “O Poderoso Chefão”.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23