domingo, 31 de dezembro de 2017

Cine Troppo - De 20 a 26/07/17

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho



“Dunkirk” estreia dia 27/07

*“Dunkirk” de Christopher Nolan (Batman: O Cavaleiro das Trevas/A Origem/Interestelar)) será lançado no Brasil no próximo dia 27/07. O filme, recebeu críticas extremamente positivas de conceituadas publicações internacionais. O filme acompanha o cerco alemão às forças aliadas em Dunkirk durante a Batalha da França, em 1940. A proposta de Nolan, que usou câmeras IMAX nas filmagens, era mostrar a Segunda Guerra de todas as perspectivas: terra, água e ar. O diretor mobilizou quase 6 mil figurantes e privilegiou a autenticidade, com embarcações e aviões de época. No elenco, atores desconhecidos do grande público como Fionn Whitehead e Tom Glynn-Carney ao lado de veteranos como Kenneth Branagh, Cillian Murphy e Tom Hardy.  “Dunkirk” entrou em cartaz nos Estados Unidos no dia 21 em 3,6 mil complexos, e chega no Brasil (incluindo Belém) no dia 27 de julho. Fora do Brasil, o filme terá o lançamento no formato 70mm, com um circuito de 125 cinemas.
*O Cine Líbero Luxardo está de recesso até o final de julho e retornará com sua programação normal no início de agosto com o excelente documentário “Eu não sou seu Negro” que foi indicado ao “Oscar” deste ano.
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA pretende homenagear o cineasta francês Rene Clair em Agosto com a exibição de clássicos de sua filmografia. As exibições deverão acontecer no cineclube Alexandrino Moreira com entrada franca e debate após a exibição. Ainda sobre a ACCPA: em novembro, o cineclube da associação completa 50 anos de atividades e por isso será realizada uma programação especial no período.
*O cineasta George Romero e o ator Martin Landau faleceram recentemente depois longas carreiras no cinema. Romero ficou famoso pelos filmes sobre zumbis que influenciaram gerações de cinemaníacos e Landau ficou conhecido pelo seu enorme talento como ator em filme especiais como “Crimes e Pecados” de Woody Allen e “Ed Wood” de Tim Burton (filme em que foi premiado com o “Oscar” de melhor ator coadjuvante).
*”A Cidade Perdida de Z” de James Gray foi exibido em curtíssima temporada nos cinemas de Belém e merece uma reexibição. É um belo trabalho do mesmo diretor de “Amantes” e não deve ser incluído na relação de filmes mal lançados na cidade. O público cinéfilo local merece conhecer este filme numa tela de cinema.

INDICAÇÕES
ESTREIA
“Crazy”
Filme Alemão
Cinema Olympia

BLU-RAY
“Lawrence da Arábia”(1960)
Filme de David Lean
Com Peter O´toole

DVD
“O Selvagem” (1953)
Edição Especial
Com Marlon Brando

LIVRO
“A Arte do Cinema – Uma Introdução”
De David Bordwell e Kristin Thompson

MEMÓRIA
“Os Sete Samurais”(1954)
Filme de Akira Kurosawa
Cartaz exibido nos cinemas americanos

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Em Agosto – Homenagem ao cineasta francês Rene Clair.
*Cinema Olympia:
Até dia 26/07 – “Crazy”. Sessão às 18:30 h (exceto domingo às 17:30). Entrada franca.
*Cine Líbero Luxardo:
Em Agosto – “Eu não sou seu Negro”. Documentário indicado ao “Oscar” 2017..

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23