domingo, 31 de dezembro de 2017

Cine Troppo - De 05 a 11/10/17

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho


“Blade Runner 2049” é o destaque da semana
A aguardada sequência de “Blade Runner” de Ridley Scott finalmente estreou no circuito mundial esta semana. Nunca houve garantia de que haveria continuação para este clássico do cinema que não teve boa bilheteria na época de seu lançamento em 1982, mas que se transformou num “cult movie” nos anos posteriores. O diretor Ridley Scoot e o ator Harrison Ford declararam várias vezes que não havia interesse deles nessa continuação, mas o projeto finalmente ganhou forma nos últimos anos e sob a direção de Denis Villeneuve (de “A Chegada”) finalmente poderemos testemunhar desdobramentos da história que tratava sobre homens e replicantes com altas referências filosóficas. A critica internacional tem publicado boas impressões sobre “Blade Runner 2049” e por isso as expectativas do público aumentaram sobre a qualidade do novo filme, atores, histórias, trilha sonora (no original composta pelo compositor grego Vangelis) entre outros elementos da composição cinematográfica. Dirigido por Denis Villeneuve e produzido por Ridley Scott, o longa traz Harrison Ford novamente ao papel de Rick Deckard, contracenando com Ryan Gosling, ator que vem se destacando nos últimos anos. A seguir, publico algumas impressões que foram divulgadas nos sites de cinema nos últimos dias como forma de contribuir para a curiosidade e expectativa do leitor da coluna. Feliz Círio para todos!
"Rolling Stone"
"A sequência deslumbrante de Villeneuve está em seu caminho para se tornar uma lenda do cinema".
"The Wrap"
"É difícil falar mal de reboots e sequências tardias quando a exceção à regra é 'Blade runner 2049'. Sem cinismo caça-níqueis ou repetição de fórmulas, essa sequência consegue aprofundar as ideias do primeiro filme".
"The Independent"
"Como 'O Poderoso Chefão II', é uma sequência de um filme muito celebrado que pode ser até melhor que o original".
"Consequence of Sound"
"Pode parecer prematuro atribuir a palavra 'obra-prima' a uma sequência de um filme dos anos 1980, mas sua audácia e perfeição formal - sem mencionar seu peso temático - não deixa alternativa".
"Entertainment Weekly"
"2049 busca, e encontra, algo notável: a elevação do cinema mainstream à alta arte". .
"Variety"
"Um filme de ação visualmente deslumbrante cujas emoções não-convencionais podem ser descritas de muitas formas, de tentadoras a tediosas, mas nunca artificialmente inteligentes".
"The Guardian"
"Esse filme só tem que ser assistido na maior tela possível. 'Blade Runner 2049' é um espetáculo narcótico de vastidão misteriosa e impiedosa, por sua vez satírica, trágica e romântica".
"USA Today"
"Superelegante e profundamente humano, mesmo com hologramas e androides, a sequência espetacular pega a história de detetive do primeiro filme e a transforma numa grande mitologia de identidade, memória, criação e revolução".

INDICAÇÕES
ESTREIA

“Blade Runner 2049”
Filme de Dennis Villeneuve
Com Harrison Ford

CONTINUAÇÃO
“O Estranho que nós Amamos”
Filme de Sophia Coppola
Com Nicole Kidman

CINECLUBE
“Do Mundo nada se Leva”
Filme de Frank Capra
Cineclube Alexandrino Moreira – Dia 30/10

 TRILHA SONORA
“Blade Runner”
De Vangelis
1994

MEMÓRIA
“Um Punhado de Bravos” (1945)
Filme Raoul Walsh
Cartaz exibido nos cinemas americanos

 AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 30/10/17 – O Cinema de Frank Capra – “Do Mundo nada se Leva” (1938). Sessão às 19 h. Entrada franca. Debate após a exibição.
*Cine Olympia:
Até dia 10/10 – Projeto CINEMA E MÚSICA com “As Três Idades” de Buster Keaton. Sessão às 18h30min. Entrada franca. Apoio: Fundação Carlos Gomes.
Der 11 a 18/10 – “O Homem das Multidões”.
*Cine Líbero Luxardo:
Até 11/10 – “O Estranho que nós amamos” e “Como nossos pais”


Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23