domingo, 31 de dezembro de 2017

Cine Troppo - De 12 a 18/10/17

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho


“Blade Runner 2049” é um momento mágico do cinema moderno
*"Blade Runner 2049" é excelente. Um momento mágico do cinema moderno. Entendo que o filme vai além das expectativas criadas em relação ao primeiro filme e tem constantes referências aos seus personagens. A direção de Denis Villeneuve é digna de elogios, pois ele conseguiu realizar um "blockbuster" com ideias, reflexões e conexões com o gênero ficção científica. É um filme especial sob o ponto de vista estético. Um filme "noir" moderno com imagens e narrativa visual diferenciada que se incorporam a um roteiro criativo que explora com sensibilidade o tema da mortalidade dos humanos e da possível imortalidade dos replicantes. É um filme tão significativo que é possível criar textos/interpretações sobre seu conjunto e também separadamente sobre cada elemento da sua composição cinematográfica como, por exemplo, a sua fotografia. Vale assistir mais de uma vez para ficar atento e mais imerso em todos os seus aspectos fílmicos. Você já assistiu ao filme? Não perca. É um dos melhores filmes do ano. Ainda sobre "Blade Runner": está confirmada a palestra/debate do professor Ricardo Evandro Martins sobre o filme de Ridley Scott lançado em 1982. A palestra será uma ação do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) sob minha coordenação e acontecerá no dia 31/10 às 18h30min na Casa das Artes com o título "Blade Runner: A Filosofia das lágrimas na chuva". As inscrições serão gratuitas com emissão de certificados de participação.
*O Cine FIBRA (auditório da Faculdade FIBRA) terá uma sessão especial de cineclube no dia 28/10 com o tema "Nazismo, Ideologia & Poder - Uma Leitura do filme Julgamento de Nuremberg (1962)" com palestra do professor de história João Vítor Maués numa mesa redonda que terá convidados e minha mediação. A entrada é franca. A sessão iniciará às 16 h (devido à longa duração do filme) e em seguida haverá a palestra. Agende-se. Em tempos de intolerância e distorções da história será ótimo (re) ver este clássico do cinema. Em breve mais informações sobre este evento especial.
*O Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) promoverá uma palestra com o tema "A Sociedade do Espetáculo" baseado na obra de Guy Debord. A ação terá minha participação e do amigo e professor John Fletcher e está prevista para o dia 28/11. Em breve mais informações.
*O Cineclube da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) completara 50 anos no próximo dia 01 de novembro e uma programação especial será elaborada para comemorar as atividades de um dos cineclubes mais antigos do Brasil. A história deste cineclube e seus idealizadores merece ser reconhecida. Parabéns para todos os envolvidos nesta bela trajetória. Fico feliz de poder contribuir com estas ações de cultura cinematográfica.

INDICAÇÕES
ESTREIAS
“David Lynch – A Vida de um Artista”
Filme de Jon Nguyen.
Cine Líbero Luxardo

“O Homem das Multidões”
Filme de Marcelo Gomes e Cao Guimarães
Cinema Olympia

“Um Filme de Cinema”
Filme de Walter Carvalho
Cine Líbero Luxardo

 TRILHA SONORA
“Themes”
Coletânea de trilhas de Vangelis
1989

MEMÓRIA
“Kanal” (1957)
Filme Andrzej Wajda
Cartaz exibido nos cinemas poloneses

 AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 30/10/17 – O Cinema de Frank Capra – “Do Mundo nada se Leva” (1938). Sessão às 19 h. Entrada franca. Debate após a exibição.
*Cine Olympia:
Até dia 18/10 – “O Homem das Multidões”. Sessão às 18h30min (exceto domingos e feriados às 17h30min). Entrada franca.
*Cine Líbero Luxardo:
Até 18/10 – “David Lynch: A Vida de um Artista”.
*Centro de Estudos Cinematográficos (Casa das Artes):
Dia 31/10 – “Blade Runner: A Filosofia das Lágrimas na Chuva”. Palestra com o professor Ricardo Evandro Martins. Horário: 18h30min. Inscrições gratuitas. Emissão de certificados de participação.



Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23