domingo, 31 de dezembro de 2017

Cine Troppo - De 09 a 15/11/17

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho


Debates e aprendizados pelo Cinema
*Nas últimas semanas participei de eventos/ações importantes de Cinema em Belém. "Julgamento em Nuremberg"(1962) foi exibido no Cine FIBRA no dia 28/10 e após a exibição houve um debate com participação de professores de História que ajudaram a analisar o filme sob pontos de vista da história e da política. Excelente debate que teve boa participação do público sobre um filme atual que, entre tantas questões, revela os caminhos da intolerância (tema infelizmente presente em nossos tempos modernos). No Recírio tive a oportunidade de assistir o documentário "Retratos da Fé" que dá voz/imagem aos fotógrafos que há muitos anos se dedicam a captar imagens de fé na procissão do Círio de Nazaré. Belo trabalho que merece ser assistido sob outra visão daqueles que têm fé e daqueles que com sua fé tentam registrar essa fé em imagens. Assisti também em sessão especial o documentário "Exodus: De Onde Vim não existe mais" de Hank Levine que relata história de refugiados em diversos países e sua luta pela sobrevivência/existência/identidade. Excelente trabalho que procura sensibilizar o público sobre o uma situação de crise humanitária que os países ainda não tiveram sensibilidade para solucionar. Filme obrigatório que merece atenção (está em exibição no Cine Líbero Luxardo). Todas essas ações confirmam a importância do Cinema como ferramenta de diálogo pedagógico em diversos temas/debates/visões. O Cinema deve ser considerado como uma arte séria. Quando isso acontece o resultado é sempre estimulante. Agradeço a participação nestes eventos/ações culturais de Cinema. Ave!
*Coordenar/participar de debates sobre filmes é sempre muito estimulante. É um grande momento de aprendizado e de amor pelos filmes e pelo Cinema. Entre tantas sessões que participei nos últimos anos certamente a sessão Cult com "Stalker" de Andrei Tarkovski será muito especial. Cinema lotado com muitos jovens que não conheciam o filme e que depois (em sua maioria) ficaram para o debate que teve minha participação e do amigo Ricardo Evandro Martins. Reflexões e interpretações sobre o filme foram expostas num processo de aprendizado que enriquece outras leituras sobre a obra prima de Tarkovski. Agradeço ao amigo Ricardo, a direção do Cine Líbero Luxardo e ao público presente na sessão por esse momento histórico do cineclube da ACCPA.
*A próxima ação do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) acontecerá no dia 28/11 na Casa das Artes com a palestra "Guerra nas Estrelas: Mitologia e Significado Político". Eu e o amigo/professor Ricardo Evandro Martins falaremos sobre alguns aspectos da franquia "Star Wars" dentro do contexto do novo filme que será lançado em Dezembro.
*”O Conformista”(1970) de Bernardo Bertolucci será exibido dentro da programação dos 50 anos do cineclube da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA)no dia 13/11 no cineclube Alexandrino Moreira. O filme provocou excelente debate entre o professor Benedito Nunes e o escritor Vicente Cecim quando exibido nos anos 70 no cineclube da ACCPA. Vale revisão.No elenco, Jean-Louis Trintignant, Dominique Sanda e Stefania Sandrelli.


INDICAÇÕES
ESTREIAS

“Na Praia à Noite sozinha”
Filme de Hong Sang-soo
Cine Líbero Luxardo

Mostra “Jean Rouch”
Cinema Olympia
Apoio: Aliança Francesa

CONTINUAÇÃO
“Exodus: De onde eu vim não existe mais”
Filme de Hank Levine
Cine Líbero Luxardo

LIVROS

“Kubrick”
De Michel Ciment
Entrevistas 

MEMÓRIA

“Inocência”
Filme de Walter Lima Jr.
(1983)

 AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 13/11/17 – “O Conformista” de Bernardo Bertolucci. Sessão às 19 h. Entrada franca. Debate após a exibição.
*Cine Olympia:
Até dia 15/11 – Mostra de filmes do cineasta Jean Rouch. Sessão às 18h30min (exceto sábados, domingos e feriados às 17h30min). Entrada franca.
*Cine Líbero Luxardo:
Até 14/11 – “Exodus” de Hank Levine (dias 08/11, 20h. 09 a 12 e 15/11, 18h.) e “Na Praia à Noite Sozinha” (de 09 a 12 e 15/11, 20h.).Dia 18/11 - "Ran" de Akira Kurosawa. Sessão Cult às 14h30min. Entrada franca. Debate após a exibição.
*Centro de Estudos Cinematográficos (Casa das Artes):
Dia 28/11 – “Guerra nas Estrelas: Mitologia e Significado Político”. Palestra com o professor Ricardo Evandro Martins. Horário: 18h30min. Inscrições gratuitas. Emissão de certificados de participação.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23