domingo, 31 de dezembro de 2017

Cine Troppo - De 26/07 a 02/08/17

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho


“Dunkirk” estreia no circuito nacional
Christopher Nolan é um cineasta que merece atenção. Seus filmes tem feito sucesso de crítica e de público como “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, “A Origem” e “Interestelar”, mas sempre cercado de polêmicas. “Dunkirk”, seu novo trabalho que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, entrou em cartaz em diversos cinemas em vários países, utilizou câmeras IMAX para capturar todos os horrores da guerra. Defensor da qualidade da película em relação cinema digital, Nolan tem atraído atenção. Em uma nova entrevista à revista francesa Premiere, Nolan comparou seu novo filme a um conto de sobrevivência. O filme contará com três perspectivas diferentes, que se deslocam da praia (com Harry Styles), para o mar (com Mark Rylance e Cillian Murphy) até o céu (com Tom Hardy).
Segundo Nolan, “o filme é contado a partir de três pontos de vista. O ar (aviões), a terra (na praia) e do mar (a evacuação pela marinha). Para os soldados envolvidos no conflito, os eventos ocorreram em diferentes tempos. Em terra, alguns ficaram uma semana presos na praia. Na água, os eventos duraram um dia no máximo; e se você estivesse voando para Dunkirk, os spitfires britânicos (aviões de guerra) gastariam uma hora de combustível para chegar até o local. Para juntar essas diferentes versões da história, era preciso misturar as diferentes linhas temporais. Daí a estrutura complicada; mesmo que a história, mais uma vez, seja muito simples“.
Sobre o fato histórico filmado no seu estilo, ele declarou que “se essa evacuação não tivesse sido um sucesso, a Grã-Bretanha teria sido obrigada a se render. E o mundo inteiro estaria perdido, ou teria conhecido um destino diferente: os alemães, sem dúvida, teriam conquistado a Europa, os EUA não teriam retornado à guerra. É um verdadeiro ponto de ruptura na guerra e na história do mundo. Um momento decisivo”.
"Dunkirk" começa com centenas de milhares de tropas britânicas e aliadas cercadas por forças inimigas. Encurralados na praia e com o mar em suas costas, eles enfrentam uma situação impossível à medida que os inimigos se aproximam. O elenco do filme inclui Tom Hardy (O Regresso), Mark Rylance (Ponte dos Espiões), Kenneth Branagh (Hamlet) e Cillian Murphy (trilogia O Cavaleiro das Trevas), o estreante Fionn Whitehead e Harry Styles. 
Sem dúvida, é um dos maiores lançamentos do ano. Vale conferir!

INDICAÇÕES
ESTREIA
“Dunkirk”
Filme de Christopher Nolan
Com Kenneth Bragnah

BREVE
“Bodybuilder”
Filme de Roschdy Zem
Cine Olympia

BLU-RAY
“Quadrophenia”
Filme de Franc Roddan
Com Sting

DVD
“Quinteto” (1979)
Filme de Robert Altman
Com Paul Newman

MEMÓRIA
“O Enigma de Kaspar Hauser”(1975)
Filme de Werner Herzog
Cartaz exibido nos cinemas americanos

 AGENDA
*Cine Olympia:
Até dia 26/07 – “Outsider”. Direção: Cristophe Barratier. Principal nome em uma das maiores fraudes bancárias da história mundial, Jérôme Kerviel, um jovem comerciante, acabou por se tornar extremamente famoso após participar do escândalo na instituição financeira parisiense Société Générale. As atividades fraudulentas foram responsáveis por um enorme rombo na bolsa, em 2008, quando a crise mundial ainda engatinhava. Sessão às 18h30min (exceto domingo e feriado às 17h30min). Entrada franca. Apoio: Cinemateca Francesa.
*Cine Líbero Luxardo:
Em Agosto – “Eu não sou seu Negro” e “Blow Up”.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23