terça-feira, 9 de agosto de 2011

FESTIVAL DE GRAMADO - 05


No quarto dia de exibições de filmes no Festival de Gramado (dia 08), o destaque foi o primeiro dia da mostra competitiva de Curtas-metragens. Foram exibidos os curtas “Insustentável”, “Polaroid Circus”, “A Verdadeira História da Bailarina Vermelha” e “A Melhor Idade”. “Polaroid Circus” já tinha sido exibido no Festival de Paulínia. Infelizmente, nenhum dos curtas empolgou. Ao contrário, a impressão inicial foi a pior possível, com filmes fracos com idéias boas mas muito mal desenvolvidas. O único que acabou tendo algum destaque foi “A Melhor Idade” que mostra as grosserias e descontrole de um velho de idade que grita com tudo e com todos. O destaque ficou por alguns momentos inspirados do ator José Wilker. Mas infelizmente o filme não é criativo e Wilker acaba exagerando na atuação nos momentos finais.Espero curtas melhores hoje. Na Mostra Competitiva de longa-metragem, foram exibidos “Las Malas Intenciones”, produção peruana de Rosário Garcia Montero e “País do Desejo” (foto) de Paulo Caldas. “Las Malas Intenciones” procura mostrar a visão de mundo de uma garota que tem dificuldades em lidar com a sua realidade e que vê tudo piorar quando fica sabendo que terá um irmão. A relação mundo infantil x imaginação x realidade x surreal, é construída sem muita inspiração pela direção apesar de belos momentos que a personagem vive e constrói durante o filme. A questão é que depois de uma hora de filme, os clichês normalmente usados nos filmes infantis aparecem de forma avassaladora, comprometendo o filme. O final é belo, poético, tocante. Mas não é o suficiente para deixar uma impressão forte do filme. De qualquer forma, é válido termos a chance de vers um filme produzido no Peru. Espero que novas oportunidades de ver estas produções apareçam e que a cinematografia peruana cada vez mais se desenvolva.
“País dos Desejos” despertou grande expectativa. Paulo Caldas já realizou bons filmes como “Deserto Feliz” e pela primeira fez, realizou um drama que segundo o diretor, era algo diferente do que ele tinha feito até agora. O filme mostra a relação de uma pianista doente com um padre que coloca em dúvida os dogmas da igreja. Ambos personagens acabam se encontrando em momentos delicados de suas vidas emocionais, gerando uma mudança em seus comportamentos e decisões. Muito bem produzido, o filme peca por não desenvolver bem o tema, construindo uma narrativa melodramática quase que novelesca e deixando “furos” na história que comprometem o resultado final, a construção dos personagens e principalmente os questionamentos do filme sobre o amor, fé, dogmas e a busca da felicidade. Na coletiva de imprensa, Paulo Caldas declarou que neste trabalho queria fazer um drama, filme com tema universal que tocasse as pessoas. Acredito que mesmo com os problemas de roteiro do filme, “Pais dos Desejos” vai provocar esta discussão. Mas no final, fica um gosto de “quero mais” que o filme não nos oferece e que deve ter ficado apenas na cabeça do diretor.

Veja a programação de hoje:
MOSTRA PANORAMICA
14h15min – Mãe e Filha, de Petrus Carirry 80' -12 anos

MOSTRA COMPETITIVA
17h – Orquestra do Som Cego – CM - 13' – 12 anos
Perfídia – CM – 15' – 12 anos
Céu, Inferno e outras partes do corpo – CM – 8' - 10 anos
A mula teimosa e o controle remoto- CM – 15' - livre

19h - La lección de pintura, de Pablo Perelman – 85' - 14 anos
20h45min - Troféu Oscarito
21h - As hiper mulheres, de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro – 80' - livre

Hoje, o grande destaque do Festival de Gramado será a homenagem à atriz Fernanda Montenegro. É claro que é uma homenagem merecida. Fernanda é a maior atriz brasileira e seu talento merece ser reconhecido sempre. Lembro de sua atuação fantástica em vários filmes como “Tudo Bem” de Arnaldo Jabor e “A Casa de Areia” e acredito que ela ainda pode/deve fazer mais filmes e levar seu talento para enriquecer o cinema nacional. A atriz estará presente aqui em Gramado e certamente será ovacionada em Palácio dos Festivais na cerimônia que começará às 21 h.

Marco Antonio Moreira – direto do Festival de Cinema de Gramado/RS

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23