domingo, 7 de agosto de 2011

FESTIVAL DE GRAMADO - 01

Com uma temperatura beirando os 4º graus, inicia hoje o 39º Festival de Gramado. Sendo um dos mais tradicionais festivais de cinema do Brasil, muitas pessoas ligadas ao cinema e ao audio-visual de uma forma geral estão chegando à bela cidade de Gramado que tem prédios e casas belissímos, que inevitavelmente acabam encantando quem não conhece a cidade. Nas ruas da cidade, a movimentação é intensa. Os habitantes da cidade mudam seus hábitos, na medida que a cidade é "invadida" por tantos turistas, quase todos ligados diretamente ao cinema.
Ao chegar, encontrei com o ator/diretor Selton Mello, animadissimo com a exibição de seu novo filme "O Palhaço", na abertura do festival nesta sexta-feira às 19 h. Fora da mostra competitiva, "O Palhaço" foi um dos grandes sucessos do Festival de Paulínia em SP, lotando o auditório. Como já vi o filme, posso garantir que em Gramado, deverá acontecer a mesma reação do público, especialmente pela homenagem que o festival fará ao diretor. Além Selton Mello, muitos artistas conhecidos do público já circulam por aqui para promoverem seus filmes que estão na mostra competitiva do festival. Daqui alguns dias, Jorane Castro chega para apresentar seu novo curta-metragem, "Ribeirinhos do Alfalto" que tem no elenco no festival e quem sabe, ganhar algum prêmio do festival.
Confira a programação desta sexta-feira :

17 h - Abertura Oficial do 39º Festival de Cinema de Gramado
Apresentação da Orquestra da UNISINOS
19 h - Homenagem Especial de Gramado ao ator Selton Mello
19h30min Filme de Abertura (fora de competição) O Palhaço, de Selton Mello – 88' – 10 anos
MOSTRA COMPETITIVA
21h 30min - Riscado, de Gustavo Pizzi – 70' – Livre

Amanhã, um dos destaques é o debate da ABRACCINE (Associação Brasileira dos Críticos de Cinema) sobre a possível volta da censura com a proibição do "A Serbian Film". Críticos, produtores e cineatas deverão participar do debate.
Enquanto isso, o frio aumenta, especialmente para quem sai de Belém com uma alta temperatura. Mas tudo vale a pena para se acompanhar um festival da magnitude de Gramado.

Marco Antonio Moreira, especial do Festival de Gramado para o Portal ORM.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23