sábado, 8 de setembro de 2012

CINE TROPPO - SEMANA DE 07 À 13/09/12


CINE TROPPO 
Marco Antonio Moreira Carvalho

Críticas
“Intocáveis” de Eric Toledano e Olivier Nakache. 
Como é bom saber que um filme francês chegou ao nosso circuito comercial. É um fato raro dentro da atual configuração de distribuição de filmes no Brasil. Melhor ainda é saber que este filme está fazendo sucesso no Brasil e em outros países. Afinal, antigamente, era possível um filme fora de Hollywood fazer sucesso internacional. “Intocáveis” conseguiu este feito por que é um filme sensível, humano e simples. Ao mostrar o relacionamento de um paraplégico rico com um homem negro pobre do subúrbio de Paris, o filme transmite fortes emoções relacionadas aos personagens que rapidamente conquistam o espectador. A partir da amizade destes dois personagens, somos testemunhas de situações de parceria, respeito, compaixão, sinceridade e principalmente de amor à vida. Momentos cômicos são intercalados com situações dramáticas, sem exageros e excessos. A excelente atuação dos atores Francis Cluzet e Omar Sy completa a criação de um inspirado roteiro, baseado em fatos reais, e que merece a atenção do espectador.
“Violeta foi para o Céu” de Andres Wood. 
A vida da compositora, artista e cantora chilena Violeta Parra é rica de situações e reflexões que realmente merecem ser registradas no cinema. Este filme mostra a sua vida desde sua infância na província de Ñuble, sua viagem pelo interior do Chile, as visitas à França e à Polônia, além do romance que teve com o suíço Gilbert Favre. Intercalada com uma entrevista que Violeta fez para a televisão, o filme procura mostrar o lado humano e político desta artista que marcou a vida cultural de seu país e que de certa forma, marcou toda uma geração de compositores da América latina. Procurando registrar a vida de seu país na sua música, Violeta trouxe de volta às raízes culturais do Chile, não se calando também sobre a situação política que seu país vivia. A narrativa do filme procura não ser melodramática demais e o filme procura criar um distanciamento emocional da vida do personagem, focando no seu talento e na sua sensiblidade como artista e principalmente como uma mulher que não se acostumou com seu destino, refazendo a sua história e de alguma forma, a história de seu país.

SUPERNOVAS 
*Em Setembro, no Cine Estação , acontecerá a quarta edição do festival Amazônia Doc com mostra competitiva de filmes, exibição de filmes portugueses e uma mostra de filmes baseados na obra de Nelson Rodrigues. O festival acontecerá de 22 à 29/09.
*O Cineclube da Casa da Linguagem (Assis de Vasconcelos com Av. Nazaré) tem a programação da ACCPA e todo mês terá na sua agenda ciclos de filmes de diretores. atores e/ou temas e genêros. Este mês, filmes do diretor americano Nicholas Ray (foto).
*”O Espelho” de Andrei Tarkovsky foi exibido no cineclube Alexandrino Moreira no último dia 03/09, com o auditório lotado e com um debate de alto nível após a exibição. A obra de Tarkovsky merece ser mais conhecida pelo grande público e por isso, ainda este ano, a ACCPA deve programar mais um filme de sua autoria. Em outubro, o cineclube deverá exibir a trilogia das cores, de autoria de K. Kieslowsky. Serão exibidos “A Liberdade é Azul”, “A Igualdade é Branca” e “A Fraternidade é Vermelha”. Imperdível.
*Final de semana com cinemas quase sempre lotados, tem sido frequente em Belém. Destaque especial também para o público dos cinemas alternativos. “Febre do Rato” de Cláudio Assis foi bem prestigiado quando exibido no Cine Estação e “Shame” teve ótima frequência no Cine Líbero Luxardo. Lembrando de Cláudio Assis, o debate que aconteceu no domingo passado com a presença do diretor, teve um bom público que pode ouvir Assis falando mais sobre seu “Febre do Rato”.

ESTREÍAS DA SEMANA
“Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros”, “O Legado Bourne”,” ParaNorman”, “Projeto Dinossauro”, “Totalmente Inocentes”. 

“CONTINUAÇÕES” (Destaques) 
“Intocáveis”, “Violeta foi Para o Céu”, "Batman : O Cavaleiro das Trevas Ressurge"
AGENDA 
*Cineclube Alexandrino Moreira: Dia 10/09, exibição do filme “Coração de Cristal” (foto) de Werner Herzog (diretor de “O Enigma de Kaspar Hauser”) às 19h com entrada franca e debate com críticos da ACCPA.
*Cineclube da Casa da Linguagem: Neste mês, serão exibidos filmes do cineasta americano Nicholas Ray: Dia 11/09 – “Amarga Esperança” e Dia 25/09 – “Alma sem Pudor”. Sessão às 19h com entrada franca e debate após a exibição.
*Cine Olympia: Devido a manutenção técnica, o cinema suspendeu suas atividades temporariamente.Previsão de retorno das atividades em Setembro.
*Cine Líbero Luxardo: “Violeta foi para o Céu” revela a vida da cantora e compositora chilena Violeta Parra tem hoje seu último dia de exibição às 17h e 19h. Sábado, dia 08/09 na Sessão Cult, exibição do clássico "O Beijo Amargo" (foto) de Samuel Fuller às 16h com entrada franca e debate com críticos da ACCPA.
 *Cine Estação: Em setembro, está programada a quarta edição do Festival Amazônia Doc. que terá uma mostra de filmes em homenagem ao escritor Nelson Rodrigues.
*Cine Saraiva : Dia 30/09 será exibido o filme “Blade Runner” de Ridley Scott às 17h, na parceria da ACCPA com a APC (Academis Paraense de Ciências) com entrada franca e debate.
*Cine Sesc Boulevard : Dia 12/09, em parceria com a ACCPA, seré exibido "Tetro" de Francis Coppola às 19h com entrada frnaca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23