Cine Troppo - De 30/03 a 05/04/17

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho



O Cinema de Serguei Eisenstein

A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) vai homenagear o cineasta ruso Serguei Eisenstein com a exição (em duas partes) do clássico “Ivan, O Terrível” realizado em 1944. Eisenstein é um dos artistas mais importantes do cinema a partir da sua teoria revolucionária da montagem cinematográfica. O cinema mudou desde que Eisenstein entendeu as possibilidades da montagem na concepção de um filme. Entre suas teorias estudadas por quem avalia o cinema como arte posso citar a diversidade da montagem ritmica, harmônica, tonal e intelectual. Estes conceitos surgiram na prática em filme fundamentais como “O Encouraçado Potemkim” (1925) e “Outubro”(1927) que são obras essenciais para o cinema.
“Ivan, o Terrível” é um filme épico histórico dividido em duas partes.  A primeira parte foi lançada em 1944, e a segunda parte somente em 1958 (pois foi proibida pelo lider do governo soviético Stalin que não gostou do desenvolvimento da história). Eisenstein chegou a trabalhar em uma terceira parte para finalizar a história, mas as filmagens da parte III foram interrompidas por problemas políticos. Em 1547, Ivan IV (1530-1584), arquiduque de Moscou, se auto-proclama o Czar de Rússia e se prepara para retomar territórios russos perdidos. Superando uma série de dificuldades e intrigas, Ivan consegue manipular as pessoas destramente e consolidar seu poder. Na segunda parte, após sua esposa morrer envenenada, Ivan (Nikolai Tcherkassov em magistral atuação) encontra-se sozinho na luta pela unificação da Rússia. Enquanto tenta expulsar os invasores, o czar precisa ainda escapar das constantes tentativas de assassinato tramadas pelos inimigos, entre os quais está Efrosinia, tia de Ivan, que sonha com o poder nas mãos do filho Vladimir.
”Ivan, O Terrível” é um magnífico exemplo de realização cinematográfica. Da fotografia, cenários, iluminação, figurinos, atores, roteiro e direção, é um filme marcante. Suas reflexões sobre política e poder são atuais e a inspirada direção de Eisenstein revela mais uma vez seu potencial artístico que merece ser conhecido/estudado. Serguei Eisenstein morreu em 1948 em decorrência de um ataque cardíaco, mas sua obra e legado são atemporais. A primeira parte de “Ivan, O Terrível” será exibida no dia 03/04 e a segunda parte no dia 17/04 no cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes) com sessão às 19h, entrada franca e debate após a exibição.
*O Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) realizou mais uma ação no dia 28/03 com palestra da professora Luzia Miranda Álvares sobre as imagens das mulheres no cinema. Agradeço a minha mestra Luzia pela abordagem importante num tema tão significativo, agradeço ao apoio da Casa das Artes e ao público presente. Em abril, o professor John Fletcher realizará uma palestra sobre o cinema político do cineasta francês Jean-Luc Godard.
*Em Maio, na Sessão Cult (parceria do cine Líbero Luxardo e ACPPA), haverá uma sessão comemorativa aos 30 anos do lançamento do filme "Nascido para Matar" de Stanley Kubrick. É mais um dos clássicos deste grande diretor que marcou a história do cinema. Em breve maiores informações.
*O cinema Olympia vai realizar um festival de musicais dentro da programação comemorativa dos 105 anos de sua fundação que aconteceu em 1912. Entre os filmes selecionados, clássicos como “Cantando na Chyva”, “Gigi” e “O Picolino”. Entrada franca.

INDICAÇÕES

ESTREIA

“Elle”
Filme de Paul Verhoeven
Cine Líbero Luxardo

CONTINUAÇÃO

“Neruda”
Filme de Pablo Larrain
Cine Líbero Luxardo

LIVRO
“Viagem pelo cinema Silencioso Brasileiro”
Org. Samuel Paiva e Sheila Schwarzman
Editorial Azougue

CINECLUBE

“Ivan, O Terrível” (1944)
Filme de Serguei Eisenstein
Cineclube Alexandrino Moreira - Dia 03/04

MEMÓRIA


“A Dupla Vida de Veronique”(1992)
Filme de K. Kieslowski
Cartaz exibido nos cinemas franceses nos anos 90

 AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 03/04 – O Cinema de Serguei Eisenstein: ”Ivan, O Terrível” (parte 1). Sessão às 19 h. Entrada franca.
*Cine Olympia:
Até dia 05/04 – “Semana de Cinema Alemão”. Sessão às 18h30min (exceto domingo às 17h30min). Entrada franca.
Em Abril – Programação especial dos 105 anos de fundação do cinema Olympia.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 26/03– "Elle", “Neruda”, “Olhar Instigado” e “O Ornitólogo”
Dia 22/04 – “A Primeira Noite de Tranquilidade” com Alain Delon. Sessão Cult às 15h. Entrada franca.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E O FINAL DE "ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ"

Cine Troppo - De 21 a 27/12/17

Cine Troppo - De 25 a 31/01/18