Cine Troppo - De 02 a 08/02/17

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho



“The Beatles” em documentário especial

O documentário “Eight Days a Week” sobre os anos de turnê dos Beatles foi exibido em várias capitais (incluindo Belém) em sessões especiais no circuito UCI Cinemas. Dirigido por Ron Howard (O Código da Vinci), o documentário é um relato dos anos em que a banda excursionou por diversos países mostrando sua música e aumentando sua popularidade. O período entre 1962 a 1966, desde suas apresentações no Cavern Club, em Liverpool, ao que seria seu último show em São Francisco, é revelado aqui com ótimas edições numa narrativa didática que agradará aos fãs novos e antigos da banda. Eleito o melhor documentário musical pelo Critics Choice Awards e indicado ao Grammy de melhor filme musical, o filme traz cenas inéditas, inúmeras entrevistas e imagens de arquivo destes anos mágicos para os músicos e àqueles que tiveram a oportunidade de vê-los ao vivo. O documentário será exibido na UCI Bosque Shopping até o dia 05/02 com sessão única às 20h. Em março ou abril, as versões em dvd e blu-ray com extras e grande material impresso serão lançadas no Brasil. Viva os Beatles!
*Dois grandes atores faleceram na semana passada. John Hurt era versátil. Sabia interpretar qualquer tipo de personagem e deixar sua autoria em cada fala, gesto, emoção. Atuações inesquecíveis podem ser assistidas em filmes como "O Homem que não Vendeu sua Alma", "O Expresso da Meia-Noite", "Alien : O 8º Passageiro", "O Portal do Paraíso" e especialmente em "O Homem Elefante", sua melhor atuação no cinema.Emmanuelle Riva era uma atriz além dos padrões. Trabalhou com diversos diretores e em todos os filmes que participou teve a dignidade de compartilhar a sua melhor emoção. Como se esquecer de Riva em "Hiroshima Meu Amor" ou "Amor"? Grandes atores como Hurt e Riva nunca serão esquecidos.
*O Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) iniciou suas atividades em 2017 no dia 31/01 com  apresentação da professora Eva Dayna Felix Carneiro sobre o primeiro cineclube de Belém, "Os Espectadores"  fundado nos anos 1950. A palestra teve um bom público e contou com a presença de Maria Sylvia Nunes, uma das fundadoras do cineclube. Foi um belo momento de cinefilia. A próxima ação do CEC acontecerá no dia 18/02 com palestra sobre o cineasta Brian de Palma.
*No programa “Atualidades Cinematográficas” (na Rádio Liberal AM) apresentei esta semana a trilha sonora do filme “Zabriskie Point” de Michelangelo Antonioni que foi exibido recentemene no cineclube Alexandrino Moreira. O programa é apresentado toda quinta-feira a partir das 14h30min.

INDICAÇÕES


ESTREIAS
“Estrelas além do Tempo”
Filme de Theodore Melfi
Com Octavia Spencer

CONTINUAÇÃO
“Sieranevada”
Filme de Cristi Puiu
Cine Líbero Luxardo

TRILHA SONORA
“Zabriskie Point”(1970)
Com Pink Floyd, Roy Orbison,
Jerry Garcia, Grateful Dead


LIVRO
“A Imagem-Tempo”
De Gilles Deleuze
Editora Brasiliense



MEMÓRIA
“Help” (1966)
The Beatles
Cartaz exibido nos cinemas ingleses nos anos 60



 AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 13/02 – “O Cinema de Werner Herzog: “O Grande Êxatase do Escultor Steiner”/”Terra do Silêncio e da Escuridão”.  Sessão às 19h. Entrada franca e debate após a exibição.
*Cine Olympia:
Até dia 08/02 – “Orfãos do El Dorado”. Sessão às 18h30min (exceto domingo às 17h30min). Entrada franca.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 22/01 – “Sieranevada” e “Creepy”
*Cine FIBRA:
Dia 18/02 – “Sinfonia de Paris” (1951) com Gene Kelly. Sessão às 18h. Entrada franca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E O FINAL DE "ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ"

Cine Troppo - De 02 a 08/03/17

Cine Troppo - De 21 a 27/12/17