domingo, 5 de março de 2017

Cine Troppo - De 09 a 15/02/17

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho


“O Cinema de Werner Herzog”
A ACCPA (Associação de Críticos de Cinema do Pará) tem promovido sessões no cineclube Alexandrino Moreira com dois filmes por mês do mesmo diretor. É uma forma de homenagear o trabalho de grandes cineastas de diversas nacionalidades. Em janeiro, o cineasta Michelangelo Antonioni foi o destaque e agora em fevereiro o cineasta homenageado será o diretor alemão Werner Herzog. A ACCPA já exibiu diversos filmes de Herzog, mas agora o foco será na sua filmografia de documentários. Criativo e versátil, Herzog tem realizado filmes de ficção e documentários com o mesmo talento. Sua produção de filmes de não-ficção é grande e foram selecionados 3 filmes para as exibições através da associação: “O Grande Êxtase do Escultor Steiner”(1974), “Terra do Silêncio e da Escuridão”(1971) e “Encontros no Fim do Mundo”(2007). Herzog é um cineasta atrevido. Ele busca temas difíceis de serem filmados e sem medo de errar, busca nestes temas o melhor de sua sensibilidade como cineasta. Em “Terra do Silêncio e da Escuridão”, Herzog mostra uma história através da análise de Fini Straubinger, uma velha senhora que foi cega e surda desde sua adolescência, e seu trabalho a favor de outras pessoas cegas e surdas O filme mostra como essas pessoas lutam para entender e aceitar um mundo do qual estão quase totalmente isoladas. Em “O Grande Êxtase do Escultor Steiner”, o cineasta acompanha o campeão mundial e recordista de saltos de esqui, Walter Steiner. Um herói legitimamente herzoguiano: obcecado, solitário, sempre desafiando os próprios limites. Herzog definiu o documentário como "um dos meus filmes mais importantes". Em “Encontros no Fim do Mundo”, Herzog viaja à Antártica para capturar uma paisagem de beleza raramente vista em um filme para revelar suas angústias com o ser humano. Todos os filmes merecem ser assistidos. “O Grande Êxtase do Escultor Steiner” (média metragem) e “Terra do Silêncio e da Escuridão” serão exibidos no dia 13/02. Após o Carnaval, dia 06/03, será exibido “Encontros no Fim do Mundo”. Não deixe de assistir estes belos filmes e conhecer mais a obra deste excelente diretor.
*A próxima ação do CEC (Centro de Estudos Cinematográficos) acontecerá no dia 21/02 (na Casa das Artes) com uma palestra do crítico de cinema Augusto Pacheco com o tema "O Cinema de Reinvenção de Brian de Palma". Cineasta importante para o novo cinema americano que surgiu no final dos anos 60, Brian de Palma tem uma obra rica de interpretações que merece debate. Diretor de filmes como "Trágica Obsessão" (1975), "Vestida para Matar"(1980) e "Scarface"(1983) entre muitos títulos de sua grande filmografia, Brian de Palma é o destaque do mês no CEC. Inscrições gratuitas poderão ser realizadas no dia da palestra que iniciará às 18h30min.
*No programa “Atualidades Cinematográficas” (na Rádio Liberal AM) apresentei esta semana a trilha sonora do filme “Manchester à Beira Mar”. O programa é apresentado toda quinta-feira a partir das 14h30min.

INDICAÇÕES


ESTREIAS
“Belos Sonhos”
Filme de Marco Belocchio
Cine Líbero Luxardo

“O Apartamento”
Filme de Asghar Farhadi
Cine Líbero Luxardo

TRILHA SONORA
“Zabriskie Point” (1970)
Com Pink Floyd, Roy Orbison,
Jerry Garcia, Grateful Dead

LIVRO
“A Imagem-Tempo”
De Gilles Deleuze
Editora Brasiliense

MEMÓRIA
“Help” (1966)
The Beatles
Cartaz exibido nos cinemas ingleses nos anos 60

 AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 13/02 – “O Cinema de Werner Herzog: “O Grande Êxtase do Escultor Steiner” /”Terra do Silêncio e da Escuridão”.  Sessão às 19h. Entrada franca e debate após a exibição.
*Cine Olympia:
Até dia 15/02 – “Berlim fica na Alemanha”. Sessão às 18h30min (exceto domingo às 17h30min). Entrada franca. Apoio: Instituto Goeth.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 19/02 – “Belos Sonhos” de Marco Belocchio e “O Apartamento”.


*Cine FIBRA:
Dia 18/02 – “Sinfonia de Paris” (1951) com Gene Kelly. Sessão às 18h. Entrada franca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23