sábado, 8 de abril de 2017

Cine Troppo - De 06 a 12/04/17

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho
  


Filme francês em destaque no circuito
“Nem o Céu nem a Terra" (2016) é a estreia da semana no cinema Olympia. Dirigido por Clément Cogitore, a história do filme acontece no
Afeganistão em 2014. Com a retirada das tropas se aproximando, o capitão Antarès Bonassieu e sua equipe recebem a missão de vigilância em um vale remoto de Wakhan, na fronteira do Paquistão. Apesar da determinação de Antarès e de seus homens, o controle do vale isolado lentamente vai caindo de suas mãos. Numa noite escura, os soldados começam a desaparecer misteriosamente no vale. O filme é inédito em Belém e é exibido com o apoio da Cinemateca Francesa. A produção procura contribuir com outras visões sobre os conflitos no Afeganistão e teve elogios por parte da crítica européia. Certamente este filme francês é mais um exemplo de produção cinematográfica européia que jamais assistíriamos se não existisse embaixadas e cinematecas para sua distribuição. Felizmente temos um circuito alternativo local que procura exibir filmes distribuidos dessa maneira independente. Espero que o público prestigie estas exibições como forma de incentivar futuras projeções.
*O genial Buster Keaton está na programação de aniversário dos 105 anos do cinema Olympia. No dia 24 de abril, data de sua fundação, serão exibidos dois clássicos de Keaton no Olympia: “Ninho de Amor” e “Sherlock Jr.”. Os filmes serão exibidos com acompanhamento musical ao vivo do músico Paulo José Campos de Melo. Buster Keaton é um dos gênios da comédia. Merece atenção. Programa imperdível!
*O Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) realizará mais uma ação no dia 25/04 com palestra do professor John Flecther com o tema “Godard além dos últimos Limites”. Fletcher falará sobre a obra do cineasta francês Jean-Luc Godard, a partir de seu filme "Duas ou Três Coisas que sei sobre ela" (1966),  quando o diretor se engajou em uma discussão do pós-Segunda Guerra, aliado a uma série de debates políticos e estéticos incluindo  artes visuais, contracultura, o fim das vanguardas, pós-Marxismo e o pós-cinema. A palestra acontecerá na Casa das artes a partir das 18h30min. Inscrições gratuitas.
* Andrei Tarkovski, um dos grandes diretores do cinema, completaria 85 anos de idade esta semana. Falecido em 1985, sua obra está cada vez mais forte e importante para o cinema. Com uma carreira de poucos longas-metragens e muitas obras-primas, o diretor russo tem vários filmes lançados em dvd/blu-ray. Como homenagem, vale ver (rever) toda sua obra.
* Dois belos momentos de cinefilia na semana passada: a exibição com apresentação e debate dos filmes "Morangos Silvestres" de Ingmar Bergman (Cine Líbero Luxardo – Sessão Cult)  e "Ivan O Terrível"(parte 1) de Serguei Eisenstein (Cineclube Alexandrino Moreira). Obras eternas num tempo e espaço cinematográficos totalmente mágicos e poéticos.

INDICAÇÕES
ESTREIAS

“A Cabana”
Filme de Stuart Hazeldine
Com Sam Worthington, Octavia Spencer, 


“Nem o Céu Nem a Terra”
Filme de Clément Cogitore
Cine Olympia

CONTINUAÇÃO


“Elle”
Filme de Paul Verhoeven
Cine Líbero Luxardo

CINECLUBE

“A Primeira Noite de Tranquilidade”(1971)
Filme de Valério Zullini
Cine Líbero Luxardo -  Dia 22/04

MEMÓRIA

“Rastros de Ódio” (1957)
Filme de John Ford
Cartaz exibido nos cinemas franceses nos anos 50

 AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 17/04 – O Cinema de Serguei Eisenstein: ”Ivan, O Terrível” (parte 2). Sessão às 19h. Entrada franca.
*Cine Olympia:
Até dia 16/04 – “Nem o Céu nem a Terra”. Sessão às 18h30min (exceto domingo às 17h30min). Entrada franca.
Dia 24/04 – Programação especial dos 105 anos de fundação do cinema Olympia.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 26/03– “Neruda”, “Olhar Instigado” e “O Ornitólogo”
*Cineclube da Casa da Linguagem:
Dia 27/04 – “A Bela e a Fera”(1946) de Jean Cocteau


Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23