domingo, 21 de junho de 2015

CINE TROPPO - SEMANA DE 26/03 A 01/04/15

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho



CANNES E INGRID BERGMAN
*O Festival de Cannes deste ano vai homenagear a atriz sueca Ingrid Bergman no cartaz oficial da competição. Bergman, que nasceu em 1915 e faleceu em 29/08/1982, deixou um legado de talento e inteligência na história do cinema. Sua filmografia tem vários momentos marcantes como em “Casablanca” (1941),“Interlúdio”(1946), “Joana D´Arc”(1948), “Europa 51”(1952) e especialmente em “Sonata de Outono”(1978) sob a direção de Ingmar Bergman, ao lado de Liv Ullman.Recebeu seis indicações ao “Oscar” por suas atuações em "Por Quem os Sinos Dobram" (1943), "À Meia Luz" (1944), "Os Sinos de Santa Maria" (1945), "Joana D'Arc" (1948), "Anastácia, a Princesa Esquecida" (1956) e "Sonata de Outono" (1978) mas venceu apenas em 1944 e 1956. Em 1974, ganhou o “Oscar” de melhor atriz coadjuvante por sua atuação em "Assassinato no Orient Express". A atriz Isabella Rossellini (Veludo Azul), filha de Ingrid Bergman com o diretor Roberto Rossellini (Viagem à Itália), declarou à imprensa que ficou honrada com o reconhecimento: "Sua notável carreira cobriu tantos países, desde os menores filmes independentes da Europa até as grandes produções de Hollywood. Minha mãe adorava trabalhar como atriz: para ela não era uma profissão, mas uma vocação. Como ela costumava dizer: 'Eu não escolhi atuar, a arte da atuação me escolheu'". O festival, que terá os irmãos Joel e Ethan Coen (Ajuste Final) como presidentes do júri este ano, também vai exibir o documentário “Ingrid Bergman, in Her Own Words” do diretor Stig Björkman. Com mais de seis décadas de existência, o Festival de Cannes é um dos eventos cinematográficos mais prestigiados por críticos e pesquisadores de cinema. Filmes premiados no festival sempre merecem atenção. Ano passado, “Sono do Inverno” ganhou a Palma de Ouro de melhor filme, mas infelizmente não chegou aos cinemas brasileiros. É um belíssimo filme de um diretor que merecer ser acompanhado: Nuri Bilge Ceylan. Aguardo com muita curiosidade a relação de filmes que vão participar desta edição do festival que merece atenção de todo cinéfilo.

Moviscope
*A direção do Festival de Cannes anunciou oficialmente que realizará a premiére mundial de “Mad Max: Estrada da Fúria”, quarto filme da franquia pós-apocalíptica dirigida por George Miller. A sequência não concorrerá à Palma de Ouro. A exibição acontece fora de competição, no dia 15 de maio.
*A Sony Pictures Classics anunciou que o próximo filme del Woody Allen estreará nos cinemas brasileiros dia 06 de agosto.”Irrational Man” (ainda sem título nacional) será uma comédia-romântica, com ares dramáticos, passada no campus universitário de uma pequena cidade, onde um professor de filosofia (Joaquin Phoenix), em crise existencial, encontra um novo propósito em sua vida quando se apaixona e entra em um relacionamento amoroso com uma de suas alunas (Emma Stone).
*O cineasta Tim Burton (Ed Wood) irá dirigir a versão live-action de “Dumbo”. A Disney pretende investir em projetos baseados em grandes sucessos da companhia em desenho animado e já está em planejamento versões de “Mowgli”, “A Bela e a Fera”

* O ator Bradley Cooper(Sniper Americano/Trapaça) pode estrear como diretor com a nova versão de “Nasce uma Estrela” (A Star is Born). O projeto seria dirigido por Clint Eastwood (Sniper Americano) que abandonou a pré-produção quando sua protagonista, Beyoncé, deixou o filme.”Nasce uma Estrela” conta a história de amor entre um astro alcoólatra em decadência e uma jovem artista em começo de carreira. A produção já virou filme três vezes: em 1937, com Janet Gaynor e Fredric March; em 1954, com Judy Garland e James Mason; e em 1976, com Barbra Streisand e Kris Kristofferson.

ESTREIAS
“Cinderela”
 Filme de Kenneth Bragnah
Com Cate Blanchet

“A Última Sessão”
Filme de Laurent Achard.
Com Pascal Cervo

Trilha Sonora
“A Romantic Vision” 
Álbum solo do cantor e compositor Dori Caymmi, lançado em 1998, com interpretações de trilhas sonoras de “A Pantera Cor de Rosa”, "A Noviça Rebelde”, "007” e “Cinema Paradiso”, entre outras.

COTAÇÕES
“Boyhood”de Richard Linklather (DVD) – Excelente
“Interstellar” de Christopher Nolan (DVD) - Excelente
“O Criado” de Joseph Losey – Excelente

AGENDA
*Cine Olympia: Circuito de Cinema Francófono: De 26/03 a 09/04(exceto segunda-feira) – “A Última Sessão” de Laurent . Sessão às 18:30 h. Entrada Franca. Apoio: Cinemateca Francesa e Aliança Francesa. Um jovem homem, Sylvain, dedicou sua vida a um cinema de bairro que está condenado ao abandono. Ele mora no subsolo da sala onde faz o papel de ora programador, ora projecionista ou caixa. Sylvain tem um terrível segredo: sua mãe se suicidou na sua frente quando ele ainda era criança. Cada noite, após a última sessão, ele sai para um ritual assassino, procurando uma vítima para oferecer a sua mãe.
*Cine Líbero Luxardo: Circuito de Cinema Francófono: Até dia 29/03 – "Aujourd'hui" de Alain Gomis. Sessão às 19 h. Entrada Franca. Um cativante retrato, visualmente exuberante e poético, do Senegal através de um dia na vida de um homem que aguarda sua sentença de morte por um julgamento. Ele então decide fazer do seu último dia, o melhor de todos.
*Cine Estação: Circuito de Cinema Francófono: Até dia 29/03 – “François Truffaut, uma autobiografia” (Matinal às 10 h), “Cinco Câmeras Quebradas” de Emad Burnat (18 h) e “A Última Fuga” de Léa Pool (20:30 h). Entrada Franca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23