quinta-feira, 2 de abril de 2015

CINE TROPPO - SEMANA DE 19 A 25/03/15

Cine Troppo 
Marco Antonio Moreira Carvalho 



THOMAS EDISON E ANGELA DAVIS EM DVD 
Dois lançamentos em DVD merecem total atenção do cinéfilo. O primeiro é “Edison: A Invenção dos Filmes”, coleção em quatro dvds com cento e quarenta filmes arquivados de uma das figuras mais influentes da história do cinema. Em 1894, Edison era o único produtor de cinema do mundo e suas contribuições para a história do cinema merecem ser evidenciadas após trinta anos de trabalhos e investimento. Em breve, será produzido um filme sobre a sua vida que deverá divulgar seu nome e sua obra. Na coleção, excelente material para estudo: dos testes de câmera nunca lançados no século XIX até o último longa-metragem lançado pela Thomas A. Edison Studios em 1918 (O Descrente), novas trilhas sonoras, documentos históricos e entrevistas com arquivistas e historiadores do cinema, entrevistas com arquivistas e estudantes de cinema: e muito mais. Outro lançamento é o documentário “Libertem Angela Davis” que mostra a vida da professora universitária Angela Davis, e como seu ativismo social implicou na fracassada tentativa de sequestro que terminou em troca de tiros e quatro mortos. Seu nome esteve na lista dos dez mais procurados do FBI nos anos 70, tornando-se a mulher mais procurada dos EUA e símbolo de luta pelos direitos dos negros e das mulheres. Ângela Davis foi uma figura política importante que chamou atenção da mídia e nomes como John Lennon que fez uma música em sua homenagem em 1972. Com muitas imagens históricas, “Libertem Ângela Davis” revela a politização de grande parte dos jovens americanos dos anos 70 e provoca ricas discussões. O filme é uma co-produção Estados Unidos e França e levou oito anos para ser finalizado. Participou da competição oficial dos festivais de Toronto, Londres e Estocolmo. Imperdível!

Moviscope 
*Em abril, no cinema Olympia, está programada uma mostra de filmes do diretor paraense Vicente Cecim com exibição de curtas e médias metragens. Em seguida, o mesmo cinema exibirá uma mostra de filmes de Silvio Tendler, um dos mais importantes diretores nacionais que há muitos anos trabalha no gênero documentário. Entre os filmes programados, “Jango”(1984) e “Utopia e Barbárie”(2010). O cinema Olympia completa 103 anos de atividades no dia 24 de abril de 2015.

*Os organizadores do “É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários” anunciaram que “Últimas Conversas”, documentário inédito do cineasta Eduardo Coutinho (Jogo de Cena), o último feito em sua carreira, será exibido para convidados na abertura da 20ª edição do evento.

* Jesse Eisenberg (A Rede Social), Kristen Stewart (Acima das Nuvens) e Bruce Willis (Duro de Matar) vão integrar o elenco do novo filme de Woody Allen (Zelig), ainda sem título. Produção de Letty Arsonson (Ponto Final: Match Point), Stephen Tenenbaum (Meia-Noite em Paris) e Edward Walson (Blue Jasmine).

*O filme “Cinquenta Tons de Cinza” ultrapassou a marca de 6,3 milhões de espectadores no Brasil e se tornou o filme mais visto nos cinemas do país desde 2013. O filme superou o número de espectadores de “A Culpa é das Estrelas”, que levou 6,202 milhões de pessoas aos foi o recordista de público nos cinemas brasileiros em 2014. “Cinquenta Tons de Cinza” é o 10º filme mais visto nos cinemas brasileiros na década de 2010. O topo da lista está com “Tropa de Elite 2”, o filme nacional de maior público de todos os tempos.

*”Scarface” será refilmado. Depois da ótima versão de 1932 dirigida por Howard Hawks e a polêmica refilmagem de Brian de Palma em 1983, o chileno Pablo Larraín (Tony Manero e No) será o diretor da nova versão que acompanhará a ascensão de um imigrante latino-americano no mundo do crime de Los Angeles.

ESTREIAS 
Série “Divergente“: “Insurgente”
Filme de Robert Schwentke Com Shailene Woodley

“Nós, Princesas de Cleves”
Filme de Régis Sauder
Entrada Franca “

"A Escala”
Filme de Kaveh Bakhtiari
Entrada Franca

COTAÇÕES 
“Kingsman – Serviço Secreto” – Razoável
“Birdman” – Excelente “A Teoria de Tudo” – Bom
“Jogo de Emoções” (DVD) - Muito Bom
“Nove Rainhas” (DVD) - Muito Bom
“Manhattan” (DVD) - Excelente


AGENDA 
*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 23/03 – “Beco sem Saída” de William Wyler. Sessão às 19 h. Entrada Franca. Debate após a exibição. Produção de 1937. Com Silvia Sidney, Humprey Bogart.Roteiro de Lillian Hellman. Após 10 anos de crimes, o gângster 'Baby Face' Martin (Humphrey Bogart) retorna para a terra em que cresceu para reencontrar sua mãe, que o denunciou como criminoso, e sua ex-namorada.Indicado a quatro categorias no “Oscar”, incluindo Melhor Filme. Um clássico do cinema. Apoio : ACCPA. 

*Cine Olympia:
CIRCUITO DE CINEMA FRANCÓFONO:
De 19 a 25/03(exceto segunda-feira) – “Nós, Princesas de Cleves”. Sessão às 18:30 h. Entrada Franca. Apoio: Cinemateca Francesa e Aliança Francesa

*Cine Líbero Luxardo:
CIRCUITO DE CINEMA FRANCÓFONO:
De 19 a 25/03 – “A Escala”. Sessão às 19h. Entrada Franca. Em Atenas, o modesto apartamento de Amir, um imigrante iraniano, tornou-se um lugar de trânsito para outros que, como ele, fizeram a escolha de deixar seu paí

*Cineclube da UEPA (Campus Djalma Dutra):
Dia 24/03 – “O Carteiro e o Poeta”. Sessão às 16 h. Entrada franca. Debate após a exibição. Apoio : ACCPA.

*Cineclube da Casa da Linguagem :
Dia 26/03 – “Alexandria” com Rachel Weizs. Sessão às 18h. Entrada Franca. Debate após a exibição. Apoio : ACCPA.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23