domingo, 21 de junho de 2015

CINE TROPPO - DE 18 A 24/06/15

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


LANÇAMENTO DA PIXAR É DESTAQUE NO CIRCUITO
Divertida Mente”, nova animação do estúdio Pixar entrou em cartaz em 864 salas do país, sendo mais da metade do circuito, 446 salas, em 3D. A trama dirigida por Pete Docter (Up - Altas aventuras, Monstros S.A.) se passa dentro da cabeça da garotinha Riley, que é obrigada a mudar de vida quando o pai arruma um emprego em outra cidade. Com isso, passamos a acompanhar as suas emoções que vivem no centro de controle dentro de sua mente. Outra animação que entrou em cartaz nesta semana é “Dragon Ball Z – O Renascimento de Freeza” (Fox), em 341 salas, sendo 110 em 3D. O longa é baseado no famoso desenho animado e acompanha o confronto entre Goku e o Imperador do Mal, que voltou dos mortos. A estreia de terror da semana, “Jessabelle – O passado nunca morre” (PlayArte), chega ao circuito em 200 salas. Na trama, Jessie começa a ser atormentada por uma força maligna após sofrer um acidente. A direção é de Kevin Greutert (Jogos mortais).

*Na última terça-feira, 16 de junho, durante o Festival Internacional do Cinema de Animação de Annecy, os estúdios Disney apresentaram seu novo projeto, “Zootopia”, uma animação com animais falantes, codirigida por Byron Howard (Enrolados) e Rich Moore (Detona Ralph). O filme retoma o estilo antropomórfico (bichos com características humanas) usado em “Robin Hood” de 1973. Nos Estados Unidos, o lançamento está previsto para março de 2016. Em “Zootopia” os bichos não vivem na natureza ou no mundo humano. Nele, os humanos não existem e a sociedade é formada por diferentes criaturas, todas falantes, vestidas e com a capacidade de andar sobre as patas traseiras. A história é centrada em Judy Hopps, o primeiro coelho policial da sociedade. Baseada no departamento de controle de tráfego da polícia, ela trabalha emitindo bilhetes de violação em estacionamentos, até que uma confusão com a esperta raposa Nick Wilde ameaça destruir o pequeno progresso alcançado por ela na corporação.

*Em 2015, o Cine Ceará - Festival Iberoamericano de Cinema chega à sua 25ª edição, com excelente seleção de longas e curtas-metragens. Entre os títulos selecionados estão o aclamado “Cavalo Dinheiro”, do português Pedro Costa, o drama “Jauja”, selecionado no festival de Cannes, e “Real Beleza”, drama nacional de Jorge Furtado.A noite de abertura aconteceu dia , 18 de junho, com uma homenagem à atriz e diretora Leandra Leal (O Lobo Atrás da Porta, O Homem que Copiava), e com a exibição do sombrio “O Clube”, drama do chileno Pablo Larraín, premiado com o Urso de Prata no festival de Berlim.

*Na programação do 25º Cine Ceará acontecerá uma mostra do novo Cinema Espanhol com exibição de novas produções (“História da Minha Morte”, vencedor do festival de Locarno e “Nem Tudo é Vigília”, vencedor do festival do Uruguai) com clássicos da cinematografia espanhola (“O Espírito da Colmeia” de Víctor Erice e “Simão do Deserto” de Luis Buñuel). Oito curtas-metragens também representam o país. O Cine Ceará 2015 ocorre entre os dias 18 e 24 de junho.

*”Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros” arrecadou nos primeiros dias de exibição U$82,8 milhões, ficando na frente do primeiro filme dos “Vingadores” e perdendo apenas para “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2”, com U$91,1 milhões, e “Vingadores 2: Era de Ultron”, com U$84,4 milhões. “Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros” deve ultrapassar dos U$200 milhões em apenas um final de semana. O estúdio Universal é o líder de bilheterias esse ano e já ultrapassou a marca dos 2 bilhões de dólares arrecadados. Além de “Jurassic World”, o estúdio faturou alto com o sétimo filme da franquia “Velozes e Furiosos” e “Cinquenta Tons de Cinza”.

*O Festival de Cinema Europeu trouxe filmes inéditos e raros para exibição aos cinemaníacos paraenses. Filmes como “O Investigador” e “Diamantes Negros” merecem destaque especial entre tantos filmes de boa qualidade. Espero que outras edições deste festival sejam programadas para Belém.

*Em Agosto, na sessão Cult, a ACCPA (Associação de Críticos de Cinema) programou a exibição de duas obras-primas: “2001: Uma Odisseia no Espaço” de Stanley Kubrick e “Cidadão Kane” de Orson Welles. Tenho certeza que a exibição destas obras magníficas será prestigiada pelo público cinéfilo, gerando um grande debate. Viva os cineclubes!

INDICAÇÕES
ESTREIAS
“Divertida Mente”
Produção da Pixar Animation
Cópias dubladas


“Dragon Ball Z – O Renascimento de Freeza”
Filme de Tadayoshi Yamamuro
Cópias Dubladas

“O Libertador”
Filme de Alberto Arvelo
Com Edgar Ramirez


CINECLUBE
“O Balão Branco” (1995)
Filme de Jafar Panahi
Cineclube Alexandrino Moreira – dia 22/06

DVD
“Armadilha Mortal”(1982)
Filme de Sidney Lumet
Com Michael Caine

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 22/06 – “O Balão Branco”. Produção iraniana de 1995. Razieh é uma garotinha de sete anos que insiste que sua mãe lhe compre um outro peixinho dourado para a celebração do ano-novo iraniano. Apesar de a família estar sem dinheiro, Razieh acaba conseguindo a quantia para comprar o peixinho com a ajuda de seu irmão. Só que a caminho da loja, ela perde o dinheiro duas vezes, e então os dois irmãos não medem esforços para recuperá-lo, saindo pelas ruas de Teerã. Sessão às 19h. Entrada franca e debate após a exibição.

*Cine Olympia:
Até dia 01/07 – “O Libertador” de Alberto Ravelo. Com Edgar Ramirez. Cinebiografia de Símon Bolívar realizada pelo diretor venezuelano Alberto Arvelo, que desenvolve a narrativa de forma épica, mostrando a luta histórica que mudou os rumos de um país. O roteiro leva o espectador à infância de Bolívar e o guia através dos tempos até o momento em que o jovem revolucionário decidiu embarcar na luta pelos direitos dos povos indígenas e dos escravos. Sessão às 18:30 h. Entrada Franca.

*Cine Líbero Luxardo:
Até 21/06 – Festival Varilux de Cinema Francês.

*Cineclube da Casa da Linguagem:
Dia 25/06 – “Universo Elegante”. Documentário. Sessão às 18 h. Entrada franca e debate. Apoio : ACCPA e Academia Paraense de Ciências.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23