domingo, 21 de junho de 2015

CINE TROPPO - DE 21 A 27/05/15

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


“O SAL DA TERRA” ESTREIA DIA 27/05
“O Sal da Terra” é um dos principais lançamentos do ano nos cinemas. Felizmente, o filme será exibido no cine Líbero Luxardo e espero que o público prestigie este belo trabalho do cineasta alemão Win Wenders e Juliano Ribeiro Salgado. A seguir, publico material enviado pela distribuidora Imovision para maior divulgação do filme. Confira: Em 40 anos de carreira, o fotógrafo Sebastião Salgado percorreu o mundo como testemunha de uma humanidade em plena transformação, registrando eventos de nossa história recente. Atualmente, dedica-se à descoberta de territórios virgens e suas grandes paisagens, ao encontro de uma fauna e de uma flora selvagens num gigantesco estudo fotográfico que contempla a beleza do planeta. Os bastidores desse novo projeto são revelados pelas lentes cinematográficas de Wim Wenders e de seu filho, Juliano Ribeiro Salgado. O Sal da Terra foi escolhido o melhor documentário no César 2015, o Oscar francês e levou o prêmio especial do júri da seção Un Certain Regard no Festival de Cannes em 2014. O filme concorreu ao Oscar 2015 de Melhor Documentário.
SOBRE OS DIRETORES : Juliano Ribeiro Salgado nasceu em 1974 em Paris. Formou-se em cinema pela London Film School e, desde 2003, dirige curtas e documentários para a TV francesa. Seu filme Nauru an Island adrift (2009), foi selecionado para vários festivais internacionais (Hot Docs, em Toronto, e Le Festival Dei Populo, em Florença). Wim Wenders nasceu em 1945 em Düsseldorf, na Alemanha. Estudou na Escola de Cinema e Televisão de Munique. É um dos expoentes do Novo Cinema Alemão dos anos 70. Dirigiu mais de 40 filmes, entre longas e curtas, destacando: O Amigo Americano (1977); Hammett(1978/1982); O Estado das Coisas (1982), Tokyo-Ga (1984); Paris, Texas (1987); Asas do Desejo (1988), Até o Fim do Mundo (1991), Buena Vista Social Club (1999), Pina (2011) e um episódio de Mundo Invisível (2012).
SOBRE O FOTOGRAFO SEBASTIÃO SALGADO: Sebastião Salgado nasceu no dia 8 de fevereiro de 1944 em Aimorés, Minas Gerais. Vive em Paris. Economista de formação, começa sua carreira de fotógrafo em Paris em 1973. Trabalha sucessivamente com as agências Sygma, Gamma e Magnum Photos até 1994 quando, junto com Lélia Wanick Salgado fundam a agência de imprensa fotográfica, Amazonas images, exclusivamente devotada à seu trabalho.Viaja em mais de 100 países para projetos fotográficos que, além de inúmeras publicações na imprensa, foram apresentados em forma de livros, tais como: Outras Américas (1986), Sahel, l’Homme en détresse (1986), Trabalhadores (1993), Terra (1997), Êxodos e Retratos de Crianças do Êxodo (2000) e Africa (2007). Exposições itinerantes destes trabalhos foram e continuam a serem apresentadas internacionalmente. Sebastião recebeu inúmeros prêmios, é Embaixador de Boa-Vontade para UNICEF e é membro honorário da Academy of Arts and Science dos Estados Unidos. Em 2004, Sebastião começa um novo projeto, Gênesis, série de fotografias de paisagens, da fauna, da flora e de comunidades humanas vivendo exclusivamente dentro de suas tradições e culturas ancestrais. Este trabalho é concebido como uma pesquisa sobre a natureza ainda em seu estado original.Juntos, Sebastião e Lélia trabalham desde os anos 90 na recuperação do meio-ambiente de uma pequena parte da Mata Atlântica. Eles devolveram à natureza uma parcela de terra que possuiam e em 1998 esta terra foi transformada numa Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN. Neste mesmo ano, criaram o Instituto Terra que tem como missão a restauração da floresta, pesquisa e monitoramento, educação ambiental e desenvolvimento sustentável.
SOBRE A DISTRIBUIDORA Distribuidora presente no Brasil há 25 anos, a Imovision vem se consolidando como uma das maiores incentivadoras do melhor cinema, tendo lançado mais de 300 filmes no Brasil.A Imovision tem em seu catálogo realizações de consagrados diretores internacionais e nacionais, e filmes premiados nos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, como Cannes, Veneza, Toronto e Berlim. Mantendo seu foco em títulos de qualidade, a Imovision foi a responsável por introduzir no Brasil cinematografias raras e movimentos internacionais expressivos, como o Movimento Dogma 95 e o cinema iraniano.
O SAL DA TERRA (Le Sel de La Terre).França/Itália, 2014, 110 min.Direção: Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado.Roteiro: Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado e David Rosier. Produção: David Rosier.Fotografia: Hugo Barbier e Juliano Ribeiro Salgado.Edição: Maxine Goedicke, Rob Myers.

INDICAÇÕES
ESTREIAS
“O Vendedor de Passados”
Filme de Lula Buarque de Holanda
Com Aline Morais

“Asas do Desejo”
Filme de Win Wenders
Com Bruno Ganz

“Poltergeist : O Fenômeno”
Filme de Gil Kenan
Com Sam Rockwell

“Sorria Você está sendo Filmado”
Filme de Daniel Filho
Com Lazáro Ramos

BLU-RAY
“Birdman”
Filme de Alexandre Iñarritu
Com Michael Keaton

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes): Dia 25/05 – “Último Tango em Paris” de Bernardo Bertolucci. Com Marlon Brando. Sessão às 19 h. Debate após a exibição. Entrada Franca. Debate após a exibição.

*Cine Olympia: Até dia 27/05 – “Asas do Desejo” de Win Wenders. Com Bruno Ganz. Sessão às 18:30 h. Entrada Franca. Apoio: Instituto Goethe.

*Cine Líbero Luxardo: Até dia 24/05 – “Branco sai, Preto Fica”. Vencedor dos prêmios de Melhor Filme, Ator, Direção de Arte e também o troféu dado pela Crítica no Festival de Brasília 2014. Dia 30/05 – “O Grande Golpe” de Stanley Kubrick. Sessão Cult. Horário: 16h. Entrada Franca.Debate após a exibição. *Cine Estação: Em Junho: Festival Varilux de Cinema Francês.

*Cineclube da Casa da Linguagem : Dia 28/05 – “Hiroshima meu Amor” de Alain Resnais. Com Emanuelle Riva. Sessão às 18h. Entrada franca. Debate após a exibição. *Cine Fibra: Dia 30/05 – “Uma Noite na Ópera” com os irmãos Marx. Sessâo às 19h. Entrada Franca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23