domingo, 21 de junho de 2015

CINE TROPPO - DE 07 A 13/05/15

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


CLÁSSICOS RETORNAM AOS CINEMAS EM VERSÃO DIGITAL
No próximo dia 16, sábado, a rede de cinemas Cinemark inicia a sétima temporada do seu projeto Clássicos Cinemark, com a exibição de seis filmes que marcaram o cinema em versão digital restaurada. O projeto, que já levou às salas da rede 160 mil espectadores, chega desta vez a 53 complexos de 26 cidades do país. Nesta versão da mostra, a rede exibe em suas salas os primeiros filmes de três das franquias mais bem-sucedidas de Hollywood: “007 contra o Satânico Dr. No” (1962), estrelado por Sean Connery; “Indiana Jones - Os Caçadores da Arca Perdida” (1981), com Harrison Ford; e “O Exterminador do Futuro” (1984), antecipando o novo filme da série, que a Paramount estreia em julho. Completam a edição “Os Pássaros” (1963), de Alfred Hitchcock; “12 homens e uma Sentença” (1957), de Sidney Lumet; e “O Resgate do Soldado Ryan (1998), de Steven Spielberg. A nova programação se estende até 24 de junho. Estes filmes serão exibidos na rede de cinemas Cinemark, que não possui cinemas em atividade em Belém, mas vamos aguardar que outros exibidores sigam esta tendência de valorizar clássicos do cinema em projeção digital. Filmes como “2001 Uma Odisséia no Espaço”, “Lawrence da Arábia”, “Assim Caminha a Humanidade”, entre muitos outros títulos, merecem uma reedição digital.

*A abertura do Cine PE no último sábado, 2 de maio, contou com a presença do diretor inglês John Madden, que apresentou em hors concours seu recente longa “O Exótico Hotel Marigold 2”, no Cine São Luiz, em Recife. Também estiverem no festival neste fim de semana Lázaro Ramos e Lula Buarque de Hollanda, ator e diretor do longa “O Vendedor de Passados”, Lia Letícia, diretora do curta “Encantada”, Leo Falcão, do longa em competição Mães do Pina, o curta-metragista Marcelo Pinheiro, de Xirê, e o cineasta Lírio Ferreira, entre outros. O Cine PE segue até o dia 8 de maio. 

*Estão abertas, até o dia 15 de maio, as inscrições para o Nordeste.LAB, projeto que tem como objetivo fomentar o mercado audiovisual no Nordeste. O evento, que neste ano terá a produção para televisão como foco, será entre os dias 20 e 23 de maio, no Complexo Cultural dos Barris, em Salvador, na Bahia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site labaudiovisual.com.br.

* De acordo com a Variety, a atriz Marion Cotillard (Era uma Vez em Nova York) está no elenco da adaptação de “Juste La Fin Du Monde”, novo filme do cineasta Xavier Dolan (Mommy).Baseado na peça de Jean-Luc Lagarce, o roteiro segue um escritor que voltará para sua cidade natal planejando anunciar a chegada de sua morte à sua família.Além de Cotillard, o elenco ainda conta com Léa Seydoux (Azul é a Cor Mais Quente), Vincent Cassel (Cisne Negro), Nathalie Baye (A Vida Íntima de Um Casal) e Gaspard Ulliel (Saint Laurent).

*Uma nova sequência da saga Indiana Jones foi confirmada, mas ainda sem previsão para filmagens. A informação foi dada pela presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy que admitiu mais uma sequência do longa consagrado por Harrison Ford como protagonista.Em 2012, a Disney e a Paramount intermediaram um acordo financeiro com os direitos para futuros filmes do "Indiana Jones", mas nada foi realizado.Por enquanto, não há informações sobre o ator que viverá o papel de Indiana Jones. A franquia contou com quatros longas: o primeiro de 1981 "Os Caçadores da Arca Perdida" com Ford e Paul Freeman; em 1984 "Indiana Jones e o Templo da Perdição"; em 1989 "Indiana Jones e a Última Cruzada" com Sean Connery; e, em 2008, "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" com Cate Blanchett.

*A Sony Pictures anunciou que o Homem-Aranha terá um novo longa animado. De acordo com o site de Hollywood Reporter, o filme será criado pelos diretores Phil Lord e Chris Milller, conhecidos por “Uma Aventura Lego” e “Anjos da Lei”. A animação tem previsão de estreia para dia 20 de junho de 2018, aproximadamente um ano depois que o filme da Marvel chega aos cinemas. O novo longa será independente. Segundo já foi divulgado, a Marvel apresentará o novo Homem-Aranha em "Capitão América – Guerra Civil", que chegará aos cinemas em 6 de maio de 2016. Já a próxima franquia do Aracnídeo deve ser lançada em 28 de julho de 2017.

INDICAÇÕES
ESTREIAS
“Franco-atirador”
Filme de Pierre Morel
Com Sean Penn e Javier Bardem

“Azul e não tão Rosa”
Filme de Miguel Ferrari
Com Guillermo Garcia

“Minhas Noites com Margueritte”
Filme de Jean Becker
Com Gerard Depardieu

CINECLUBE
“Uma Noite na Ópera”
Com Irmãos Marx
Cine FIBRA – Dia 16/05

DVD
“Whiplash”
Com J. K. Simmons
“Oscar” de melhor ator coadjuvante

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 11/05 – “Sem Pena” de Eugênio Puppo. Documentário sobre o sistema jurídico e prisional brasileiro. A precária vida nas prisões do país e os medos, preconceitos e equívocos que assombram o tema. A população carcerária brasileira é uma das maiores do mundo e só aumenta. Sessão às 19 h. Entrada Franca.
Dia 25/05 – “Último Tango em Paris” de Bernardo Bertolucci.

*Cine Olympia:
Até dia 06/05 – “Azul e não tão Rosa” de Miguel Ferrari. O filme conta a história de Diego, um jovem e bem sucedido fotógrafo, que vive no glamoroso mundo da moda e é cheio de superficialidades. Um trágico acidente deixa seu parceiro em coma e muda o mundo de Diego completamente. Inesperadamente, Diego precisa tomar conta do seu filho, Armando. Os dois precisarão aprender a conviver, Armando lidando com o desconhecido mundo homossexual do seu pai e Diego com as atitudes do seu filho adolescente. Sessão às 18:30 h. Entrada Franca. Apoio: Consulado da Venezuela.

*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 10/05 – "Nick Cave – 20.000 dias na Terra”. Dia 30/05 – “O Grande Golpe” de Stanley Kubrick. Sessão Cult. Horário : 16h. Entrada Franca.

*Cine Estação: Até 17/05 - “Minhas Tardes com Margueritte” com Gerard Depardieu.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23