domingo, 21 de junho de 2015

CINE TROPPO - DE 23 A 29/04/15

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


CINEMA OLYMPIA COMPLETA 103 ANOS DE FUNDAÇÃO
O Cinema Olympia completou 103 anos de fundação no dia 24/04/2015. Como cinema mais antigo do Brasil ainda em funcionamento, administrado pela prefeitura local (Fumbel), o Olympia é um patrimônio histórico e cultural de Belém. É uma referência das memórias de cinemaníacos que viveram grandes momentos de cultura e diversão. Os cinemas de rua estão em extinção, numa configuração do mercado exibidor que privilegia cinemas de shopping, e por isso é um privilégio observar que essa sala está em funcionamento. Com uma programação direcionada ao desenvolvimento da cultura cinematográfica, o cine Olympia tem exibido filmes de boa qualidade que têm a atenção dos críticos locais. Com parceiros como a Cinemateca Francesa, Instituto Goethe, Fundação Japão, Consulado da Venezuela e Espanha, entre outros, essa sala tem oferecido a oportunidade de se conhecer outras cinematografias que comprovam que o cinema está em evolução e é muito mais que entretenimento. Por isso, essa sala tem uma função cultural séria que merece ser prestigiada. Minhas lembranças do cinema Olympia são muito fortes. Lembro de ver os desenhos da Disney, “Guerra nas Estrelas”, “Um Estranho no Ninho”, “Último Tango em Paris”, “Zelig”, “Psicose” entre tantos títulos inesquecíveis. É muito bom saber que este templo do cinema ainda pulsa. Vida longa !!
]
*O ator brasileiro Wagner Moura (Tropa de Elite) foi contratado para a refilmagem do faroeste Sete Homens e um Destino (1960).No longa original dirigido por John Sturges (Fugindo do Inferno) e estrelado por Steve McQueen (Papillon) e Yul Brynner (Os Dez Mandamentos), uma vila oprimida de camponeses mexicanos reúne sete pistoleiros para ajudá-los a defender suas casas. A produção é um remake de “Os Sete Samurais” (1954), do japonês Akira Kurosawa. Na direção da nova versão está Antoine Fuqua (O Protetor). No elenco, Denzel Washington (Dia de Treinamento), Ethan Hawke (Boyhood: Da Infância à Juventude), Chris Pratt (Guardiões da Galáxia) e Vincent D’Onofrio (Nascido Para Matar).

 *Com um circuito de 2,9 mil complexos, “A Incrível História de Adaline” (The age of Adaline,Lionsgate), é a estreia mais expressiva desta semana nos Estados Unidos. Dirigido por Lee Toland Krieger (Celeste e Jesse para sempre), o drama romântico conta a história de uma jovem que, após sofrer um acidente de carro, misteriosamente se vê incapaz de envelhecer, ficando presa a um corpo de 29 anos. Adaline (Blake Lively) então evita estabelecer laços com qualquer pessoa para que ninguém descubra seu segrego, e leva uma vida solitária. Tudo muda quando ela conhece o filantropo Ellis Jones (Michiel Huisman), um homem pelo qual vale a pena arriscar sua imortalidade. Natalie Portman e Katherine Heigl foram cogitadas para o papel principal, mas a atriz de Lanterna Verde (2011) acabou levando a melhor. No Brasil, a previsão de estreia é para 28 de maio, via Diamond Filmes.

*Os irmãos Joel e Ethan Coen (Barton Fink - Delírios de Hollywood), presidentes do júri da 68ª edição do Festival de Cannes, terão como companheiros de júri nomes conhecidos como Jake Gyllenhaal (O Abutre), Rossy de Palma (Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos), Sophie Marceau (Coração Valente), Sienna Miller (Sniper Americano), a compositora Rokia Traoré (Crianças Invisíveis) e os diretores Guillermo Del Toro (O Labirinto do Fauno) e Xavier Dolan (Mommy). A atriz Isabella Rossellini (Veludo Azul) vai presidir a mostra Um Certo Olhar e sua mãe, Ingrid Bergman (Casablanca), será homenageada pelo evento que começa no dia 13 de maio e que vai até 24 de maio. .

*A estreia de “Vingadores – Era de Ultron” (Disney) ganhou lançamento em 1200 salas do país, sendo 654 em 3D e 10 em Imax, uma semana antes da estreia americana, prevista para o dia 1 de maio. Sucesso à vista? No elenco, Samuel L. Jackson é o destaque. *Nos anos 1960, período de crescimento das atividades cineclubistas em Belém, grupo formado por Benedito Nunes, Maria Sylvia Nunes e Francisco Paulo Mendes criou o Centro de Estudos de Cinema. O objetivo era contribuir com o cenário cinematográfico local com exibição de filmes e debates. A partir de junho DE 2015, o Centro de Estudos de Cinema (CEC) terá continuidade com a participação de professores, pesquisadores e cinéfilos convidados. A finalidade do novo CEC é incentivar a cinefilia, estudo e pesquisa cinematográfica com a produção de textos, criticas, palestras, debates, entre outras ações. 

INDICAÇÕES

ESTREIA
“Vingadores: Era de Ultron”
 Filme de Joss Whedon
Com Robert Downey Jr.

DVD
“A Noite dos Generais”(1967)
Filme de Anatole Litvak
Com Peter O´toole

Blu-ray
“Em Busca do Ouro”
Filme de Charles Chaplin
Versões de 1925 e 1942

BREVE
“Azul e não tão Rosa"
Produção da Venezuela
Cine Olympia

COTAÇÕES
“Lili e Marlene” – Muito Bom
“Ida” – Muito Bom
“Elles” - Muito Bom
“Mommy"(DVD) – Muito Bom

AGENDA
*Cine Olympia:
Até dia 06/05 – “Lili Marlene”(1981) de R. W. Fassbinder. Com Hanna Schygulla. Sessão às 18:30 h Entrada Franca.Apoio : Instituto Goethe. Alemanha, 1938. A cantora Willie (Hanna Schygulla) torna-se uma estrela nacional ao gravar a música "Lili Marlene", que se torna uma espécie de hino dos soldados nazistas. Admirada até por Hitler, Willie esconde um segredo: seu grande amor, o compositor Robert (Giancarlo Giannini), é judeu.
De 07 a 20/05 – “Azul e não tão Rosa”
De 21 a 27/05 – “Asas do Desejo” de Win Wenders

*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 26/04 – "Ida” de Pawel Pawlikowski. Às vésperas de assumir seus votos e compromissos como freira no convento onde foi criada, Anna é levada a conhecer sua única parente viva – sua tia Wanda. A partir de Wanda, Anna descobre revelações impressionantes de seu passado, atado ao passado da Polônia nos anos de dominação nazista, e vai em busca de respostas e do túmulo de seus pais, em sua cidade natal. Nessa jornada, Anna encontra uma nova identidade, um amor e começa a questionar seu futuro.

*Cineclube da Casa da Linguagem:
Dia 30/04 – “Universo Elegante”. Documentário. Exibição do episódio "O Sonho de Einstein.".Sessão às 18 h. Entrada Franca. Debate após a sessão. Apoio: ACCPA e Academia Paraense de Ciências.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23