domingo, 21 de junho de 2015

CINE TROPPO - SEMANA DE 16 A 22/04/15

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho




MANOEL DE OLIVEIRA
Manoel de Oliveira (foto), diretor português que faleceu aos 106 anos, começou sua carreira no cinema na década de 1930. Realizou documentários em curta-metragem e nas décadas seguintes, dirigiu filmes importantes como “Aniki Bóbó” (1942), “Francisca” (1981), “Os Canibais” (1988), “A Divina Comédia”(1991), “O Convento” (1995), “Viagem ao Princípio do Mundo” (1997), “Um Filme Falado” (2003) e “Singularidades de uma Rapariga Loura” (2009).O último lançamento do diretor foi o curta “O Velho do Restelo” (2014), em que Dom Quixote, Luís de Camões, Camilo Castelo Branco e Teixeira de Pascoaes falam sobre a História, o passado e o presente. Sua filmografia merece ser conhecida. A ACCPA exibira, em maio, “Um Filme Falado”, em sua homenagem.

*O grupo Moviecom Cinemas planeja o retorno do projeto MOVIECOM ARTE para Belém. Este projeto abre espaços na programação do circuito comercial para a exibição de filmes de arte, premiados em festivais e elogiados pela crítica nacional e internacional. O Moviecom Arte foi destaque no circuito exibidor local entre 2008 e 2010 e certamente será muito bem vindo pelo cinéfilo paraense. Vamos esperar que “O Sal da Terra” de Win Wenders e Juliano Ribeiro Salgado seja exibido no circuito paraense.

* O grupo Moviecom Cinemas finaliza, nas próximas semanas, a instalação da sala 06 no Shopping Pátio Belém e a reforma completa da sala 03. As salas terão projeção digital de última geração e poltronas executivas com mais conforto ao espectador. No circuito alternativo, melhores notícias: o Cine Líbero Luxardo, nos próximos meses, deverá funcionar com projeção digital.

*A ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) será parceira da FIBRA (Faculdade Integrada Brasil Amazônia) na programação de um filme por mês no auditório da faculdade localizado na Gentil Bittencourt. Inicialmente, as exibições acontecerão no último sábado de cada mês, às 19 h, com entrada franca. Na abertura do CINE FIBRA, será exibido o clássico "Quanto mais Quente Melhor" de Billy Wilder com Jack Lemmon, Marilyn Monroe e Tony Curtis.

*O cineasta Michael Mann (Colateral/Fogo contra Fogo) começará a rodar um filme sobre o italiano Enzo Ferrari em 2016. Baseado no livro Enzo Ferrari: “The Man, the Cars, the Races” de Brock Yates, o projeto combinará roteiros feitos por Troy Kennedy-Martin (Inferno Vermelho) e David Rayfield para contar a história do homem por trás da Fórmula 1 e da icônica marca de automóvel.

*A organização do Festival de Cinema de Cannes anunciou o filme de abertura da 68ª edição do evento: “La Tête Haute”, drama dirigido pela francesa Emmanuelle Bercot (Os Infiéis).Pela primeira vez desde 1987, o renomado festival francês vai ter como filme de abertura uma obra assinada por uma mulher).O filme narra a história de Malony, um deliquente juvenil, e o seu desenvolvimento da infância à idade adulta, sempre sobre o olhar dos assistentes sociais e de um juiz de menores. O Festival de Cannes 2015 será realizado entre os dias 13 e 24 de maio. A

*O diretor Matthew Vaughn (Kingsman/X-Men: Primeira Classe) está negociando a direção do novo filme de Flash Gordon.A nova versão será baseada nas clássicas tiras em quadrinhos do herói espacial, publicadas em 1934, que acompanham a luta de Flash Gordon, ao lado da bela Dale Arden e do cientista louco Hans Zasrkov, contra o tirânico Ming, o governador do planeta Mongo.

*O cineasta italiano Nanni Moretti lançou nos cinemas, "Mia Madre", filme em que presta homenagem à própria mãe, a professora de latim e grego Agata Apicella Moretti, que morreu há quatro anos.Considerada a obra mais autobiográfica do diretor de 61 anos, o longa narra as mil neuroses de uma cineasta de sucesso, interpretada pela atriz italiana Margherita Buy, que entra em crise pessoal e artística por causa de uma grave doença da mãe.

ESTREIA
“Vingadores: Era de Ultron”
Filme de Joss Whedon
Com Robert Downey Jr.

“Ida”
Vencedor do “Oscar” de melhor filme estrangeiro
Cine Líbero Luxardo

CONTINUAÇÃO
“Elles”
Com Juliete Binoché
Cine Estação

CINECLUBE
"Bonnie e Clyde"
Filme de Arthur Penn
Cineclube Alexaxandrino Moreira - dia 20/04

COTAÇÕES
“Ida” – Muito Bom
“Jango” – Muito Bom
“Utopia e Barbárie” – Muito Bom
“Splendor”(DVD) – Muito Bom

AGENDA
*Cine Olympia:
Até 23/04 – Mostra Silvio Tendler. Exibição dos documentários “Jango”, “Os Anos JK”, “Utopia e Barbárie”, “Tancredo: A Travessia” e “Castro Alves”. Sessão às 18:30 h . Entrada Franca. Dia 24/04 – Programação especial – 103 anos de fundação do cinema Olympia.

*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 26/04 – "Ida” de Pawel Pawlikowski. Às vésperas de assumir seus votos e compromissos como freira no convento onde foi criada, Anna é levada a conhecer sua única parente viva – sua tia Wanda. A partir de Wanda, Anna descobre revelações impressionantes de seu passado, atado ao passado da Polônia nos anos de dominação nazista, e vai em busca de respostas e do túmulo de seus pais, em sua cidade natal. Nessa jornada, Anna encontra uma nova identidade, um amor e começa a questionar seu futuro.

*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 20/04 – “Bonnie e Clyde” de Arthur Penn. Com Warren Beatty e Faye Dunaway. Sessão às 18:30h. Entrada Franca. Apoio : ACCPA

*Cine Estação:
Até dia 19/04 – “Elles” de Malgorzata Szumowska. Com Juliette Binoché.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23