domingo, 21 de junho de 2015

CINE TROPPO - DE 04 A 10/06/15

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho



*O circuito alternativo de cinema local exibirá esta semana dois festivais de cinema. No cine Líbero Luxardo e Cine Estação acontecerão o Festival Varilux de Cinema Francês, já tradicional neste período do ano. No cinema Olympia, pela primeira vez, será exibido um Festival de Cinema Europeu, com títulos inéditos de vários países. Entre os filmes programados, “O Reencontro”(Suécia), “Diamantes Negros”(Espanha), “O Sol Dentro” (Itália), “O Investigador”(Hungria), “Homens de Esperança”(República Theca) e “Pai”( Eslovênia). É uma rara oportunidade de se conhecer a obra de artistas de outras nacionalidades. A programação do cinema Olympia será de 11 a 17/06 com entrada franca e exibição de dois filmes por dia com sessão às 16:30 e 18:30 h.

*A Agência Nacional do Cinema (Ancine) divulgou a lista dos 18 filmes que foram selecionados pelos representantes dos festivais de Locarno e San Sebastián para a segunda etapa do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro. A seleção foi feita por meio de teasers e informações fornecidas pelos produtores durante o processo de inscrição para o programa. Ao todo, foram recebidas 78 obras inscritas. O programa, que chega a sua décima edição em 2015, é uma iniciativa da Ancine com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e tem como objetivo aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional. Entre os filmes selecionados, estão os novos longas de Claudio Assis (Big jato), Gabriel Mascaro (Valeu boi), Lúcia Murat (Em três atos) e Marco Dutra (Era el cielo).

*”Tubarão”(1975), do diretor Steven Spielberg, vai retornar às salas americanas em junho em comemoração ao aniversário de 40 anos do seu lançamento. A versão restaurada em DCP será exibida em quase 500 salas nos EUA, com distribuição da Fathom Events, especializada em conteúdo alternativo. Por enquanto, não há previsão de relançamento no Brasil. O filme ficou conhecido por ser o primeiro blockbuster de verão, com arrecadação recorde de US$ 460 milhões ao redor do mundo.

*O ator Willem Dafoe (Platoon) vai estrelar “Siberia”, novo filme do diretor Abel Ferrara (Bem Vindo a Nova York). Dafoe e Ferrara já trabalharam juntos em “Enigma do Poder”, “Go Go Tales”, “4:44 - O Fim do Mundo” e “Pasolini”. Inspirado em “O Livro Vermelho”, de Carl Jung, o filme vai explorar a linguagem dos sonhos e o desbloqueio das emoções primordiais como o medo, arrependimento e desejo.

*Nicolas Cage (Adaptação) vai estrelar “Dog Eat Dog”, adaptação do livro homônimo de Eddie Bunker, que terá direção de Paul Schrader (roteirista de “Taxi Driver” e diretor de “Mishima”). Cage será o protagonista de “Exit 147”, novo filme do diretor Mike Figgis . Os dois trabalharam juntos em “Despedida em Las Vegas” que rendeu o Oscar de Melhor Ator para Nicolas Cage.

*A Disney cancelou o terceiro filme da franquia “Tron”. As primeiras noticias divulgadas em abril, revelaram que o diretor Joseph Kosinski (Oblivion) e os atores Garrett Hedlund (Invencível) e Olivia Wilde (Rush: No Limite da Emoção) estariam de volta para o novo projeto. Alguns espectadores criaram uma petição para que a produção não seja cancelada. "Tron: O Legado (2010) arrecadou mais de 400 milhões de dólares e o primeiro filme franquia foi lançado em 1982.

*O matemático John Forbes Nash Jr., de 86 anos, e sua esposa Alicia Nash, de 82 anos, morreram no sábado, dia 23/05.Nash foi pesquisador na Universidade de Princeton e venceu o prêmio Nobel de Economia em 1994. Além disso, ele teve sua carreira e sua luta com a esquizofrenia retratadas no filme “ Uma Mente Brilhante” (2001) de Ron Howard. Protagonizada por Russell Crowe, a produção venceu quatro “Oscar”: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz Coadjuvante para Jennifer Connelly no papel de Alicia.

* A sessão Cult com o filme “O Grande Golpe” de Stanley Kubrick, no último dia 30/05, gerou um excelente debate com o público. O filme, clássico dos anos 1950, provocou opiniões sobre questões sociais atuais. Sem dúvida, foi um dos melhores debates do ano. Viva os cineclubes que permitem este tipo de ação cinéfila!

INDICAÇÕES

CONTINUAÇÃO
“O Sal da Terra” Documentário sobre a obra do fotógrafo Sebastião Salgado 
Cine Líbero Luxardo

CINECLUBE
“No Mundo de 2020”(1973)
Com Charlton Heston Exibição Dia 08/06/15

TRILHA SONORA
“O Mensageiro” (1971)
Filme de Joseph Losey
Com Julie Christie

BREVE
“Permanência”
Filme de Leonardo Lacca
Em Junho - Cine Líbero Luxardo

DVD
“Cássia Eller”
Filme de Paulo Henrique Fontenelle
Documentário sobre a cantora Cássia Eller

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes): Dia 08/06 – “No Mundo de 2020” de Richard Fleisher. Com Charlton Heston. Sessão às 19 h. Debate após a exibição. Entrada Franca. Apoio: ACCPA. Em 2022, a face da Terra está bem modificada. O efeito estufa aumentou muito a temperatura, deixando o calor ficar quase insuportável. Somente os ricos e poderosos têm acesso a comidas raras, como carnes, frutas e legumes. Quando um empresário das indústrias Soylent é assassinado em seu luxuoso apartamento, o detetive Robert Thorn é designado para investigar o caso.
*Cine Olympia: Até dia 10/06 – “Amazônia” de Thierry Ragobert. Sessão às 18:30 h. Entrada Franca. Castanha (voz de Lúcio Mauro Filho) é um macaco prego, criado em cativeiro, que é liberado na Floresta Amazônica. Seguindo o ponto de vista do animal, o filme revela os mistérios da fauna e da flora da região. De 11 a 17/06 – Festival de Cinema Europeu

*Cine Líbero Luxardo: Até dia 07/06 – “O Sal da Terra” de Win Wenders e Juliano Salgado. Vencedor do Prêmio Especial na mostra “Un Certain Regard” no Festival de Cannes 2014 e Indicado ao Oscar 2015 de Melhor Documentário.

*Cine Estação/Cine Líbero Luxardo: A partir do dia 10: Festival Varilux de Cinema Francês.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23