domingo, 21 de junho de 2015

CINE TROPPO - DE 30/04 A 06/05/15

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


“NA PRESENÇA DE UM PALHAÇO” DE INGMAR BERGMAN É LANÇADO EM DVD
A Versátil Home Vídeo é uma das melhores distribuidoras do mercado e, felizmente, sempre surpreende com lançamentos muito especiais. A distribuidora lança este mês,O o inédito “Na Presença de um Palhaço”, preciosidade dirigida pelo gênio Ingmar Bergman. A produção realizada para a televisão sueca em 1997, foi uma das breves interrupções de sua carreira no teatro após oficializar, em 1982, que não realizaria mais filmes e se dedicaria ao teatro.A história do filme acontece em 1925. O engenheiro Carl Akerblom, fervoroso admirador do compositor G=Franz Schubert, é internado em um hospital psiquiátrico em Uppsala. De seu quarto, ele alimento o revolucionário projeto de inventar o cinema falado. Com a ajuda do professor Osvald Vogler, o diretor Akerblom improvisa uma história de amor contado os últimos dias de Schubert. No elenco, grandes atores como Erland Josephson. Marie Richardson e Pernilla August. Esta edição especial tem excelente making of do filme com ótimas revelações de Bergman. Imperdível.

*A atriz Marion Cotillard (Era uma Vez em Nova York) será a protagonista deJuste La Fin Du Monde, novo filme do cineasta Xavier Dolan (Mommy).Baseado na peça de Jean-Luc Lagarce, o roteiro segue um escritor que voltará para sua cidade natal planejando anunciar a chegada de sua morte a sua família. Como ressentimento, logo ele reescreve ao decorrer da tarde, mas todas as suas tentativas de empatia são sabotadas pela incapacidade das pessoas de ouvir e amar.Além de Cotillard, o elenco ainda conta com Léa Seydoux (Azul é a Cor Mais Quente), Vincent Cassel (Cisne Negro), Nathalie Baye (A Vida Íntima de Um Casal) e Gaspard Ulliel (Saint Laurent).

*O YouTube anunciou nesta terça-feira, dia 28, que fechou parcerias para produzir séries e filmes com as principais estrelas de seus canais. A safra de conteúdo original, que será distribuído na plataforma online gratuitamente, inclui longas coproduzidos com a AwesomenessTV, comprada pela DreamWorks há dois anos.

*O curta-metragem de animação “Guida”, da diretora e animadora Rosana Urbes, foi selecionado para a mostra competitiva do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy 2015, o principal dedicado ao gênero, que anunciou sua programação esta semana. Todo feito à mão, com desenhos a lápis e aquarela,Guida levou três anos para ser completado. O filme, que foi um dos vencedores do Anima Mundi 2014, acompanha o cotidiano de uma doce senhora que vê a sua vida mudar por completo.

*Robert Redford acrescentou o Prêmio Chaplin, da Sociedade de Cinema do Lincoln Center, a sua lista de honrarias por seu trabalho na frente e atrás das câmeras, e declarou que ainda gosta de fazer filmes, depois de mais de 50 anos de carreira.O ator de 78 anos, conhecido por filmes como "Butch Cassidy", "Entre dois Amores" e "Todos os Homens do Presidente", começou sua carreira -- que inclui atuar, dirigir e produzir filmes - no início dos anos 1960.Vinte anos depois ele fundou o Instituto Sundance para ajudar cineastas emergentes. O Festival de Cinema de Sundance, com sede no Estado de Utah, é agora considerado o mais importante da produção independente norte-americana.

*O diretor argentino de "Relatos Selvagens", Damián Szifrón, será o responsável pelo roteiro do filme "O Homem de Seis Bilhões de Dólares", que terá Mark Wahlberg ("O Lutador") no papel principal e será dirigido por Peter Berg ("Colateral"). O filme é uma adaptação cinematográfica da série de televisão de mesmo nome, que fez sucesso na televisão americana entre 1974 e 1978.

*O estúdio Disney continua a seguir a tendência de modernizar seus clássicos da animação através de projetos de ação real, e depois de "Malévola" e "Cinderela", o próximo personagem que ganhará nova versão será o Pinóquio. A história que se baseará nesse clássico da animação, que estreou em 1940.Baseado no livro infantil de Carlo Collodi, editado em 1883, sobre uma marionete de madeira que ganha vida quando o carpinteiro Geppetto está dando forma a ele em sua oficina, a história é um dos maiores sucessos da história da Disney."Pinocchio" foi o segundo filme de animação da Disney após "Branca de Neve e os Sete Anões" (1937).

INDICAÇÕES

ESTREIAS
“Entre Abelhas”
Filme de Ian Sbf
Com Fábio Porchat

“Uma Longa Jornada”
Adaptação do livro de Nicholas Sparks
Com Scott Eastwood

“Nick Cave - 20.000 DIAS NA TERRA”
Filme de de Iain Forsyth e Jane Pollard
Premiado no Festival de Sundance 2014

BREVE
“Branco sai, Preto Fica”
Filme de Adirley Queiróz
A partir de 13/05 – Cine Líbero Luxardo

COTAÇÕES
“Um Filme Falado” - Excelente
“Ida” – Muito Bom
“Lili Marlene” – Muito Bom
“Espelhos da Alma”(1946)(DVD) – Muito Bom

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 03/05 – “Um Filme Falado” com John Malkovich e Catherine Deneuve. Homenagem ao diretor Manoel de Oliveira. Sessão às 18 h. Entrada Franca. Debate após a sessão. Apoio: ACCPA e Academia Paraense de Ciências. 
Dia 25/05 – “Último Tango em Paris” de Bernardo Bertolucci.

*Cine Olympia:
Até dia 06/05 – “Lili Marlene”(1981) de R. W. Fassbinder. Com Hanna Schygulla. Sessão às 18:30 h Entrada Franca.Apoio : Instituto Goethe. Alemanha, 1938. A cantora Willie (Hanna Schygulla) torna-se uma estrela nacional ao gravar a música "Lili Marlene", que se torna uma espécie de hino dos soldados nazistas. Admirada até por Hitler, Willie esconde um segredo: seu grande amor, o compositor Robert (Giancarlo Giannini), é judeu.

*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 10/05 – "Nick Cave – 20.000 dias na Terra”. Um vislumbre da mente de Nick Cave, compositor lendário, estrela do rock e líder da banda “The Bad Seeds”. O filme acompanha Cave por um dia fictício, entre o real e o imaginário, sessões de análise, encontro com músicos, dirigindo seu carro para passageiros especiais, falando do presente e do passado, enquanto busca por inspiração. 

*Cine Estação: A partir de 06/05 – “Minhas Tardes com Margueritte” com Gerard Depardieu

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23