domingo, 6 de abril de 2014

CINE TROPPO - SEMANA DE 28/03 À 03/04/14

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho

*”Noé (Noah, Paramount) é a maior estreia do fim de semana nos EUA, chegando a aproximadamente 3.400 salas. Há apenas dois lançamentos de grande porte. O outro é o filme estrelado por Arnold Schwarzenegger Sabotage (Open Road Films), sem previsão de estreia no Brasil, mas que estará em cerca de 2.400 cinemas nos EUA. O drama “Cesar Chavez (Lionsgate) abre em 600 cinemas, o mesmo número em que passará a estar “Bad Words (Focus Features), comédia que foi lançada originalmente em seis salas. Outra comédia que expande o circuito, já pela segunda vez, é “The Grand Budapest Hotel de Wes Anderson (Fox), que vai para cerca de 800 salas.
*A animação Rio 2 (Fox) estreou esta semana como detentora do titulo de maior abertura do mercado brasileiro. A continuação de “Rio dirigida por Carlos Saldanha, que também esteve à frente do original, entra em cartaz em 1.271 salas, sendo 748 delas em 3D. Esse número supera a estreia de Homem de Ferro 3 (Disney), que chegou ao circuito nacional com 1.253 salas em abril de 2013, e a do próprio “Rio, que abriu com 1.024 salas, em 2011. 
*”A Pequena Sereia terá nova versão para os cinemas, sendo que, desta vez, a princesa da Disney não será representada em animação, mas com atores. A escalada para assumir a direção do filme é Sofia Coppola, diretora de Maria Antonieta (2006) e “Encontros e Desencontros” (2002). As negociações ainda não chegaram ao fim e o perfil da história ainda não está definido. O projeto está sendo desenvolvido pela Working Title, com a Universal.
 *Lançado em 2002 no Japão, o terror oriental  “O Grito” logo foi refilmado em Hollywood, ganhando assim um popular remake que lançado em 2004 arrecadou mais de 180 milhões de dólares nas bilheterias.Em 2006 e 2009, o filme recebeu duas continuações (O Grito 2 e O Grito 3) que faturaram menos nas bilheterias.Agora, Sam Raimi( Evil Dead) anunciou que comandará um novo remake da história.
* M. Night Shyamalan (O Sexto Sentido) tem um novo projeto: Sundowning”. Será o  primeiro filme de baixo orçamento de sua carreira.  Kathryn Hahn (da série "Tomorrowland") deverá estar no elenco. O filme marcará o retorno do cineasta indiano a um suspense nos moldes de “O Sexto Sentido”, seu primeiro e grande sucesso. Na trama, Hahn vai interpretar uma mãe solteira que leva seus dois filhos para visitar os avós - e é lá que as coisas começam a dar muito errado. Na definição de "Sundowning", é uma síndrome descrita como um fenômeno psicológico associado ao aumento da confusão e agitação em pacientes com algum tipo de demência. Os sintomas também incluem agitação e oscilações de humor. Shyamalan assina a produção já está rodando o longa, no estado onde mora, Pensilvânia.
*Morreu aos 98 anos Oswald Morris, aclamado diretor de fotografia britânico que ganhou um Oscar em 1971, pelo musical “Um Violinista no Telhado”, e sempre lembrado pelas frequentes parcerias com John Huston. No seu currículo, filmes de grande sucesso “Lolita” de Stanley Kubrick (1962), “A Megera Domada” de Franco Zefirelli (1967), “Moby Dick” (1956), “O Pecado de Todos Nós” (1967), “O Emissário de Mackintosh” (1973) e “O Homem Que Queria Ser Rei” (1975).
*Um dos filmes mais importantes do diretor Theo Angelopoulos (Paisagem na Neblina) “A Viagem dos Comediantes”(1975), foi lançado em DVD.A partir das experiências dos Atores de uma campanha teatral, o filme retrata o período de 1936 a 1952 na história da Grécia, passando por uma ditadura, a ocupação nazista e a guerra de libertação iniciada em 1945 e outros acontecimentos importantes da recente história daquele país. É um filme fantástico que está entre os melhores realizados por Angelopoulos e que nunca foi lançado nos cinemas brasileiros.Vale conferir.

 DESTAQUES
ESTREIAS
“Rio 2”
(Continuação do grande sucesso em versão 2D e 3D)
 HOMENAGEM
“Hiroshima Meu Amor”
(Primeiro longa-metragem do diretor Alain Resnais)
  DVD
“Cabra Marcado para Morrer”
(Versão restaurada da obra-prima de Eduardo Coutinho)
  QR CODE
Veja o trailer de “Hiroshima Meu Amor”:
 http://www.youtube.com/watch?v=R-VgIR26Eis

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira : Em Abril - "Liv e Ingmar" e  uma homenagem aos 50 anos do lançamento do filme "O Demônio das 11 Horas" de Jean-Luc Godard
 *Cine Olympia: 
De 28 à 30/03 - “Hiroshima Meu Amor”. Homenagem ao diretor Alain Resnas. Sessão às 18:30h. Entrada franca.
 De 31/03 à 06/04 – “1964: Lembrar para não Esquecer”. Exibição de filmes e debates sobre o golpe militar de 1964. Programação a partir das 17h. Entrada Franca.Realização : IAP (Instituto de Artes do Pará).
 *Cine Líbero Luxardo:
De 26/03 à 06/04 - Mostra “Decididamente Animado”
A mostra é um conjunto de cerca de 60 curtas de animação franceses organizados em seis programas temáticos, com curadoria do Festival de Animação de Annecy. Entrada Franca!

 *Cine Estação:
Em Abril – “Jovem e Bela” de François Ozon



Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23