domingo, 6 de abril de 2014

CINE TROPPO - SEMANA DE 28/02 À 06/03/14

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho

*O “Oscar”, o maior prêmio do cinema americano, chega a mais uma edição no dia 02/03. Bons filmes estão na disputa num ano que confirmou o talento de Stevie McQueen (12 anos de Escravidão) e a força do talento de Leonardo DiCpario (O Lobo de Wall Street).Com a coincidência de datas entre o Carnaval e a 86ª cerimônia do “Oscar”, a cerimônia do “Oscar” será transmitida na íntegra pelo canal fechado TNT, que detém os direitos de transmissão em TV por assinatura. O canal começa a transmitir a chegada dos astros ao tapete vermelho às 20h30, com comentários de Rubens Ewald Filho. A novidade é um segundo canal de comentários no site da emissora, com Renata Boldrini.
 *A 39ª cerimônia de entrega do “César”, o Oscar francês, foi realizada dia 28/02 e Scarlett Johansson, cujo trabalho vocal em “Ela” de Spike Jonze, acabou preterido nas indicações aos prêmios da Academia de Hollywood, foi homenageada pelos colegas franceses com um prêmio honorário. Quentin Tarantino, ganhador do mesmo troféu em 2011, entregou o prêmio à atriz, que, aos 29 anos, é a pessoa mais jovem a ser laureada pela Academia francesa com um prêmio de carreira. Nas categorias competitivas, uma comédia de alcance exclusivamente local, Les garçons et Guillaume, à table!, de Guillaume Gallienne, liderou a disputa, com dez indicações, incluindo melhor filme, diretor e ator (o próprio Gallienne). A seguir, com oito indicações, incluindo filme e diretor, dois filmes de penetração internacional, ambos já lançados no Brasil pela Imovision: “Um estranho no lago” de Alain Guiraudie e “Azul é a cor mais quente” de Abdellatif Kechiche.
*Os criadores da série “Game of Thrones” vencedora do Emmy e do Globo de Ouro, David Benioff e D.B. Weiss, e um dos integrantes do elenco, Mark Gatiss, estão entre as principais atrações confirmadas para a próxima edição do RioContentMarket, que será realizado entre 12 e 14 de março, no hotel Windsor, na Barra da Tijuca. Benioff e Weiss participarão do evento no dia 13, na sessão Game of Authors – Criação da Série de TV. Mark Gatiss, que é também roteirista e ator das séries Sherlock e Doctor Who, dará uma master class no dia 14 de março. O evento já está com as inscrições abertas.
*Depois de 16 anos sem dirigir uma produção, Warren Beatty (Reds) voltará a função dirigindo e estrelando uma nova produção. O projeto escolhido, ainda sem título definido, transita por Hollywood há mais de vinte anos e, finalmente, conseguiu o financiamento necessário para ser rodado. No filme, Beatty interpretará o cineasta Howard Hughes (Anjos do Inferno, O Proscrito).No entanto, o filme não se centrará no bilionário interpretado por Leonardo DiCaprio (Ilha do Medo) em O Aviador, de Martin Scorsese (O Lobo de Wall Street), mas sim em seu assistente, um jovem apaixonado por uma mulher. O filme ainda não teve a sinopse oficial ou a data de estreia confirmados, mas o casal protagonista já está definido: Alden Ehrenreich (Tetro) e Lily Collins (Espelho, Espelho Meu).
*Foi anunciado pelo FSA (Fundo Setorial do Audiovisual) um investimento de R$ 12 milhões para a produção independente de audiovisual brasileira. Serão 10 projetos televisivos e 5 cinematográficos que receberão o incentivo. Os longas-metragens que receberão o incentivo do FSA são Bacurau, de Kleber Mendonça Filho (O Som ao Redor) e Juliano Dornelles; O Banquete, de Daniela Thomas (Linha de Passe); Vermelho Russo, de Charly Braun (Além da Estrada); B.O. – Boletim de Ocorrência, de Tomás Portella (Qualquer Gato Vira-Lata); e Mãos de Cavalo, de Roberto Gervitz (Feliz Ano Velho), que totalizam R$ 4,059 milhões investidos.
*A partir de 13 de março, o dia da semana padrão para as estreias de cinema no circuito brasileiro passa a ser a quinta-feira. A decisão,fruto de meses de conversas entre exibidores e distribuidores, quebra uma tradição de mais de 20 anos de lançamentos na sexta. Com a mudança, o mercado espera aumentar a frequência das salas na quinta, hoje um dia fraco nas bilheterias, e criar mais um dia para o boca a boca do fim de semana. Os primeiros filmes a terem seus lançamentos oficiais na quinta, 13 de março, serão “Refém da paixão” (Paramount), “About Last Night” (Sony), “Alemão” (Dowtown/Paris), “Éden” (ArtHouse), “Need for Speed” (Disney) e “Vampire Academy” (Diamond Films).
*Na sessão Cult do filme "Rocky Horror Picture Show" no cine Líbero Luxardo, dia 08/03, será permitida a entrada de espectadores caracterizados como os personagens do filme. A ideia é que se possa reproduzir a mesma interação de filme e público como aconteceu nos EUA nos anos 70. O filme será exibido dia 08 de março em duas sessões às 14 e 16h no cine Líbero Luxardo. Entrada franca e apoio da ACCPA.
*A segunda parte do novo filme do diretor Lars Von Trier, “Ninformaníaca – Vol. 2”, teve o seu lançamento adiantado em mais de uma semana no Brasil. O filme estrearia no dia 21 de março, mas agora chega aos cinemas no dia 13, quinta-feira da semana anterior à antiga data. No Vol. 2, Lars Von Trier continua a contar a vida da personagem Joe (Charlotte Gainsbourg) nos três últimos capítulos de sua história. O longa investiga os aspectos mais sombrios de sua vida adulta, e o que a levou aos cuidados de Seligman (Stellan Skarsgård).

DESTAQUES
 ESTREIAS
“Sem Escalas”
Com Liam Neeson, Julianne Moore
“Alabama Monroe”
Indicado ao “Oscar” de Melhor filme Estrangeiro
DVD
“Antes da Meia-Noite”
Com Julie Delpy e Ethan Hawke
QR CODE
Veja o trailer de “Alabama Monroe”:
http://www.youtube.com/watch?v=6Ami6ITgLrI

 AGENDA
*Cine Olympia: 
De 28/02 à 13/03 - “Nossa Estrangeira” de Sarah Bouyain. Morando em Paris, a jovem Amy retorna a sua terra natal, após a morte do pai. Procurando sua mãe, da qual foi separada aos 8 anos, ela tem de adentrar em uma cidade da qual não possui referências e conviver com uma família que incomoda mais do que reconforta. Sessão às 18:30 h. Entrada Franca. Apoio: Cinemateca Francesa.
Dia 11/03 – Projeto CINEMA E MÚSICA em homenagem aos 100 anos do primeiro filme de Charlie Chaplin no cinema.

*Cine Líbero Luxardo:
De 05 à 16/03 – “Azul é a Cor mais Quente” de Abdellatif Kechiche.  Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2013.(À confirmar)
Dia 08/03 – “Rocky Horror Picture Show”. Sessão Cult às 14 e 16h. Cult movie dos anos 70. Entrada Franca. Apoio: ACCPA

*Cine Estação:
De 05 à 30/03 – “Alabama Monroe” de Van Groeningen. Com Veerle Baetens e Johan Heldenbergh. Indicado ao “Oscar” de melhor filme estrangeiro.


Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23