domingo, 6 de abril de 2014

CINE TROPPO - SEMANA DE 21 À 27/03/14

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho
*A cineasta Jorane Castro lançou oficialmente esta semana o projeto de seu primeiro longa-metragem, “Amores Líquidos”. Este filme será o primeiro longa-metragem paraense em 40 anos, desde que o diretor Líbero Luxardo lançou “Brutos Inocentes”. O filme de Jorane será um “road movie” com elenco principal ainda sendo definido e será rodado entre Belém e Salinas entre setembro e novembro deste ano. A previsão de lançamento de “Amores Liquídos” é para o verão de 2015. O filme terá co-produção da REC Produtores Associados que desde 1998 tem se dedicado a produção de filmes que foram sucesso de crítica e público como “Cinema, Aspirinas e Urubus”, “Viajo porque Preciso, Volto porque te amo”, “Era Uma Vez, Verônica” e mais recentemente o premiado “Tatuagem” de Hilton Lacerda. O produtor-executivo do filme será Ofir Figueiredo que tem uma grande experiência na área de produção. Com uma carreira bem sucedida, desejo todo o sucesso para a cineasta Jorane Castro, esperando que este seja o primeiro de muitos longas-metragens na sua filmografia.
*O Festival É Tudo Verdade anunciou a programação de sua 19ª edição, que ocorrerá em São Paulo entre 3 e 13 de abril e no Rio entre 4 e 13 de abril, além de Campinas, Brasília e Belo Horizonte, entre os meses de maio e julho. Serão 77 títulos de 26 países, todos em sessões gratuitas. Helena Solberg ganhará uma retrospectiva completa e haverá ainda homenagens a Leon Hirszman e Eduardo Coutinho. Um média e um curta-metragem inéditos de Coutinho, “Sobreviventes de Galileia e “A família de Elizabeth Teixeira, serão exibidos no evento.
*Foi anunciado que o cine Líbero Luxardo está com problemas sérios no seu projetor e que sua programação será realizada nos próximos meses com a exibição de filmes em DVD e blu-ray. Espero que a direção do CENTUR analise este problema e procure uma solução rápida para que esta importante sala do circuito alternativo local volte logo a funcionar normalmente. O ideal, dentro do contexto do mercado de cinema, é a aquisição de um projetor digital para que esta sala de exibição fique atualizada com o novo mecanismo de distribuição de filmes. Vamos torcer e esperar por boas novidades em breve.
*Bryan Singer, diretor dos dois primeiros filmes da franquia X-Men, de 2000 e 2003, e do próximo, “X-Men – Dias de um futuro esquecido, que estreia em 22 de maio, afirmou que a escala do filme seguinte, X-Men: Apocalypse, cuja estreia está prevista para 2016, será maior do que é o costume na série. Numa entrevista que concedeu à revista Total Film, ele disse que “o filme terá mais da destruição em massa em que os filmes dos X-Men, até o momento. Certamente, agora há um personagem e um argumento que dão espaço a esse tipo de espetáculo”. O diretor mencionou ainda que o filme se passará nos anos 1980, dez anos após Dias de um futuro esquecido, portanto, cuja ação é ambientada na década de 1970.
 *Um grande público prestigiou a palestra do Prof. Dr. Pere Petit (UFPA) e a exibição do filme “O Dia que durou 21 anos” no Sesc Boulevard na última quarta-feira. A discussão sobre os 50 anos do golpe militar no Brasil foi o tema desta ação que foi realizada pela ACCPA, Portal CLIC  e Sesc Boulevard com entrada franca. A próxima palestra será em abril com o professor Manoel Leite falando sobre cinema e psicologia.
 *Comentário necessário: nas mídias sociais raramente encontro bom senso e equilíbrio sobre certos assuntos. O caso do avião desaparecido há semanas virou alvo de inúmeras brincadeiras sem fim. Um bom humor estranho para um fato trágico que envolve a vida de vários passageiros e seus familiares num drama ainda a ser revelado. Mas parece que isso não tem importância. A graça é o avião ter desaparecido misteriosamente (até agora). Que pena. Pensava que os tempos modernos seriam mais humanos.

DESTAQUES
ESTREIA
“Ninfomaníaca – Vol. 02”
Polêmico filme de Lars Von Trier
CONTINUAÇÃO
“Alemão”
Filme brasileiro com Caio Blat
 DVD
“Blackfish – Fúria Animal”
Documentário elogiado exibido no Sundance Film Festival
QR CODE
Assista ao trailer do filme “Ninfomaníaca Vol. 2”

 AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 24/03: "Jogo de Cena”. Homenagem ao diretor Eduardo Coutinho. Horário: 19h. Entrada Franca.Debate após a exibição. Apoio: ACCPA.

*Cine Olympia: 
De 14 à 27/03 - “35 Doses de Rum” de Claire Dennins. O viúvo Lionel é condutor de trens e vive com sua filha, que criou sozinho. Os dois têm fortes laços mas seu relacionamento muda a partir de novas relações amorosas.  Sessão às 18:30 h. Entrada Franca. Apoio: Cinemateca Francesa.

 *Cine Líbero Luxardo:
De 19 à 23/03 – Mostra em homenagem ao dia internacional da Mulher - Domingo Dia 23/03 – “Pelos meus Olhos” de Iciar Bollain.  Pilar é uma mulher que, numa noite de inverno, foge de casa levando o filho e mais algumas poucas coisas. Ela sabe que o marido vai procurá-la e isso a deixa apavorada.  Entrada Franca.Apoio : ACCPA.
Dia 29/03 - Sessão Cult com "A Inocente Face do Terror" (1971) de Robert Mulligan


 *Cine Estação:
De 19 à 30/03 – “Azul é a Cor mais Quente” de Abdellatif Kechiche, vencedor da Palma de Ouro na última edição do Festival de Cannes.



Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23