domingo, 6 de abril de 2014

CINE TROPPO - SEMANA DE 04 À 10/04/14

Cine Troppo 
Marco Antonio Moreira Carvalho 



 *O Festival Varilux de Cinema Francês 2014 acontecerá em Belém no Cine Líbero Luxardo de 09 à 20/04. Com uma seleção feita entre os melhores filmes franceses do momento, o festival exibirá uma versão restaurada do clássico “Os Incompreendidos”, realizado por François Truffaut em 1959 e que é considerado um dos melhores filmes da história do cinema. Entre os destaques da programação também estão "Eu, Mamãe e os Meninos", longa de Guillaume Gallienne com Diane Kruger que ganhou cinco prêmios César, o “Oscar” do cinema francês e "O Passado", filme do diretor iraniano Asghar Farhadi ("A Separação") estrelado por Bérénice Bejo ("O Artista"). A atriz francesa Isabelle Huppert virá ao Brasil para a edição 2014 do Festival Varilux que acontece 45 cidades brasileiras. O festival deste ano receberá também os cineastas Jalil Lespert, Philippe Claudel e Jean-Pierre Jeunet, diretor do sucesso "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", que desta vez mostra o filme "Uma Viagem Extraordinária". Vale a pena conferir toda a programação em Belém que terá sempre sessões às 18 e 20h.
 *O diretor e montador Ricardo Miranda, de 64 anos, faleceu na última semana Nascido em Niterói, Miranda começou a carreira em 1968, fazendo montagem de filmes. Foi convidado em 1978 por Glauber Rocha para montar seu último filme “A idade da Terra”. Trabalhou também com a filha do diretor, Paloma Rocha, no documentário “Anabazys”. Seu primeiro filme como diretor foi em 1991, chamado “Assim na tela como no céu”.
*Além de faturar duas estatuetas, de Melhor Animação e o de Melhor Canção na última edição do “Oscar”, o filme “Frozen” entrou para a história como a animação que mais arrecadou nas bilheterias, ultrapassando a marca de 1,063 bilhões de dólares arrecadados por “Toy Story 3”.”Frozen - Uma Aventura Congelante” chegou a mais de 1,072 bilhões de dólares, ultrapassando até mesmo “Piratas do Caribe: O Baú da Morte”, entrando no Top 10 de maiores bilheterias de todos os tempos.Mês passado, Bob Iger, CEO da Disney, afirmou que existem planos para transformar a animação em franquia dentro do estúdio.
 *Depois de “A culpa é das Estrelas”, a Fox 2000 adquiriu os direitos de mais um livro do autor John Green, “Paper Towns” (no Brasil, “Cidades de papel”). A idéia é que a mesma equipe responsável pelo filme anterior assuma o projeto, que também terá Green entre os produtores executivos. A adaptação contará ainda com a mesma dupla de roteiristas de “A culpa é das estrelas”, Scott Neustadter e Michael H. Weber, também autores da comédia romântica independente “500 dias com ela”.
*O ator e diretor Kevin Costner (Dança com os Lobos) declarou que está se dedicando a um projeto que trará para as telas uma quadrilogia de faroestes. Segundo Kostner, é dirigir quatro filmes ao mesmo tempo e lançá-los em feriados norte-americanos: um no Memorial Day, um no Dia de Ação de Graças, um no Dia da Independência e um quarto ainda sem definição. Vale lembrar que Costner já trabalhou neste gênero, já tendo dirigido “Pacto de Justiça” e “Dança com Lobos” – vencedor de 07 “Oscar”, incluindo Filme e Direção -, além de atuar recentemente na minissérie “Hatfields & McCoys”.
 *O diretor David Cronenberg(Um Método Perigoso/Gêmeos) será homenageado com o EDGE AWARD no Festival Internacional de Cinema de Provincetown, que vai de 17 à 23 de junho em Provincetown, Massachusetts. O prêmio será apresentado pelo artista residente do PIFF John Waters em uma cerimônia especial.O festival também vai sediar uma dupla exibição especial de “Videodrome - A Síndrome do Vídeo” e “A Mosca”, ambos dirigidos por Cronenberg. Será exibido também outra obra de sua autoria, "Mistérios e Paixões" durante o andamento do festival.O festival também vai comemorar o 50 º aniversário de “Os Reis do Iê Iê Iê”(A Hard Day’s Night) dos Beatles, em cópia restaurada.


*A Versátil apresenta um dos melhores lanççamentos do ano : a versão restaurada de “O Colecionador”, excelente filme do mestre William Wyler(O Morro dos Ventos Uivantes) baseado no romance homônimo de John Fowles (A Mulher do Tenente Francês). Indicado a 3 “Oscar” e vencedor dos prêmios de Melhor Ator e Atriz no Festival de Cannes, “O Colecionador” conta a história de um tímido bancário londrino (Terence Stamp em grande atuação), cujo principal hobby é colecionar borboletas. Até que um dia ele decide raptar uma linda mulher (Samantha Eggar).Com direção magistral de Wyler e trilha sonora marcante de Maurice Jarre, “O Colecionador” é um dos grandes filmes dos anos 60 que merece ser conhecido pela novas gerações de cinéfilos.

 DESTAQUES 

 ESTREIAS


“Noé” Com Russel Crowe


 “Jovem e Bela”
( Cine Estação)

 DVD 



 “A Mulher da Areia” Elogiado filme japonês de Hiroshi Teshigahara

 QR CODE 
 Veja o trailer de “Noé”
 http://www.youtube.com/watch?v=jLeE9OmyBg4


 AGENDA

*Cine Olympia: 
 De 31/03 à 06/04 – “1964: Lembrar para não Esquecer”. Exibição de filmes e debates sobre o golpe militar de 1964. Programação a partir das 17h. Entrada Franca.Realização : IAP (Instituto de Artes do Pará).
 Dia 08/04 – Projeto CINEMA E MÚSICA com a exibição de “Vida de Cristo” de Ferdinand Zecca (1905) com acompanhamento musical ao vivo de Paulo José Campos de Melo. Sessão às 18:30h. Entrada Franca.

*Cine Líbero Luxardo: 
 De 09 à 20/04 - Mostra VARILUX DE CINEMA FRANCÊS 2014. De 09 à 16/04. Sessões às 18 e 20h.
 Dia 26/04 – “O Orfanato” com Geraldine Chaplin. Sessão Cult às 16h com entrada franca e debate após a exibição.

 *Cine Estação: 
 De 09 à 20/04 - “Jovem e Bela” de François Ozon. Com Charlotte Rampling e Marine Vacth. O retrato de uma garota de 17 anos, em 4 estações e 4 canções. Do mesmo diretor de “Dentro de Casa”.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23