domingo, 6 de abril de 2014

CINE TROPPO - SEMANA DE 14 À 20/03/14

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


*”12 Anos de Escravidão” de Steve McQueen, vencedor do “Oscar” de melhor filme de 2013, finalmente chegou aos cinemas de Belém. É um trabalho impactante que pode provocar as mais diversas reações do espectador. Baseado em uma história real, o filme mostra o drama de um nortista negro, livre e letrado nos EUA, em 1841, anos antes da abolição oficial da escravatura. Ele é enganado por uma oferta de trabalho em outro estado e é aprisionado e levado ao sul escravagista americano onde vai viver como um escravo por longos 12 anos. O drama deste personagem é angustiante e o bom diretor Steve McQueen (Hunger/Shame) soube transformar esta história em uma metáfora sobre a escravidão, o preconceito e a discriminação, num filme muito bem realizado e com ótimos atores. É o grande destaque da semana nos cinemas locais.
*Foi anunciado esta semana que o cine Líbero Luxardo está com problemas sérios no seu projetor e que sua programação será realizada nos próximos meses com a exibição de filmes em DVD e blu-ray. Espero que a direção do CENTUR analise este problema e procure uma solução rápida para que esta importante sala do circuito alternativo local volte logo a funcionar normalmente. O ideal, dentro do contexto do mercado de cinema, é a aquisição de um projetor digital para que esta sala de exibição fique atualizada com o novo mecanismo de distribuição de filmes. Vamos torcer e esperar por boas novidades em breve.
*O diretor da distribuidora Califórnia Filmes,  Euzébio Munhoz Júnior, revelou em entrevista ao jornal O Globo que a empresa replicadora de Blu-Rays Sonopress se recusa a gravar discos com “cenas de sexo explícito”. O primeiro caso foi com o filme francês “Azul é a Cor mais Quente”. Agora, “Ninfomaníaca” de Lars Von Trier também corre o risco de não chegar no formato blu-ray no Brasil. Em pleno século XXI, somos testemunhas de uma atitude de retrocesso e que revela um moralismo e censura totalmente ultrapassados. Que país é esse?
*Sessão Cult lotada na semana passada com o filme “Rock Horror Picture Show” pode levar a reexibição em Abril no cine Líbero Luxardo deste musical dos anos 70 que virou fenômeno nos EUA e que ainda hoje provoca muita discussão. Vale a pena ver e rever.
*Uma seleção de filmes da Mostra de Cinema de Tiradentes vai ser exibida no CineSesc São Paulo, entre os dias 24 e 30 de março. A programação terá como filme de abertura o documentário A vizinhança do tigre, de Affonso Uchoa, escolhido o melhor filme da Mostra Aurora. A sessão será no dia 24, às 20h30. Entre os longas, destaque para Amador, de Cristiano Burlan, A mulher que amou o vento, de Ana Moravi, e Amor, plástico e barulho, de Renata Pinheiro. Também haverá debates e oficina.
*A escritora Anne Rice participou do podcast Dinner Party Show e revelou que está finalizando um novo livro sobre o vampiro Lestat Du Lioncort, conhecido personagem dos livros e filmes ‘Entrevista com o Vampiro‘ e ‘A Rainha dos Condenados‘.
*A Fox Film do Brasil agendou a data de estreia da nova versão de ‘Poltergeist’: 12 de Fevereiro de 2015, um dia antes da estreia norte-americana. Sam Rockwell (‘Homem de Ferro 2′) viverá o Sr. Bowen, que tem a filha Madison raptada por forças sobrenaturais e presa no limbo entre a vida e a morte.  As filmagens terão inicio entre setembro e novembro deste ano, a ser produzido e distribuído em parceria com a Fox Film. O novo filme não será necessariamente uma refilmagem. Assim como o novo ‘A Morte do Demônio‘, que se parece mais com uma sequência do que com um remake, ‘Poltergeist‘ será uma reinicialização da franquia.
 *O oitavo e último episódio da primeira temporada da série fenômeno ‘True Detective‘ quebrou recorde de audiência da HBO, sendo foi visto por 3,5 milhões de telespectadores. O seriado estreou em 12 de janeiro sem muito alarde, mas conquistou o público e a crítica. O final foi exibido neste domingo, 9, e derrubou o serviço de streaming da HBO GO devido ao alto número de acessos simultâneos.‘True Detective‘ se tornou a série mais assistida do canal norte-americano desde a primeira temporada de ‘Six Feet Under‘, que teve em média 11,4 milhões de espectadores quando foi ao ar em 2001. Cada episódio de ‘True Detective‘ teve uma média de 2 milhões de espectadores.

 DESTAQUES
ESTREIAS
“12 Anos de Escravidão”
 (Vencedor do “Oscar” de melhor filme)
 “35 Doses de Rum”
(Exibido no Festival de Veneza)
  DVD
“Juramento de Vingança”
(Um filme de Sam Peckimpah)
QR CODE
Veja o trailer de “12 anos de Escravidão”
www.youtube.com/watch?v=B2UNiMIxOm0

 AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 29/03: "Jogo de Cena”. Homenagem ao diretor Eduardo Coutinho. Horário : 19h.Entrada Franca.Debate após a exibição. Apoio: ACCPA.
 *Cine Olympia: 
De 14 à 27/03 - “35 Doses de Rum” de Claire Dennins. O viúvo Lionel é condutor de trens e vive num complexo habitacional com sua filha, que criou sozinho. Os dois têm fortes laços. Um taxista  flerta com a filha e eles passam a sair juntos. Lionel, por sua vez, atrai a atenção de uma mulher de meia-idade, com quem tenta marcar um encontro.  Sessão às 18:30 h. Entrada Franca. Apoio: Cinemateca Francesa.
  *Cine Estação:
De 05 à 30/03 – “Alabama Monroe” de Van Groeningen. Com Veerle Baetens e Johan Heldenbergh. Indicado ao “Oscar” de melhor filme estrangeiro. Elise e Didier se apaixonam à primeira vista. Ele é um músico romântico e ela a realista dona de um estúdio de tatuagem. Apesar das diferenças, o relacionamento dá certo e eles têm uma filha, Maybelle. Aos seis anos a menina fica gravemente doente e a família se desestabiliza.


Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23