CINE TROPPO - SEMANA DE 11 À 17/04/14

Cine Troppo 
Marco Antonio Moreira Carvalho 


*“Jovem e Bela” (foto) de François Ozon é um filme adulto. Não no termo que rotula filmes especificamente para um público acima de 18 anos. Adulto porque trata de vários temas com maturidade e sensibilidade, sem julgamentos morais e/ou preconceitos. Ao retratar as transformações pessoais e sexuais de uma jovem, o diretor Ozon nos mostra a vida como ela é. Sem pecado e sem perdão. Apenas é. A jovem, bem financeiramente mais com desequilíbrios na sua relação familiar, investe numa vida dupla: estudante/filha e prostituta/mulher em busca de carinho, amor e consideração através de seus parceiros sexuais. Em alguns, encontra o que quer. Na maioria não. Mas fica o prazer da busca. E é nessa personagem enigmática que Ozon nos revela uma variedade de sentimentos que nos faz refletir, entender e nunca julgar esta personagem. Brilhantemente dirigido, com cenas poéticas e sensíveis, usando “closes” e silêncios em diversas cenas importantes para a narrativa, “Jovem e Bela” é um dos melhores filmes deste bom diretor francês que tem uma obra muito interessante e que cada vez mais deve interessar ao espectador mais exigente. Sem dúvida um dos bons filmes exibidos este ano até agora.O filme está em exibição no cine Estação.

* O Cine PE divulgou a lista de longas e curtas selecionados para as mostras competitivas e “hors concours” de sua 18ª edição. O evento, que acontece entre os dias 26 de abril e 2 de maio, é o primeiro internacionalizado e com mudança de formato. Agora serão três mostras: Mostra PE, com seis filmes; Mostra Curta Brasil, com sete produções; e Mostra Doc Internacional, com quatro longas; além do Festival de Cinema Internacional. Os longas que irão participar da mostra competitiva são: “O Menino no Espelho” (Brasil), “Muitos homens num só” (Brasil), “Romance policial” (Chile/Brasil), “Mundo deserto de almas negras”(Brasil), “Todos tenemos un plan” (Argentina) e “Anni felici” (Itália). Já na Mostra especial hors concours serão exibidos a comédia “O Grande Hotel Budapeste” (EUA), de Wes Anderson, que abre o festival, e o drama “Getúlio” (Brasil), de João Jardim, que fecha o evento.O curta-metragem “No Movimento da Fé” de Fernandp Segtowick também será exibido no festival.

*O diretor e protagonista de “ Tropa de Elite”, José Padilha eWagner Moura trabalharão juntos novamente em “Narcos”, série sobre o traficante colombiano Pablo Escobar e o auge do Cartel de Medellín, a ser produzida originalmente para veiculação online via Netflix. Moura fará o papel de Escobar. O canal encomendou à Gaumont International Television dez episódios, que começam a ser filmados em breve na Colômbia, com estreia prevista para 2015.

*O SESC Boulevard colocou em exposição alguns do inúmeros projetores de filmes em película que tem no seu acervo. São equipamentos cada vez mais raros e que revelam uma época de ouro de vários cinemas do Brasil. O acervo do SESC tem projetores adquiridos no sul do Pará, de cinemaS já fechados há décadas. Um dos mais interessantes equipamentos é um projetor de películas do período do cinema mudo, quando ainda não havia leitora ótica de som. Os projetores estão expostos na frente do auditório/cinema do SESC Boulevard para o registro de cinemaníacos de todas as idades.

*O Festival Varilux de Cinema Francês 2014 está levando muitos espectadores ao cine Líbero Luxardo. “Suzanne”, filme exibido no dia da estréia do festival, é um belo trabalho que já se destacou entre os filmes selecionados. Espero que o público paraense prestigie o máximo a exibição do festival que merece toda a nossa atenção. O festival Varilux de Cinema Francês será exibido até o dia 20/04.


*José Wilker, um dos melhores atores da sua geração, faleceu semana passada. Wilker era um ator de forte personalidade e de grande versatilidade. Fez grandes personagens no cinema como em “Dona Flor e seus Dois Maridos” de Bruno Barreto e principalmente em “Bye, Bye Brasil” de Carlos Diegues. Sendo um dos atores mais atuantes no cinema e TV, ano passado dirigiu e interpretou “Giovanni Improtta - O Filme” e deixou outros dois projetos para chegar nas salas de cinemas do Brasil: “Isolados”, em fase de pós-produção, e o grande vencedor do Festival do Rio 2011, “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”, pelo qual levou o prêmio de ator coadjuvante.O veterano ator Mickey Rooney, foi outra perda recente no mundo do cinema. Rooney faleceu esta semana aos 93 anos e viveu épocas de ouro de Hollywood. Nascido em 1920, no Brooklyn, Rooney começou sua carreia de ator ainda criança, perto dos 10 anos de idade, exercendo seu ofício por mais de 80 anos. Vale a pena ver/rever alguns de seus melhores filmes.

DESTAQUES 

ESTREIAS 

“Capitão América 2 – O Soldado Invernal” 
 Com Chris Evans, Scarlett Johansson


“Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” 
Filme de Daniel Ribeiro, vencedor do prêmio da crítica na mostra Panorama do Festival de Berlim.

DVD 


“A Memória que me Contam”
 Drama dirigido por Lúcia Murat que revela a história de um grupo de amigos que resistiram à ditadura militar.

AGENDA 

*Cineclube Alexandrino Moreira
Dia 28/04 – “O Demônio das 11 Horas” de Jean-Luc Godard. Homenagem aos 50 anos do lançamento de um dos filmes mais importantes do cinema. Sessão às 19h. Entrada franca e debate após a exibição. Apoio : ACCPA
*Cine Olympia:
De 09 à 17/04 - “Blood Money – Aborto Legalizado”. Documentário investigativo dirigido por David K. Kyle sobre a prática do aborto nos EUA. Sessão às 18:30h. Entrada franca. De 19 à 23/04 – Mostra de Filmes Religiosos

*Cine Líbero Luxardo:
 De 09 à 20/04 – Festival Varilux de Cinema Francês 2014
 Dia 26/04 – “O Orfanato”. Sessão Cult. 16h. Entrada franca e debate.

 *Cine Estação:
 De 09 à 20/04 - “Jovem e Bela” de François Ozon.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E O FINAL DE "ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ"

Cine Troppo - De 21 a 27/12/17

Cine Troppo - De 25 a 31/01/18