CINE TROPPO - SEMANA DE 07 À 13/03/14

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho

*”O Lobo de Wall Street” de Martin Scorsese é um retrato duro e cruel sobre a decadência de uma sociedade onde a ganância, a falta de ética, a corrupção e o individualismo imperam e influenciam na criação de novos padrões de comportamento. Quem está errado? Quem está certo? Não importa. O que vale é que um  indivíduo quer e pode, independente de quem isso afetará. Abaixo o coletivo, o outro, os outros.O filme tem cenas antológicas e quando aparentemente excede em palavras e imagens, apenas retrata de forma direta e crua o que de alguma forma vemos todos os dias nas mídias sociais,  TV, imprensa e política. Num trabalho primoroso de montagem, fotografia e direção, Scorsese realiza um filme que poderá ser mal interpretado hoje, mas que será referência no futuro para entendermos a primeira década deste novo século que nos chegou tão cheio de esperanças e que lentamente nos mostra que tudo continua mais do mesmo. Fantástica atuação de Leonardo DiCaprio, merecedora de todos os prêmios possíveis. Um grande ator, um grande diretor, um grande filme. Veja sem falta.
*O ator Bruce Willis e o diretor M. Night Shyamalan vão retomar a parceria que já rendeu dois filmes, O Sexto Sentido e “Corpo Fechado. Os dois irão trabalhar juntos novamente no longa “Labor Of Love que será baseado em um dos primeiros roteiros escritos por Shyamalan. O projeto é antigo e foi apresentado à Fox no ano de 1993, mas até então não tinha saído do papel. A previsão é que a produção tenha início em meados de setembro, comandada por Randall Emmett, George Furla, Ashwin Rajan e o próprio Shyamalan.
*O MIS – Museu da Imagem e do Som São Paulo e a Johnnie Walker abriram inscrições, até o dia 24 de março, para o The Walkers, festival de curtas do YouTube. Com júri formado pelo cineasta Fernando Meirelles e Ian SBF, diretor do Porta dos Fundos, o festival vai premiar dois vencedores com R$ 20 mil cada e um curso de cinema durante um mês na New York Film Academy, além da credencial integral para a 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, apoiadora do projeto. Os dez primeiros colocados receberão uma câmera profissional que filma em Full HD e um laptop Mac Book Pro Apple, além de curso de residência no MIS - SP. Os interessados podem inscrever seus vídeos, que tenham duração de até três minutos, no canal Johnnie Walker no YouTube.
*Numa parceria do Cinema Olympia e da Cinemateca Francesa, a partir de Março serão exibidos novos filmes da produção francesa através projeto IFCinemá que permite a exibição de filmes através de downloads. Filmes recentemente lançados na Franca e muito elogiados pela crítica europeia em breve serão exibidos no cinema Olympia.
*Foi dada a largada das atividades ao 5° Festival de Cinema Curta Amazônia Edição 2014. Nessa edição o Festival traz o conceito “Olhar de Cinema na Amazônia”, com a proposta de consolidar, difundir e promover o Cinema Brasileiro em Porto Velho de 1 a 7 de junho. Saiba todos os detalhes para participar e inscrever sua obra:http://www.curtamazonia.com/
* ”Carlitos, O Repórter”, primeiro filme de Charles Chaplin no cinema realizado em 1014 completa 100 anos de seu lançamento em 2014 e será exibido dentro do projeto CINEMA E MÚSICA do cinema Olympia com música ao vivo executada pelo pianista Paulo José Campos de Melo. A sessão acontecerá dia 11/03 às 18:30h com entrada franca. Imperdível homenagem ao grande Chaplin.
*Nomes importantes do cinema mundial faleceram semana passada : o diretor Eduardo Coutinho e os atores Philip Seymour Hoffman e Maximiliam Schell. Coutinho era o maior cineasta brasileiro vivo em atividade e nos deixa um legado significativo de documentários que marcaram a história do cinema brasileiro como “Cabra Marcado para Morrer”, “Jogo de Cena” e “Edificio Master”. Sua morte trágica foi lamentável para um artista tão humano e sensível. Hoffman era um dos melhores atores de sua geração e infelizmente faleceu devido ao consumo de drogas. Seguro e talentoso, deixou uma série de filmes com ótimas atuações como em “Magnólia” e “Capote”. Schell marcou os anos 50/60 com filmes como “Julgamento de Nuremberg”.

DESTAQUES
ESTREIA
“Trapaça”
Filme com 10 indicações ao “Oscar” 2014
CONTINUAÇÃO
“Dentro de Casa”
Cine Estação
DVD
“Caetano Veloso Multishow ao Vivo”
Excelente registro da turnê do cd “Abraçaço”
QR CODE
Veja o trailer de “Trapaça”:
http://www.youtube.com/watch?v=YwpdoUcocMA

  AGENDA
*Cine Olympia: 
De 31/01 à 13/02 – Mostra Werner Herzog - SOU O QUE SÃO MEUS FILMES". Herzog é conhecido pela sua filmografia ficcional. No entanto, ele desenvolveu uma sólida carreira como documentarista. É este "outro Herzog" que o público poderá conhecer na mostra. Programação : Dias 09 e 11/02 - FATA MORGANA,Dias 12 e 13/02 - O PEQUENO DIETER PRECISA VOAR.Sessão às 18:30h. Entrada Franca. Apoio : Instituto Goethe.
De 14 à 27/02 – “O Que Permanece” de Hans-Christian Schmid 
*Cine Líbero Luxardo:
De 29/01 à 09/02 – “Tatuagem” de Hilton Lacerda. Vencedor do Festivla de Gramado.
De 14 à 23/02 – “Azul é a Cor mais Quente” (pré-estreia dia 09/02).
*Cine Estação:
De 15 à 26/01 – Dentro de Casa” de François Ozon e “A Religiosa”, de Guillaume Nicloux



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E O FINAL DE "ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ"

Cine Troppo - De 02 a 08/03/17

Cine Troppo - De 21 a 27/12/17